Os benefícios da certificação Well na prática: case CBRE

A certificação Well, que coloca as pessoas no centro de projetos de arquitetura e design, melhorou a vida de muitos colaboradores empresa espanhola CBRE. E gerou benefícios reais à companhia, com retorno garantido do investimento


No ano de 2013, o International Well Building Institute (IWBI) iniciou um movimento para tratar de questões relacionadas à saúde e bem-estar em ambientes construídos. A partir disso, o objetivo foi fornecer a arquitetos e designers diretrizes sobre como fazer uma diferença real e mensurável em nossos espaços corporativos e urbanos.

Sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well. Fonte: officesnapshots

E, mesmo que um projeto não tenha como objetivo principal a certificação em si, o padrão de qualidade Well oferece um modelo inspirador ao considerar uma abordagem de design centrado no ser humano. Algo fundamental nesse tempos atuais, diga-se.

A Certificação Well observa sete conceitos que devem ser considerados e cumpridos no escopo de um projeto de arquitetura e decoração. São eles: ar, água, nutrição, luz, condicionamento físico, conforto e mente. E existem três níveis de certificação disponíveis: prata, ouro e platina, os quais dependem de quantos critérios um projeto atende.


Temas avaliados durante a Certificação Well


A necessidade de espaços que promovam o bem-estar

Com mais da metade da população mundial vivendo agora nos centros urbanos, as doenças crônicas estão se tornando cada vez mais frequentes. Globalmente, 76% dos funcionários relatam uma luta com o bem-estar.


Para se ter uma ideia de sua relevância, só nos EUA o estresse relacionado ao trabalho custa aproximadamente US$ 345 bilhões ao ano.

Logo, essas questões indicam uma clara necessidade de espaços mais saudáveis para que se consiga níveis melhores de qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

Projetar e decorar com as pessoas em mente, sendo o foco principal, é um tópico crescente que não pode mais ser esquecido nos dias de hoje. É por esse motivo que o Well está rapidamente se tornando um padrão a ser seguido no setor. Não há dúvidas: obter a certificação Well é um meio de atrair os melhores talentos do mercado.

Sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well. Fonte: officesnapshots

O famoso Relatório Global Human Spaces fez uma constatação importante nesse sentido. Nada menos do que um terço dos entrevistados afirmam que o design do escritório afeta sua decisão de onde trabalhar.

Além disso, a rica pesquisa também descobriu que:

  • Uma melhor qualidade do ar interno pode levar a uma melhoria de 8 a 11% na produtividade;

  • Uma melhor alimentação leva a uma redução de 27% na depressão, uma diminuição de 13% no sofrimento e uma melhor saúde mental;

  • Estar mais perto das janelas nos torna mais produtivos, especialmente se houver uma visão da natureza;

  • O conforto térmico tem um impacto significativo na satisfação da equipe e, mais ainda, se a equipe tiver controle sobre isso;

  • A adição de plantas no local de trabalho reduz significativamente o estresse, as preocupações com a saúde e a ausência de doenças.


Como é a Certificação Well na prática? Conheça o case da CBRE

Em 2016, o escritório da CBRE, localizado em Madri, foi o primeiro projeto na Espanha a receber a certificação Well. Eles abordaram vários dos conceitos da certificação em diferentes níveis de complexidade. Por essa razão, receberam a distinção nível ouro.


Ao abordar os conceitos de ar, conforto térmico e acústico, luz e mente, o tema biofílico intitulado de “cabana na floresta” acabou sendo introduzido no escritório. Esse esquema se concentrou em fornecer espaços dinâmicos e diversos para diferentes necessidades do usuário.

Sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well. Fonte: officesnapshots

O escritório incorpora altos níveis de vegetações e uma gama de opções de iluminação para atender à necessidade de realização de tarefas, combinando luz elétrica e luz natural, a fim de elevar os níveis geral de conforto das pessoas.

Alimentação, aulas práticas e retorno do investimento

Agora, a empresa também fornece uma ampla variedade de alimentos saudáveis ​​para seus funcionários, com todas as informações nutricionais disponíveis. Além disso a CBRE incorporou aulas regulares de ginástica e de práticas de Pilates, Yoga e um clube de corrida entre os funcionários. Assim, aborda diretamente os conceitos de nutrição e fitness.

Musgo Moss em escritórios certificado

Além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos funcionários e colaboradores, a empresa obteve um retorno sobre o investimento no período de apenas um ano. Ou seja, os benefícios aparecem dos dois lados. A companhia também descobriu por meio de pesquisas que 80% dos colaboradores agora se sentem mais produtivos. E 90% sentem que o esquema implantado a partir da certificação Well teve um impacto positivo real na vida deles.

Espaço de descompressão na sede do escritório do CBRE em Madrid certificado Well.

No Brasil a primeira certificação foi em 2016, conduzida pela empresa de consultoria em sustentabilidade Straubjunqueira. Eis uma constatação de que a certificação Well veio para ficar e revolucionar os espaços para o bem de pessoas e empresas.


Outras Matérias que você vai gostar:

Sede da Nokia tem maior Painel de Jardim Vertical do Brasil!

Paisagismo de Shopping Center: 5 dicas para não errar na escolha das plantas

Norma de Desempenho 15575: o que é e como afeta os arquitetos

Paisagismo Corporativo: como deixar espaços mais produtivos e saudáveis Certificação Well e Fitwel, como o bem-estar afeta a saúde das empresas

#arquiteturabiofilica #biofilia #arquiteturasustentavel #leed #paisagismocorporativo #certificaçãowell

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden. CNPJ: 15.494.532/0001-08
Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon