Características do Design Biofílico: Mistério
top of page

Características do Design Biofílico: Mistério

Atualizado: 15 de out. de 2020

O mistério é um dos recursos do design biofílico mais recomendados para cativar as pessoas e tornar a experiência delas com o ambiente mais interessante e atrativa

O mistério, por natureza, traz aquele desejo de descobrir, saber o que está logo ali à frente. E esse sentimento de excitação máxima é exatamente o que o padrão biofílico de mistério proporciona em seus ambientes construídos.


Antes de tudo, é bom dizer, o mistério faz parte da categoria natureza do espaço dos padrões biofílicos. Em vez de trazer elementos da natureza diretamente para o espaço ou mesmo reforçar padrões, materiais e formas naturais, os mistério da natureza do espaço reproduz condições espaciais agradáveis ​​ou emocionantes encontradas na natureza.


Padrões da Biofilia Mistério
Escola Panamericana de Arte - Zanettini Arquitetura

No design biofílico o elemento mistério é definido como a promessa de mais informações alcançadas através de visões parcialmente obscurecidas. Ou também dispositivos sensoriais que induzem o indivíduo a explorar mais a fundo no ambiente.


Design Biofílico e o Mistério: um quê de antecipação e provocação

Um espaço com uma boa condição de mistério tem um palpável senso de antecipação ou de provocação. Oferece aos sentidos um tipo de negação e recompensa que obriga a investigar o espaço. O princípio do mistério revela uma nova condição ou informação.

Para os arquitetos e designers, o mistério não é um conceito estranho. Particularmente na arquitetura paisagística, a técnica de “abordagem de recompensa por negação” tem sido usada em muitos parques, jardins e entradas de edifícios.

High Line em Nova York leva milhares de pessoas diariamente a um passeio exploratório em seus mais de 2,5Km em uma caminhada extremamente prazerosa com diversos elementos do design biofílico, entre eles o mistério do que está por vir. O mistério e as surpresas ocorrem tanto em trajeto de ida como de volta.


Mistério na Arquitetura
Bell-lloc Winery / RCR Arquitectes

Psicólogos descobriram que as condições misteriosas geram uma forte resposta de prazer dentro do cérebro, que pode ser um mecanismo semelhante ao da antecipação, pois estamos adivinhando o que pode estar chegando.


As condições misteriosas geralmente melhoram a preferência por um espaço, aumentam a curiosidade, elevam o interesse em obter mais informações e aprimoram outras condições biofílicas.

Embora grande parte da pesquisa e prática do uso do mistério fiquem em centros de design em torno de paisagens, seus atributos universais podem ser aplicados à arquitetura e interiores. Então, o que torna um espaço misterioso?

O One Central Park - Sydney, Austrália, foi o vencedor do melhor edifício em 2014 por seu design sustentável.

As qualidades espaciais e as estratégias de planejamento que revelam mais informações à medida que os usuários exploram o espaço são particularmente boas na criação de uma condição misteriosa. Os projetistas podem usar corredores curvos, obras de arte parcialmente obscurecidas, movimento parcialmente obscurecido, som abafado, transparências variáveis ​​ou janelas com luz e sombra.


Design Biofílico padrão de mistério

Criatividade para um design biofílico excelente

O mistério é único entre os padrões da natureza do espaço, porque o arquiteto deve pensar em como uma pessoa pode ter uma grande experiencia durante a progressão no espaço, e não apenas na harmonia e impacto do "todo".

Padrões da Biofília Mistério
Caminhar e descobrir novas fotografias, espaços e paisagens é prazeroso para o ser humano

As pessoas precisam se locomover no espaço para experimentar o mistério. Portanto, os arquitetos devem considerar como os usuários abordam um objeto significativo, que experiências sensoriais os atrairão a entrar em um espaço e quais características espaciais os incentivarão a continuar por um caminho ou corredor.

O convite ao explorar os caminhos é um dos elementos marcantes do mistério no design biofílico

Os ambientes com ocupantes que retornam com regularidade, como locais de trabalho, residências ou escolas, têm o desafio de criar um costume. Se você conhece a obra de arte que fica no final do corredor, porque você caminha naquele corredor todos os dias, é menos provável que você fique intrigado com a condição instalada de mistério.


Nesses espaços, intervenções imprevisíveis ou que mudam com o tempo podem funcionar melhor. Por exemplo, mudanças na luz e na sombra, fornecimento de som, conteúdo de informações e atividades ao longo do tempo, seja ao longo de um dia ou durante anos, podem manter os ocupantes engajados e curiosos. Uma outra estratégia é criar layouts fluídos em que os ocupantes possam chegar a determinado local usando mais de um caminho.

Um pouco de informação, mas não muita

Vale ressaltar que muitas pessoas podem achar uma porta com uma placa “não entre” atraente e talvez misteriosa. Porém, essa não é uma condição misteriosa, porque não há indícios do que está além da porta.

Qualquer característica que surpreenda, induza ao medo ou seja percebida como arriscada não é a ideal. Ao mesmo tempo, objetos totalmente expostos perdem toda a sensação de sedução. A dica é: sempre revele um pouco de informação, mas não muita!

Design Biofílico elemento mistério

Fato é que o mistério contribui para uma experiência emocionante. Além disso, é algo que os designers usam intuitivamente há séculos para criar condições atraentes. E, como o mistério depende de uma progressão de espaços ou condições, ele pode ser implementado estrategicamente para aprimorar outros padrões biofílicos.

Com um pouco de criatividade em sua aplicação, o mistério pode ser um mecanismo poderoso para melhorar a experiência das pessoas com o entorno.




 

Outras Matérias que você vai gostar:



 
bottom of page