Arquitetura Biofílica influencia comportamento e experiência do consumidor
top of page

Arquitetura Biofílica influencia comportamento e experiência do consumidor

Conheça os benefícios do verde no varejo e as melhores soluções para cada espaço


São Paulo, 15 de março – A arquitetura sob o conceito do design biofílico – que trabalha para aproximar homem e natureza - é um recurso cada vez mais estratégico a estabelecimentos do varejo para atrair, gerar experiência e reter consumidores. “No ano passado, cerca de 25% de todos os projetos de paisagismo que desenvolvemos foram pensados para lojas e estabelecimentos do varejo. Isso porque, na arquitetura, o verde é o elemento mais sinestésico de todos, ou seja, o que consegue impactar e envolver o maior número de sentidos do consumidor integralmente, de uma só vez, enriquecendo a experiência de compra”, diz Danilo Vilela, design de interiores e diretor de marketing da Vertical Garden, empresa referência em paisagismo corporativo no Brasil.


Arquitetura de Varejo
Loja Live! com arquitetura premiada no Retail, leva painel de plantas permanentes Vertical Garden

É o que sugere, por exemplo, a pesquisa norte-americana, intitulada “Uma dose de natureza e compras: O potencial restaurador da biofilia em centros de estilo de vida” (A dose of nature and shopping:The restorative potential of biophilic lifestyle center designs), que avaliou o impacto do paisagismo e de elementos da natureza sobre o comportamento de consumidores em pontos do varejo, como shopping centers. O estudo, que conversou com mais de 100 participantes em três recortes diferentes, aponta que o verde e locais de arquitetura mais aberta influenciam o comportamento de compra ao exercerem efeito direto sobre a sensação de relaxamento, bem-estar, fascinação, permanência e até mesmo sobre a inclinação do consumidor para a compra de produtos no preço cheio, sem pleitear descontos.


“Sabemos que, além do efeito sinestésico, as plantas têm a capacidade de reduzir em até 14% os níveis de tensão e ansiedade das pessoas, em 44% a sensação de raiva e em 38% a de fadiga, o que obviamente impacta na permanência e disposição emocional dos consumidores no varejo, seja em uma loja, restaurante ou shopping center ”, explica Danilo.

Paisagismo de Varejo
Vegetações Naturais são destaques na entrada do Parque Shopping Bahia - Vertical Garden

Segundo ele, nos projetos para o varejo a tendência do mercado tem sido apostar nos jardins verticais assim como em plantas de baixa ou sem nenhuma necessidade de manutenção.


Conheça abaixo os diferentes tipos de vegetações e a melhor solução em paisagismo biofílico para cada espaço do varejo

Plantas Naturais – Aqui o destaque é o Jardim Vertical Natural. Esta solução é composta por plantas 100% naturais, ideal para espaços com incidência de luz natural e para negócios que conseguem prever custos com manutenção (sobretudo poda e trocas de mudas), como shoppings centers e fachadas de empreendimentos. A melhor tecnologia para esta modalidade é a Hidropônica, que usa um sistema de mantas no lugar da terra e conta com a rega automatizada.


Paisagismo de Varejo
Paredes Verdes Vertical Garden compõe o ambiente acolhedor da Boutique Nespresso em São Paulo

“Este tipo de jardim ajuda na eficiência térmica da loja, ao regular naturalmente a temperatura ambiente, contribuindo até mesmo para reduzir a conta de luz com ar condicionado”, conta Bruno Watanabe, diretor executivo da Vertical Garden.

Vegetações Preservadas ou Permanenteselas são ótimas para qualquer espaço interno, e podem ser feitas de materiais nobres, como a seda e o silicone, ou mesmo de plantas naturais, tratadas em um processo de preservação. “Não requerem manutenção ou a incidência de luz natural, e são perfeitas para áreas resfriadas ou que necessitem de um conforto visual e acústico maior, como áreas com pé-direito alto ou grande fluxo de consumidores. Também costumamos utilizar essas vegetações para compor árvores, arranjos e floreiras em grandes redes de varejo, que precisam manter a uniformidade da marca em instalações de alta velocidade e com limpeza fácil”.


Arquitetura Biofilica
Painel de plantas preservadas conversa com forro de madeira e elementos urbanos - Loja Adidas, Vertical Garden

Jardim Vertical de Musgo Moss - feito com o musgo escandinavo, uma espécie que nasce em florestas nórdicas, colhida à mão e submetida a um tratamento de conservação bastante específico, este painel é muito interessante para áreas internas que mereçam destaque nos estabelecimentos. Ele pode ser formatado em diversas cores diferentes. “O material é super flexível e maleável e, portanto, pode assumir diferentes formatos, em um painel da recepção do salão de beleza ou da loja, por exemplo, associando a sustentabilidade com logomarca do negócio; ou em peças decorativas emolduradas”, diz Bruno. O Musgo Moss também é eficaz no isolamento acústico e dispensa qualquer tipo de manutenção.


Paisagismo de Varejo
Painel de Musgo Moss Escandinavo desenhado pela Arq. Sharon Fliter para loja Artefacto B&C. Vertical Garden


Sobre a Vertical Garden

A Vertical Garden possui mais de 10 anos de atuação no mercado de paisagismo interno, externo e em escala urbana para os segmentos residencial, comercial e corporativo, com escritório em São Paulo (SP) e escritórios em Miami (EUA) e Porto (Portugal). A empresa oferece todas as soluções em paisagismo e é pioneira no Brasil no planejamento, desenvolvimento e execução de projetos de jardim vertical em quatro diferentes estilos – natural, preservado, artificial e com uso do musgo escandinavo.

A Vertical Garden trabalha com um time de mais de 100 profissionais composto por paisagistas, design de interiores, arquitetos, jardineiros, especialistas em design conceitual e sustentabilidade, agrônomos, botânicos, e atua em parceria com engenheiros, arquitetos, profissionais de facilities e marketing na concepção e implementação de projetos de pequeno, médio ou grande portes, sempre sob o conceito do design biofílico (que busca aproximar homem e natureza). A empresa participou de projetos finalistas e consagrados em prêmios de arquitetura corporativa e sustentabilidade empresarial no Brasil e no exterior.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Luciana Santos Tardioli – luciana@elaboreestrategia.com.br – (11) 97350-6928

Vanessa Costa – vanessa@elaboreestrategia.com.br – (11) 98584-1072

bottom of page