Arquitetura biofílica: reduz estresse e evita depressão. Veja mais benefícios!
top of page

Arquitetura biofílica: reduz estresse e evita depressão. Veja mais benefícios!

Atualizado: 17 de jun. de 2020

Arquitetura Biofílica é um novo modo de encarar a sustentabilidade, conforto e bem-estar. Pesquisas apontam benefícios e torna-se requisito em empresas modernas.

Uma das melhores experiências que podemos viver enquanto homens e mulheres é a ótima sensação de contato com a natureza. O verde e o meio-ambiente em sua pura essência têm o poder de penetrar no mais profundo do nosso ser. Paz, serenidade, conforto e leveza são algumas palavras que podem definir essa vivência única.


Afinal de contas, a origem de todos nós está intimamente ligada à natureza. Ou seja, é o nosso ponto inicial nesta bela jornada que é a vida.


Arquitetura Biofilica em centros urbanos

Porém, os benefícios da relação homem e meio-ambiente vai muito além do campo sutil das sensações e emoções. A própria ciência, que se encarrega de tratar do objetivo e da matéria, tem reconhecido as vantagens de se estar intimamente conectado com a natureza.

Pesquisas aos redor do mundo apontam benefícios da Arquitetura Biofilica

São muitas evidências retiradas de estudos elaborados cientificamente que comprovam essas vantagens. Por exemplo, uma pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão, dividiu 168 voluntários em dois grupo, metade passeando em florestas, e os demais em centros urbanos. O resultado? Os que tiveram contato com a natureza mostraram diminuição de 16% no cortisol (hormônio relacionado ao estresse), 4% na frequência cardíaca e 2% na pressão arterial.



Já um estudo produzido na Universidade Deakin, na Austrália, revela que a natureza proporciona momentos de relaxamento e liberdade, e possui impacto positivo no estado mental dos indivíduos, uma vez que reduz sintomas de ansiedade e depressão.


Enquanto isso, na Holanda, pesquisadores do Centro Médico Universitário de Amsterdã perceberam que pessoas que vivem próximas da natureza diminuem em 21% as chances de desenvolverem depressão. Além disso, vale destacar também outros benefícios, como redução na ansiedade, melhora na qualidade do sono, na imunidade e nos problemas cardíacos e pulmonares.


Arquitetura Biofílica e os ambientes profissionais

E se não podemos ir até a natureza com alguma frequência, que tal trazer a natureza para perto? Aqui, a arquitetura biofílica aparece como uma boa solução.


Biofilia em escritório
Nova sede da It's Informov aponta que não há limite para explorar a Biofilia em ambientes corporativos - Implantação Vertical Garden

A ciência também dá conta dos benefícios do verde e da natureza dentro dos ambientes corporativos. Um estudo publicado pela Universidade de Queensland, na Austrália, mostrou que um escritório decorado com plantas é capaz de deixar os funcionários que ali habitam mais felizes. Tão importante quanto foi verificar que a produtividade aumentou em 15%.


Biofilia na arquitetura
Combinação de musgo escandinavo e vegetação natural compõe o mix de estratégia verde - Implantação Vertical Garden

Na visão do professor Alex Haslam, coautor do trabalho, um “escritório verde” faz diferença positiva para os funcionários se envolverem mais com suas tarefas cotidianas. Isso porque o paisagismo nos espaços corporativos deixa o lugar mais confortável e agradável de se frequentar dia após dia.


Por meio da Arquitetura Biofílica é possível proporcionar um espaço convidativo, com muitas plantas, jardins verticais ou quadros verdes que também transmitem uma mensagem positiva para todos os envolvidos. Os colaboradores sentem que a liderança se preocupa com o bem-estar dos colabores, e os clientes entendem o compromisso da companhia com as pessoas que estão ao redor.


No fim, todos saem ganhando.


biofilia arquitetura

 

Outras Matérias que você vai gostar:


 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page