Conheça projetos inspiradores de arquitetura sustentável

Atualizado: 10 de Nov de 2018


A demanda por projetos de arquitetura sustentável tem crescido de forma exponencial. Clientes conscientes do ponto de vista ambiental estão pedindo a arquitetos e decoradores sistemas completos de construção que valorizem o verde e práticas seguras e adequadas que prezam pelo meio-ambiente.

O conceito já é conhecido, mas nunca é demais lembrar. O princípio de arquitetura sustentável está pautado, sobretudo, em quatro pilares: baixo consumo de energia; redução de materiais no processo de construção; utilização de fontes de energia renováveis; e, conseguir o máximo de desempenho com o menor impacto.

Recentemente, mostramos aqui no blog sete técnicas de construção sustentável. Desta vez, a ideia é inspirar e aguçar a sua criatividade, portanto, selecionamos quatro interessantes projetos de arquitetura sustável no Brasil e no mundo. Veja abaixo:

1. Escola naturalmente iluminada

O projeto de uma escola infantil na China chama a atenção por sua beleza e funcionalidade. A base da construção vem de materiais reaproveitados. A fachada que abriga os pequenos estudantes é feita em treliça, que permite expor desenhos divertidos, uma verdadeira obra de arte. Ao mesmo tempo, garante a entrada de luz natural.

Já nos espaços internos, chama a atenção os cortes realizados tanto no chão quanto nas paredes, nos quais foram colocados vidros. Dessa maneira, os pais podem acompanhar os filhos nos espaços, que ainda recebem boa incidência de luz natural. Sim, há luz artificial, mas mais discreta do que seria em um projeto convencional.


A Iluminação natural toma conta deste projeto

A paleta de cores segue com predominância do branco, no entanto o contraste é feito com o uso de detalhes em cores vivas e abertas. Praticamente não existe preto, cinza ou tons semelhantes, salvo nos letreiros e em adesivos de indicação que ficam pregados nas paredes.

O projeto tem suas referências na sustentabilidade de diversas maneiras, começando por onde ele foi construído.

Localizada no canto extremo de um parque, a construção foi erguida em meio à natureza sem ter causado nenhuma destruição ou prejuízo ao meio ambiente. Isso também ajuda a educar as crianças e contribui para um trabalho de conscientização desde cedo.

A valorização e incentivo da entrada de luz natural é outro ponto de destaque no projeto. Inclusive, é uma dica legal que pode ser reproduzida em sua rotina.

Uma das prioridades deste projeto de Arquitetura Sustentável foi colocar a maior quantidade possível de janelas e espaços pelos quais a luz pudesse entrar. Assim, o uso de energia elétrica é reduzido, se restringindo àquelas horas do dia em que realmente não tem como ficar no escuro.

Com um modelo de projeto sustentável como este, é possível perceber dois grandes benefícios: o meio ambiente é protegido e a conta de luz fica mais barata. Nada melhor do que unir o útil ao agradável, certo? Este é um ótimo argumento para convencer aquele cliente que pensa que um projeto sustentável demanda muito trabalho e dinheiro.

O projeto foge do padrão de pilares de concreto, e seu esquema de caixas faz com que a arquitetura seja ainda mais inovadora, dando um ritmo completamente diferente para o local.

2. Casa sem tijolos

Construir uma casa sem o uso de tijolos foi um feito de jovens (e ousados) engenheiros da região sul do Brasil, mais precisamente de Curitiba (PR). No lugar de tijolos, usa-se madeira autoclavada advinda de reflorestamento, que podem durar mais de 100 anos. O isolamento térmico é feito com lã de vidro e as populares garrafas PET.

A TecVerde fala em uma economia de tempo (um quarto em comparação com uma obra convencional), menor emissão de carbono e redução de até 80% de resíduos.

O projeto, inclusive, está vinculado ao programa “Minha Casa, Minha Vida” do governo. Foram construídas 300 casas a partir da tecnologia eco-friendly, e vem ganhando diversos prêmios ao redor de todo o mundo pela inovação e pelos esforços de ajudar o planeta.

3. Casa folha

A cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, abriga um projeto de arquitetura sustentável muito curioso, cujo nome é Casa Folha, obra do Mareines e Patalano Arquitetura. A maior inspiração dos profissionais está na forma de construir dos índios, que precisam conciliar as tocas com as condições climáticas da região.

Para tanto, a Casa Folha, que faz menção ao belo telhado, se apóia em uso de materiais naturais e renováveis; formas de resfriamento sem uso de energia; além de iluminação e ventilação natural. E toda a água da chuva é colhida para reaproveitamento. O telhado em formato folha tem função de proteger a casa do sol e proporcionar generosos espaços de frescor e sombra. A madeira usada na construção é de reflorestamento.

Alguns aspectos utilizados nesse projeto arquitetônico sustentável foram:

  • uso de materiais naturais e renováveis;

  • resfriamento passivo (um conjunto de tecnologias usadas com o objetivo de reduzir a temperatura do local sem a necessidade usar fontes de energia elétrica ou combustíveis, que podem ser prejudiciais ao ambiente);

  • ventilação natural;

  • iluminação natural.

Toda a água vinda da chuva é colhida pelo telhado da casa, que tem acabamentos naturais. O aproveitamento dessa água é benéfico para o meio ambiente e pode ser reproduzido sem muitos problemas em qualquer projeto de arquitetura.

Estamos vivendo em uma sociedade altamente urbanizada e que não para de crescer. Isso faz com que o solo acabe se impermeabilizando, ou seja, perdendo sua capacidade natural de absorver a água que entra em contato com ele. O resultado disso? Cada vez mais inundações.

Elas têm diversas consequências e impactos negativos no meio ambiente, no entanto eles podem ser drasticamente reduzidos quando existem fontes alternativas e sustentáveis de água para diversos fins específicos, como é o caso da coleta da água pluvial.

4. Horta sustentável e Iluminação Natural - Urban Villas

Na Suíça, um nobre projeto sustentável chamado Urban Villas faz uso de uma bela horta, em plano inclinado, instalado em frente a um lago. O verde se mistura a materiais nobres como mármore e pedras naturais em tom claro, que acabam por refletir a luz solar.

É em um plano inclinado, com uma visão privilegiada do Lago Lucerne, na Suíça, que se estabelecem as Urban Villas. O projeto assinado por Lischer Partner Architekten tem um design moderno com revestimento ancestral: a alvenaria data da Era Jurássica.

O requinte não se restringe à fachada, já que os interiores utilizam acabamentos e materiais que se destacam, como pisos vinílicos, banheiras e a madeira do mobiliário, etc. Realçados pela entrada de luz natural através de perfis de vidro e clarabóias.


Por falar em luz, o conceito valoriza a entrada de luz natural por meio de painéis de vidro e clarabóias. No interior, há spots de luz que complementam a iluminação durante o dia, tudo feito em LED, que não gera calor.

Os benefícios trazidos por projetos de Arquitetura sustentável

Após visualizar um panorama completo a respeito da arquitetura sustentável e de alguns projetos notáveis, é ainda mais fácil perceber a importância e a responsabilidade dos arquitetos na busca por um mundo melhor e mais integrado com a natureza.

Projetos sustentáveis de arquitetura apresentam inúmeros proveitos para a sociedade como um todo. É importante destacar também que, além de ajudar o meio ambiente, a arquitetura sustentável é um modelo de negócio que vem crescendo e apresenta uma perspectiva muito positiva no mercado.

Veja quais são eles:

  • preservação do meio ambiente;

  • redução dos impactos que a poluição provoca;

  • aumento na qualidade de vida;

  • diferencial de negócio e oportunidade de crescer em um mercado ainda não tão explorado;

  • maior satisfação dos clientes;

  • valorização imobiliária;

  • desenvolvimento e promoção de uma consciência ambiental coletiva.

Jardim Vertical como parte do projeto de Arquitetura Sustentável

Nesse contexto, o Jardim Vertical surge como uma técnica eficiente e recomendável para projetos de arquitetura sustentável. A beleza do verde e sua funcionalidade têm a capacidade de dar um toque todo especial a diferentes ambientes.


A famosa parede verde proporciona isolamento térmico, diminui a incidência de ruídos externos, purifica o ar, entre uma série de outros benefícios.

Outros Materiais que você pode se interessar:

Jardim Vertical Natural Jardins Verticais: Tudo o que você precisa saber 3 Projetos com Jardim Vertical na Casacor

Entenda o Sistema de Jardim Vertical Natural que os Arquitetos Amam

#ArquiteturaSustentável #JardimVerticalNatural

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden 
CNPJ: 15.494.532/0001-08

Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon