top of page

A Psicologia da Cor Verde



O uso da cor tem um imenso impacto psicológico em nossas vidas cotidianas. Desde as cores que escolhemos usar em nossas roupas, às cores que usamos para decorar as nossas casas; a gama de matizes que nos rodeiam pode influenciar nossos humores, emoções e até mesmo nossos processos de tomada de decisão.


De todas as cores do espectro, não há nenhuma mais universalmente amada do que o verde. Mas o que há sobre essa cor que é tão atraente, e por que o verde é percebido como benéfico para o nosso bem-estar geral?


Somos tricromatas, o que significa que percebemos três tipos de cor: azul, verde e vermelho.


fonte: Posses 2020


A retina em seu olho pode detectar luz entre 400 e 700 nanômetros, uma faixa conhecida como espectro visível. Todas as outras cores do espectro visível são compostas de diferentes combinações dessas três cores. A luz azul tem o menor comprimento de onda em 400 nanômetros, enquanto a vermelha tem o mais alto em 700 nanômetros. Entre esses dois extremos fica verde, com cerca de 555 nanômetros.


Devido à sua posição no meio deste espectro; O verde é a mais fácil de todas as cores de perceber e os oftalmologistas até descobriram que a cor é calmante para o sistema nervoso.


Essas percepções estão enraizadas em nosso relacionamento com a natureza e sua energia vivificante. O verde é a cor da grama, das árvores e da folhagem no mundo natural ao nosso redor.


Passar tempo na natureza pode ser uma experiência verdadeiramente rejuvenescedora e restauradora. Pode ajudar a melhorar o nosso bem-estar mental e físico, bem como estimular o nosso pensamento criativo e habilidades de resolução de problemas. Além disso, a presença de elementos naturais como ar fresco, água e plantas pode ter um efeito calmante e aterrador sobre nós, ajudando-nos a apreciar melhor a beleza do mundo ao nosso redor. Todos esses benefícios combinados podem nos ajudar a nos sentir renovados e mais conectados ao meio ambiente, levando a uma sensação de contentamento e alegria.


Essa conexão com a natureza nos ajudou a formar um forte vínculo com a cor verde e a tornou uma poderosa ferramenta de comunicação para transmitir mensagens de positividade, saúde e consciência ambiental.

Vários estudos investigaram a influência do verde, mas ficamos particularmente impressionados com os resultados desta pesquisa realizada em Wisconsin, que não só encontrou uma forte correlação entre a felicidade e a disponibilidade de espaços verdes do bairro, mas, neste caso, até superou a importância do status socioeconômico.


Infelizmente, as oportunidades de interagir com a natureza tornaram-se cada vez mais raras devido à rápida urbanização. De acordo com o Relatório Mundial de Urbanização das Nações Unidas (2018), 55% da população mundial vive atualmente em áreas urbanas, em comparação com apenas 30% centavos em 1950. Prevê-se que este número continue a crescer e prevê-se que aumente para quase 70% até 2050.


Embora a urbanização não mostre sinais de desaceleração, ainda existem maneiras de incorporar a vegetação em nossas vidas cotidianas, adaptando nossos ambientes internos.


Uma das maneiras mais fáceis de incorporar o verde no design de interiores é através do uso de vegetaçaõ. No exemplo abaixo, vemos como uma planta baixa de escritório pode se tornar instantaneamente mais atraente com a simples adição de vegetação em todo o espaço. Nossos olhos são naturalmente atraídos para o espaço que contém plantas por causa de nossas associações positivas com a cor.

No design de interiores, as plantas podem trazer uma série de benefícios, tais como:


• Aumentar a concentração e a produtividade – Estudos mostraram que a adição de elementos verdes em um ambiente de escritório pode levar a um maior foco, produtividade e criatividade.


• Estimular a cura e o relaxamento – Os poderes calmantes do verde podem ajudar a relaxar sua mente e corpo, ajudando na recuperação de doenças, estresse e lesões.


• Acentuar outras cores – Graças à sua versatilidade, o verde pode ser usado para realçar a beleza natural de outras cores. Quando usado como um acento, o verde chamará a atenção para outras cores ao seu redor.



O seu espaço precisa de mais vegetação? Nós temos tudo o que você precisa.





Comments


bottom of page