Cidades Sustentáveis: 10 maneiras de incluir a Biodiversidade Urbana
top of page

Cidades Sustentáveis: 10 maneiras de incluir a Biodiversidade Urbana

Todos sabemos que a biodiversidade Urbana é importante. Mas que papel a biodiversidade tem a desempenhar em nossas cidades sustentáveis? E principalmente, como introduzir a biodiversidade em nosso planejamento urbano?


Qual é a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em biodiversidade e ecossistema?


Provavelmente não é um ambiente urbano e pavimentando cheio de concreto. Embora as cidades sejam dominadas por uma espécie, que as vezes se esquece que ela precisa preservar as outras, as cidades são ecossistemas cheios de oportunidades para o desenvolvimento da biodiversidade de um modo positivo.


Aproveitar essas oportunidades e minimizar as ameaças exige de nós uma nova compreensão sobre proteção ambiental em cidades sustentáveis e como incluir a biodiversidade na arquitetura e urbanismo.

cidades sustentáveis Biodiversidade

Algumas pessoas talvez sintam que não adianta muito se preocupar com a sustentabilidade nas cidades se há muito o que fazer pela biodiversidade fora do perímetro urbano também. No entanto, estudos sobre biodiversidade urbana mostram que é uma causa pela qual vale a pena se interessar.


Se você quer saber o quão importante é é a biodiversidade urbana, veja um resumo de 10 métodos que o ajudarão a criar projetos mais biodiversos que contribuem para cidades sustentáveis:


10 maneiras de introduzir a biodiversidade na Arquitetura e Urbanismo


1. Proteger, restaurar, imitar


Esta é uma das regras mais importantes. Conheça a ecologia local e proteja-a. Se você acha que não há nada para proteger, olhe para ela novamente, e olhe mais de perto. Se é uma área já degradada, entenda seu passado e verifique se você pode restaurar parte do que estava lá antes. Inspirar-se no passado indicará quais espécies vegetais usar em seu projeto, e quaisquer sistemas que precisem ser renovados ou imitados.


2. Use espécies locais e nativas no paisagismo


Alguns podem argumentar que o ambiente urbano é tão drasticamente diferente, que algumas espécies nativas podem não florescer nele; sempre vale a pena aprofundar estes estudos. Se você pretende aumentar a biodiversidade nos reinos vegetal e animal, as espécies nativas apoiarão para uma vida selvagem mais rica. E lembre-se sempre de evitar espécies que possam se tornar invasiva sem sua área de design.


3. Projete a Biodiversidade em Camadas


Este método só é aplicável em climas onde as camadas de plantas nativas são a ordem natural de crescimento. Embora os gramados tradicionais sejam uma das abordagens mais populares, eles não fornecem muito de um habitat para a vida selvagem. O plantio mais naturalista, como uso de espécies arbóreas e arbustivas, bem como forrações de flores, podem proliferar a vida de borboletas e abelhas ajudando a polinização, um dos fatores mais importantes para a vida humana. Um estudo de meta-análise da Alemanha demonstrou que fatores bióticos, como a estrutura da vegetação e forrações mais altas, são extremamente significativos no apoio à vida selvagem.


Biodiversidade em Cidades Sustentáveis
Banco de Pólen s na cidade na cidade de Cracóvia, Polônia


Biodiversidade Cidade São Paulo
Jardins Filtrantes Vertical Garden I Aplicação CPTM São Paulo

4. Diversifique além da Estética


A professora Ph. D Sofie Pelsmakers em seu livro "The environmental design pocketbook" sugere que, para evitar doenças e pragas, apoiar a biodiversidade e diversificar tipos de ecossistemas, você deve selecionar plantas de no máximo 30% da mesma família, 10% do mesmo gênero e 20% da mesma espécie .


5. Deixar a Natureza fazer seu papel na Cidade

Todos os espaços na área de design devem ser cuidadosamente pensados. No entanto, às vezes pode ser vantajoso deixar um espaço para a Mãe Natureza projetar. A sucessão natural e a preservação da vegetação natural são as formas mais à prova de falhas de incorporar todos os métodos descritos acima para aumentar a biodiversidade.


Biodiverdade em Cidades Sustentáveis I Arquitetura
Central Park, Manhattan, Nova Iorque

6. Planeje a cidade sustentáveis para várias espécies

Podemos ter uma influência sobre a vegetação projetada, mas controlar outros reinos, como invertebrados, mamíferos e aves, não é tão fácil. No entanto, fornecer comida, abrigo e locais de proteção é nossa melhor estratégia.

Sempre apoie os habitats existentes com uma abordagem respeitosa. Espécies diferentes podem precisar de métodos diferentes. Por exemplo, um telhado verde alto pode atrair borboletas, mas talvez ser inadequado para as abelhas. Pardais apreciam aninhar 2m acima do solo, enquanto que algumas espécies de falcões precisam de locais de aninhamento com mais de 20m de altura. Tudo isso precisa ser levado em conta na estratégia do Design Biofílico do Projeto.


7. Minimizar a poluição luminosa e sonora


Esses dois fatores podem causar estresse psicológico em humanos, e logicamente assim também em animais. Ninguém gosta de viver em uma área agitada. Portanto, para não repelir a vida selvagem biodiversa, mantenha a luz longe de seus pontos de descanso, como lagoas, árvores altas e cercas. De acordo com a professora Sofie Pelsmakers, é necessária uma luz abaixo de 3lux no solo, idealmente 1 lux. Evite comprimentos de onda brancos e azuis.


Um gráfico produzido para a Dark Sky Week em 2021 mostra os impactos de diferentes estilos de iluminação na visibilidade do céu noturno e incentiva o uso de ferramentas para minimizar a poluição luminosa. (Associação Internacional do Céu Escuro)


8. Cidades Sustentáveis precisam de Corredores Verdes


Planejar o habitat para a biodiversidade é ideal, mas também precisamos garantir que os animais ocupem esses espaços corretamente. De acordo com o estudo de meta-análise mencionado anteriormente, a conectividade entre áreas é um dos fatores mais significativos que influenciam a biodiversidade. A conectividade na matriz é crucial porque, caso contrário, você corre o risco de fragmentação e a criação de uma "ilha ecológica" para os animais morrerem, sem diversidade genética suficiente para sustentar gerações subsequentes.



Se um verdadeiro corredor não é possível, tente criar pontos ecológicos. Eles podem não ser tão bem sucedidos quanto corredores, mas podem ser um bom compromisso de custo e biodiversidade. Uma boa ideia para esta abordagem podem ser pocket parks, ou seja parques ou jardins de pequena escala que fornecem espaço verde para os residentes locais perto de onde vivem ou trabalham.


9. Reduza as ameaças a biodiversidade


Supondo que você já considerou fornecer abrigo para incentivar a biodiversidade, outro objetivo pode ser reduzir a mortalidade de aves. Pássaros geralmente voam diretamente para o vidro de um prédio enquanto confundem reflexos com a realidade ou tentam voar através de edifícios. Muitos deles morrem. Se você quer evitar a morte de animais sem sentido, você pode evitar o plantio de novas árvores perto das grandes superfícies de vidro e janelas angulares. Provavelmente a melhor abordagem seria não usar grandes superfícies envidraçadas nos primeiros 23m do solo ou usar vidro seguro para pássaros.



10. Considere as estratégias de gestão nas cidades sustentáveis


De acordo com um relatório internacional recente, existem quatro atividades de gestão que você deve evitar. O relatório reforça o ponto feito no método nº 3 acima, de que os gramados de grama baixa e a simplificação da estrutura do habitat podem ter efeitos prejudiciais sobre a biodiversidade. Outro exemplo interessante é evitar excesso de limpeza da matéria orgânica. Um estudo australiano, de 2010, demonstrou que apenas deixar o acumulo natural de folhas aumentou a riqueza das espécies de aves em mais de 30%. Ouriços e outros animais pequenos também apreciaram essa técnica. Por fim, é importante considerar as aplicações de pesticidas e herbicidas, pois eles geralmente não reconhecem "seres vivos bons" de "seres vivos ruins" e matam indiscriminadamente e eles também reduzem a riqueza de espécies de plantas, repelindo portanto os animais.


Hora de agir sobre a biodiversidade em cidades sustentáveis


A biodiversidade está diminuindo em todo o planeta. Não é o momento nem o lugar para ignorar a biodiversidade em nossos projetos urbanos. Levar em conta a diversidade de espécies pode parecer desafiador, mas mesmo essas estratégias simples descritos acima ajudarão muito na construção de um ecossistema.


Em primeiro lugar, respeite o que está lá. Então considere um paisagismo de performance, que atrairá animais. Em seguida, faça seus habitats projetados o mais hospitaleiro possível com manutenção prescritiva.


A Vertical Garden coloca sua equipe multidisciplinar e sua experiência em sustentabilidade a disposição para ajudá-lo em todos os seus projetos.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page