Jardins Verticais: conheça os benefícios na saúde humana
top of page

Jardins Verticais: conheça os benefícios na saúde humana

Muito mais do que um visual único e exuberante, os jardins verticais naturais, artificiais, preservados e musgo moss são grandes aliados na promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar das pessoas


Os jardins verticais são verdadeiras obras de arte. Da escolha das plantas, composição dos materiais, harmonização do verde, tudo passa por um processo artístico e manual que exige cuidado e plena atenção. O resultado é um visual único, que impressiona os mais exigentes pela beleza ímpar e sempre elegante.


Benefícios dos Jardins Verticais
Benefícios dos Jardins Verticais são físicos, estéticos e emocionais

É sabido que, além do visual exuberante, o verde contido dentro de um projeto de arquitetura e paisagismo excelente consegue maximizar um espaço pequeno e limitado. Ou, na mesma medida, dar vida a um local que parecia ser esquecido e pouco valorizado.


Mas, um jardim vertical natural, preservado, permanente ou musgo moss, vai muito além da estética sublime e da decoração de espaços diversos. Isso porque a famosa parede verde é capaz de tocar verdadeiramente a todos nós, seres humanos, contribuindo de maneira ímpar para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.


Benefícios dos Jardins Verticais
Os benefícios dos Jardins Verticais são inúmeros em locais projetados para o bem-estar - Bio Ritmo by Vertical Garden

Nunca é demais lembrar: o verde, a cor essencial das plantas, está associada à cura. Inclusive, há estudos científicos comprovando que a vegetação incentiva uma recuperação mais ágil de pacientes internados, o que significa, na prática, menos tempo no hospital.


Tem mais: a resistência ou tolerância à dor é maior em um ambiente cheio de vegetação. Bastam apenas alguns minutos olhando para as plantas para que o estresse do paciente reduza. É por isso que os hospitais estão ficando mais verdes, inclusive.


Pessoas mais saudáveis e equilibradas são benefícios oferecidos pelos Jardins Verticais


Há tempos pesquisadores de todo o mundo têm se dedicado a elucidar os impactos dessa relação de homens e mulheres com as plantas. E os resultados são muito claros e animadores. Revelam que as pessoas só têm a ganhar quando estão em contato com elementos da natureza em suas mais variadas expressões. Os efeitos são rápidos e o melhor: duradouros, ou seja, é para a vida toda.


Benefícios dos Jardins Verticais
Jardins Verticais suprem uma necessidade do ser humano de ter contato com a natureza

Por exemplo, um estudo relacionado ao design biofílico, realizado em 2003, deixa claro que pessoas em espaços com vegetação comparadas àquelas que não têm vegetação têm maiores chances de viverem com mais equilíbrio. A pesquisa constatou:


● Diminuição do estresse, tanto psicológico quanto fisiológico

● Humor das pessoas mais positivo

● Maior capacidade de manter a atenção

● Restauração mental e redução do cansaço

● Melhor desempenho em tarefas cognitivas

● Percepção reduzida da dor nos serviços de saúde


Benefícios dos Jardins Verticais
Jardins Verticais sem manutenção oferecem diversos benefícios a ambientes da saúde - by Vertical Garden

Outra pesquisa ainda mais antiga, de 1996, comparou a vida de pessoas que viviam com plantas no escritório com pessoas que não tinham. O resultado? Altamente positivo. Os sintomas neuropsicológicos foram diminuídos em 23% quando as plantas estavam presentes; o cansaço reduziu importantes 30%; a tosse caiu 37% e a garganta seca 25%; a pele seca foi diminuída em 23% com as plantas no espaço de trabalho. Números realmente animadores.


Os pesquisadores creditam a melhoria real da saúde principalmente a dois grandes mecanismos: melhoria da qualidade do ar e o valor psicológico de estar presente em um ambiente mais harmônico e agradável.

Fato é que as plantas purificam o ar externo, reduzindo a incidência de poluentes e poeira, e também ajuda a compensar a emissão de gases nocivos no meio ambiente. Além disso, as plantas ainda melhoram a qualidade do ar interno, pois removem os compostos orgânicos voláteis e outras toxinas nocivas, tais como benzeno e formaldeído. E isso se estende à saúde dos seres humanos, naturalmente.


Beneficios dos Jardins Verticais
Jardim Vertical Hidropônico Future Brand by Vertical Garden

E para ilustrar o benefício psicológico dos Jardins Verticais, uma pesquisa da Universidade Estadual de Washington, descobriu que as plantas reduzem os sinais de estresse. As pessoas que trabalhavam em um ambiente rodeado de plantas eram 12% mais produtivas e menos estressadas do que aquelas que trabalhavam em um ambiente sem vegetação.


Interessante: poucos minutos de contemplação da natureza são suficientes para promover o relaxamento e diminuir o estresse. Ademais, melhoram a atividade cerebral, a pressão sanguínea e a atividade cardíaca; e reduz a tensão muscular. Viu como os jardins verticais conseguem promover saúde para as pessoas?


Diferentes tipos de jardins verticais


Um ponto interessante na relação jardim vertical e saúde humana está nas diferentes possibilidades de adequar vegetação com o projeto de arquitetura e paisagismo. O importante aqui é ter a consciência que, independente do perfil do espaço, é possível assegurar a companhia das plantas.


É sempre bem recordar, existem hoje quatro principais tipos de jardim vertical: natural, artificial, preservado e musgo moss preservado. Todos de uma beleza inigualável, mas cada qual com as suas particularidades.


Em linhas gerais, o jardim vertical natural tem algumas exigências maiores, e sua implantação com sucesso depende, sobretudo, da iluminação natural adequada e da capacidade de instalação de rega automática. É por isso que é muito comum vê-lo mais em áreas externas, embora também se adapte a locais mais fechados.


Em contrapartida, os três outros tipos, por não contarem com plantas naturais, apresentam uma flexibilidade maior. Portanto, cabem muito bem em ambientes internos, apesar de, obviamente, não serem descartados para fachadas e outros lugares abertos. É tudo uma questão de análise técnica e criatividade dos profissionais envolvidos.



Em termos de benefícios e impacto positivo na saúde humana, todos os quatro tipos são bastante semelhante. Portanto, use e abuse dos jardins verticais quando a intenção for promover saúde às pessoas.



 

Confira outros artigos que você talvez goste:



 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page