PAISAGISMO HOSPITALAR EM HOSPITAIS SUSTENTÁVEIS

Temos um time dedicado e especializado na implantação do verde em clínicas e edifícios hospitalares.

Saiba Mais

FALE CONOSCO AGORA!

Fale com quem entende! Nossos especialistas estão disponíveis para auxiliar você em todas as fases do paisagismo. Seja no Projeto ou na implantação!

HOSPITAIS SUSTENTÁVEIS

A ideia de hospital verde está cada vez mais difundida e seu conceito inovador tem chamado a atenção de especialistas pelo mundo. Até porque recuperação da saúde, bem-estar e qualidade de vida passa necessariamente pela natureza.

 

É da essência humana desejar o contato com o verde. Estudos científicos mostram essa realidade ao revelar que o contato com plantas, flores e outras hortaliças ajudam na saúde física e emocional das pessoas, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade. 

 

Considerando o ambiente hospitalar, bastante agitado e que exige atenção plena das pessoas, uma vegetação adequada pode fazer a diferença.

Empresa de Implantação de Paisagismo em Hospitais

  • Equipe multidisciplinar de especialistas;

  • Monitoramento contínuo da equipe de serviço 

  • Engajamento com requisitos de Compliance 

  • Implantação e manutenção 24h (diurno e noturno)

  • Controle completo de prazo, custo e qualidade – cuidados de todo o processo

  • Especialistas em 4 tipos de vegetação: Natural, Preservado, Musgos e Artificial (Permanente).

  • Atendimento em todo território nacional

  • Empresa Associada a ABDEH e GBC

  • Homologado nos principais grupos hospitalares do Brasil

  • Tecnologia e Patentes próprias para o setor

 

VERTICAL GARDEN E SUSTENTABILIDADE HOSPITALAR

 

Empresa associada

Jardins Verticais em Hospitais

Nesse cenário, destaca-se o jardim vertical, um elemento que pode contribuir muito para a ideia de hospital verde. Os jardins verticais deixaram de ser uma tendência para se tornar uma necessidade, inclusive no Brasil. Presentes em conceituados projetos de arquitetura hospitalar da Europa e dos Estados Unidos, nos últimos anos o mercado brasileiros têm recorrido a esse recurso por seus inúmeros benefícios, além da beleza inquestionável.

 

Confira algumas das vantagens ao aplicar um jardim vertical no hospital: 

 

  • Melhora da eficiência energética

  • Ar mais puro

  • Diminuição de ruídos

  • Retenção de impurezas e poluentes

  • Equilíbrio da temperatura

  • Geração de bem-estar por parte dos ocupantes da edificação

TELHADO VERDE

Outra ferramenta importante para um projeto de sustentabilidade hospitalar é o telhado verde, que pode ser complementar ao jardim vertical. Essa tecnologia sustentável ajuda a minimizar os efeitos da ilha de calor, além de contribuir de forma significativa para a redução da poluição atmosférica.

Hortas Urbanas em Hospitais

As Hortas Urbanas em hospitais também podem fazer parte da estratégia da sustentabilidade hospitalar, pois incorporam a restauração ecológica e a agricultura urbana, tornando a área produtiva e geradora de serviços ambientais. O Objetivo é gerar alimentos livres de agrotóxicos, estimular o consumo saudável, além de criar uma área verde propícia ao lazer e convívio. Há também o cuidado com a manutenção exigido por leis da área da saúde. Deve-se manter a horta e fazer o processo orgânico de compostagem sem descumprir a legislação. 

Além da geração de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos as hortas hospitalares podem ser utilizadas com ênfase no tratamento dos pacientes, a horta ajuda como terapia ocupacional para os usuários do serviço de saúde. Através do desenvolvimento de atividades como capina, plantio e replantio, o paciente pode sair da rotina do ambiente hospitalar para vivenciar uma experiência social e de integração com o meio-ambiente.

Paisagismo para hospitais

Além disso, a definição de um hospital verde também está associado ao paisagismo, mas a mesma proximidade com a natureza que tende a diminuir impactos negativos de período de internação para pacientes, exige cuidados e atenção na escolha das plantas que serão utilizadas em edifícios da área de saúde.

 

A definição de um associado ao paisagismo vai muito além de vasos espalhados pelo ambiente. Trata-se de um projeto de harmonização do espaço todo com o verde da natureza.

 

Antes de pensar nas cores, objetos e plantas do jardim, é preciso definir, ainda na fase de projeto, qual a finalidade do espaço que será montado. Assim, evitam-se erros comuns como colocar vasos que se quebram facilmente em locais de passagem de macas. Ou manter em áreas fechadas espécies que precisam de muita iluminação e ventilação, aumentando o risco de surgimento de fungos e bactérias nocivas aos pacientes.

 

Também de grande importância é a escolha das espécies mais apropriadas, levando em conta fatores como necessidade de poda, rega, tamanho das raízes e até mesmo volume de pólen (que podem causar alergia). São muitos os fatores técnicos e psicológicos que envolvem o paisagismo hospitalar e por isso é vital ter um parceiro como a Vertical Garden, com uma área experiente e dedicada a atuação neste segmento.

 

FOTOS DE PAISAGISMO EM HOSPITAIS VERDES

 

SUSTENTABILIDADE HOSPITALAR : CONCEITOS GERAIS

Na essência, um hospital é considerado verde quando leva em conta estruturas e atitudes que visam preservar o meio ambiente. A sustentabilidade hospitalar promovida por instituições como a Helth Hospitals, tem suas pautas focadas nas seguintes áreas:

1 – Liderança Corporativa

Manifestar apoio da liderança aos hospitais verdes e saudáveis a fim de: criar uma mudança de cultura organizacional em longo prazo; alcançar uma ampla participação dos trabalhadores do setor saúde e da comunidade; e fomentar políticas públicas que promovam a saúde ambiental

2 - Substâncias Químicas

A substituição de substancias químicas perigosas por alternativas mais seguras

3 – Gestão de Resíduos

Reduzir, tratar e dispor de forma segura os resíduos de serviços de saúde
 

4 – Energia

Implementação de normas para eficiência energética e geração de energia renováveis

5 – Água

Reduzir o consumo de água 

6 – Transporte

Desenvolver estratégias de transporte e de assistência à saúde que reduzam a pegada de carbono dos hospitais e sua parcela de contribuição para a poluição local.

7 – Alimentos

Reduzir a pegada ambiental dos hospitais estimulando ao mesmo tempo hábitos alimentares saudáveis entre os pacientes e funcionários. Favorecer o acesso a alimentos produzidos localmente e de forma sustentável na comunidade.

8 – Produtos Farmacêuticos

Reduzir a poluição por produtos farmacêuticos diminuindo as prescrições desnecessárias, minimizando a destinação inadequada de resíduos farmacêuticos, promovendo sua devolução aos fabricantes e pondo fim ao dumping medicamentos na forma de ajuda à catástrofes.

9 – Edifícios

Reduzir a pegada ambiental do setor saúde e transformar os hospitais em um local mais saudável para funcionários, pacientes e visitantes mediante a incorporação de práticas e princípios de edifícios ecológicos no projeto e na construção de unidades de saúde.

10 – Compras

Comprar materiais produzidos de maneira sustentável através de cadeias de suprimentos social e ambientalmente responsáveis.

CONHEÇA A VERTICAL GARDEN

SEJA COMO PARCEIRO DE PROJETO OU FORNECEDOR, ESTAMOS AQUI PARA ATENDER!

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

PT: +351  912 439 388

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

PT:  Rua Pereiró 82E, Porto, Portugal - CP 4100-408,

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon