Os benefícios da Certificação Well na prática: case CBRE
top of page

Os benefícios da certificação Well na prática: case CBRE

Atualizado: 15 de out. de 2020

A certificação Well, que coloca as pessoas no centro de projetos de arquitetura e design, melhorou a vida de muitos colaboradores empresa espanhola CBRE. E gerou benefícios reais à companhia, com retorno garantido do investimento


No ano de 2013, o International Well Building Institute (IWBI) iniciou um movimento para tratar de questões relacionadas à saúde e bem-estar em ambientes construídos. A partir disso, o objetivo foi fornecer a arquitetos e designers diretrizes sobre como fazer uma diferença real e mensurável em nossos espaços corporativos e urbanos.

Certificação WELL
Sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well. Fonte: officesnapshots

E, mesmo que um projeto não tenha como objetivo principal a certificação em si, o padrão de qualidade Well oferece um modelo inspirador ao considerar uma abordagem de design centrado no ser humano. Algo fundamental nesse tempos atuais, diga-se.

A Certificação Well observa sete conceitos que devem ser considerados e cumpridos no escopo de um projeto de arquitetura e decoração. São eles: ar, água, nutrição, luz, condicionamento físico, conforto e mente. E existem três níveis de certificação disponíveis: prata, ouro e platina, os quais dependem de quantos critérios um projeto atende.


7 Elementos Certificação Well
Temas avaliados durante a Certificação Well


A necessidade de espaços que promovam o bem-estar

Com mais da metade da população mundial vivendo agora nos centros urbanos, as doenças crônicas estão se tornando cada vez mais frequentes. Globalmente, 76% dos funcionários relatam uma luta com o bem-estar.


Para se ter uma ideia de sua relevância, só nos EUA o estresse relacionado ao trabalho custa aproximadamente US$ 345 bilhões ao ano.

Logo, essas questões indicam uma clara necessidade de espaços mais saudáveis para que se consiga níveis melhores de qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

Projetar e decorar com as pessoas em mente, sendo o foco principal, é um tópico crescente que não pode mais ser esquecido nos dias de hoje. É por esse motivo que o Well está rapidamente se tornando um padrão a ser seguido no setor. Não há dúvidas: obter a certificação Well é um meio de atrair os melhores talentos do mercado.

Sede do escritório do CBRE - Certificação Well
Sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well. Fonte: officesnapshots

O famoso Relatório Global Human Spaces fez uma constatação importante nesse sentido. Nada menos do que um terço dos entrevistados afirmam que o design do escritório afeta sua decisão de onde trabalhar.

Além disso, a rica pesquisa também descobriu que:

  • Uma melhor qualidade do ar interno pode levar a uma melhoria de 8 a 11% na produtividade;

  • Uma melhor alimentação leva a uma redução de 27% na depressão, uma diminuição de 13% no sofrimento e uma melhor saúde mental;

  • Estar mais perto das janelas nos torna mais produtivos, especialmente se houver uma visão da natureza;

  • O conforto térmico tem um impacto significativo na satisfação da equipe e, mais ainda, se a equipe tiver controle sobre isso;

  • A adição de plantas no local de trabalho reduz significativamente o estresse, as preocupações com a saúde e a ausência de doenças.


Como é a Certificação Well na prática? Conheça o case da CBRE

Em 2016, o escritório da CBRE, localizado em Madri, foi o primeiro projeto na Espanha a receber a certificação Well. Eles abordaram vários dos conceitos da certificação em diferentes níveis de complexidade. Por essa razão, receberam a distinção nível ouro.


Ao abordar os conceitos de ar, conforto térmico e acústico, luz e mente, o tema biofílico intitulado de “cabana na floresta” acabou sendo introduzido no escritório. Esse esquema se concentrou em fornecer espaços dinâmicos e diversos para diferentes necessidades do usuário.

Certificação Well e escritórios
Sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well. Fonte: officesnapshots

O escritório incorpora altos níveis de vegetações e uma gama de opções de iluminação para atender à necessidade de realização de tarefas, combinando luz elétrica e luz natural, a fim de elevar os níveis geral de conforto das pessoas.

Alimentação, aulas práticas e retorno do investimento

Agora, a empresa também fornece uma ampla variedade de alimentos saudáveis ​​para seus funcionários, com todas as informações nutricionais disponíveis. Além disso a CBRE incorporou aulas regulares de ginástica e de práticas de Pilates, Yoga e um clube de corrida entre os funcionários. Assim, aborda diretamente os conceitos de nutrição e fitness.

Certificação Well e Musgo Moss
Musgo Moss em escritórios certificado

Além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos funcionários e colaboradores, a empresa obteve um retorno sobre o investimento no período de apenas um ano. Ou seja, os benefícios aparecem dos dois lados. A companhia também descobriu por meio de pesquisas que 80% dos colaboradores agora se sentem mais produtivos. E 90% sentem que o esquema implantado a partir da certificação Well teve um impacto positivo real na vida deles.

Espaço de descompressão na sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well
Espaço de descompressão na sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well.

No Brasil a primeira certificação foi em 2016, conduzida pela empresa de consultoria em sustentabilidade Straubjunqueira. Eis uma constatação de que a certificação Well veio para ficar e revolucionar os espaços para o bem de pessoas e empresas.


 

Outras Matérias que você vai gostar:

 
bottom of page