top of page

Biodiversidade nas cidades. Por que é tão importante?



Todos sabemos que a biodiversidade é importante. Muito tem se escrito sobre isso na literatura científica e na mídia pública. Mas quão importante é? Que papel a biodiversidade tem a desempenhar em nossas cidades?


Para responder a essas perguntas, devemos diferenciar os argumentos para a proteção ambiental. Diferentes argumentos resultam em diferentes abordagens. Por exemplo, dependendo se você deseja proteger a ecologia local, fornecer serviços ecossistêmicos ou um ecossistema à prova de clima, você pode optar por usar apenas plantas nativas ou também adicionar plantas de fora de sua região.


De acordo com a pesquisa do Ph.D. D.C. Dearborn e Professor S. Kark, existem 7 motivações principais para a conservação da biodiversidade urbana. Neste artigo, examinamos as motivações mais importantes para proteger e aumentar a biodiversidade nas cidades.


Preservando espécies e a ecologia local


Historicamente, as cidades floresceram em áreas de alta produtividade, como praias, margens de rios e deltas. Áreas que geralmente eram caracterizadas por sua alta diversidade em animais e plantas. De acordo com pesquisas sobre biodiversidade urbana do Arizona, pode ser um efeito da rica geologia nessas áreas. Ao longo do tempo, erodimos esses ecossistemas, deixando para trás apenas o que nos era útil, com desconsideração pela vida selvagem indígena que dependia desses ecossistemas. Talvez nunca consigamos restaurar o que foi perdido nessas áreas. No entanto, podemos ser capazes de criar refúgios seguros que possam acomodar espécies locais.


Criando trampolins para habitat não urbano

A conectividade em ecossistemas ativos é fundamental para sustentar qualquer população. Mesmo que os animais não se alimentem ou se reproduzam na área urbana, eles podem precisar passar por ela. Afastá-los dessa possibilidade pode destruir não apenas o ecossistema da cidade, mas também os ecossistemas circundantes interligados, criando fragmentação e sumidouros ecológicos. A população será rapidamente extinta localmente por falta de recursos ou poderá sobreviver lá apenas algumas gerações, sem diversidade genética suficiente para sobreviver a longo prazo.


Compreender e facilitar as respostas às mudanças ambientais



O objetivo de longo prazo de preservar um planeta biodiverso é permitir que as formas de vida construam resiliência climática. Ecossistemas ricos em espécies são mais propensos a se adaptar com segurança às mudanças que acontecem ao seu redor. Além disso, a pesquisa de Israel mencionada anteriormente sugere que áreas verdes na matriz urbana podem ajudar a facilitar a transição de espécies para acomodar esses novos ambientes criados pelo homem. Como observadores, podemos pesquisar esse incrível processo e documentá-lo, ampliando nosso conhecimento sobre a evolução.




Estimular a educação ambiental

A proteção ambiental não precisa de poucos indivíduos ativos, mas precisa de um número considerável de pessoas fazendo sua parte. No entanto, as pessoas estão gastando cada vez menos tempo ao ar livre. Com essa falta de conexão com a natureza vem uma diminuição da empatia ambiental. O acesso à natureza pode ser aumentado por designers que forneçam ambientes naturalistas mais próximos de casa no ambiente urbano.


Um grande exemplo de intervenção e educação ambiental pode ser a história de Austin, Texas (EUA), onde a reforma da Congress Avenue Bridge levou à sua colonização por morcegos de cauda livre. Antes disso, a colônia foi banida de um lugar para outro. Agora, a reforma e a posterior educação ambiental resultaram em um paraíso de morcegos e um encontro anual de milhares de pessoas, que vêm ver o espetáculo voador agregando à economia local por meio do ecoturismo.


Prestação de serviços ecossistêmicos



Qual é uma área mais eficaz para colocar serviços de ajuda humana, do que onde a densidade da população é maior? Em cidades, mesmo projetos pequenos, mas bem planejados, como parques de bolso, podem melhorar o modo de vida. A vegetação pode aliviar o efeito de ilha de calor urbana, suprimir ruídos, melhorar a hidrologia urbana e muito mais. O pântano urbano em Londres, criado na área de uma antiga empresa de água potável, acabou se tornando um importante ponto de biodiversidade no mapa de Londres.


Cumprir responsabilidades éticas

Se seu objetivo é cumprir a obrigação moral que podemos ter como humanos, a primeira coisa deve ser conversar com as pessoas locais, pois cada cultura difere no que importa para elas. A ação ambiental da comunidade pode ter um efeito positivo em uma comunidade e um sentimento de pertencimento.


Wetland auxiliando o Ecossistema


Sistema de Wetlands Implantadas nos trilhos da CPTM I Obra Vertical Garden

As Wetlands construídas são ecossistemas artificiais com diferentes tecnologias, utilizando os princípios básicos de modificação da qualidade da água das werlands naturais e que diferem principalmente das wetlands naturais pelo seu regime hidrológico, o qual é controlado. Vale salientar que esses sistemas possuem importantes funções dentro dos ecossistemas onde estão inseridos.


Melhorar o bem-estar humano

A proximidade de ambientes verdes é bem conhecida por ter efeitos positivos na saúde física e mental. Pesquisa do Doutorado. Roger S Ulrich, da Chalmers University of Technology, provou que mesmo olhar para fora da janela em espaços verdes pode levar a uma recuperação mais rápida. Além disso, os serviços ecossistêmicos, como a redução da poluição do ar, agregam valor significativo à qualidade de vida nas cidades.


Prevenir a expansão urbana

Embora este ponto não seja mencionado pelos pesquisadores D.C. Dearborn e S. Kark, a Agência Ambiental Européia (EEA), em seu relatório “10 mensagens para 2020”, observou que tornar a vida na cidade mais conectada à natureza, portanto mais atraente, pode evitar a expansão urbana e, portanto, economizar espaço para áreas mais selvagens fora da cidade.


A importância da biodiversidade urbana



Se pelo menos um desses argumentos chegou ao seu coração, podemos concordar que cuidar da biodiversidade urbana deve ser nossa prioridade. Embora possa não ser tão glamoroso quanto praias selvagens, planícies e montanhas, sua proximidade com uma população densa o torna mais eficaz na solução de alguns desafios locais mais imediatos. Portanto, não importa se sua prioridade é cumprir nossas responsabilidades com o meio ambiente ou melhorar a qualidade de vida, aumentar a biodiversidade em nossos projetos é uma boa maneira de atingir muitos objetivos.


A Vertical Garden é maior estrutura em paisagismo do Brasil. Nossos times de profissionais em diversas disciplinas garantem performance e qualidade ao seu projeto. Somos sem ego, apaixonados pela natureza, tecnologia e inovação. Nós Podemos lhe ajudar.






Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page