Conheça as leis sobre Telhado Verde em vigor no Brasil
top of page

Conheça as leis sobre Telhado Verde em vigor no Brasil

Por meio dos telhados verdes o Brasil tem dado passos importantes no que se refere ao cuidado com o meio ambiente. Por mais que ainda falte uma política mais abrangente e harmônica, algumas iniciativas vindas da esfera pública têm procurado alternativas a fim de minimizar os efeitos negativos sobre o verde, sobretudo no ambiente urbano.


arquitetura sustentável e telhado verde

Algumas leis importantes em diferentes partes do país estão em vigor e apontam na direção de cuidado com o meio ambiente, como, por exemplo, a que incentiva o telhado verde. Hoje, as regulamentações promovem incentivos fiscais, certificações e selos de sustentabilidade para edificações que contemplam o telhado verde. Uma vitória e tanto.

As leis sobre telhado verde: boas práticas sustentáveis no Brasil


Entre as práticas governamentais, merecem destaques as presentes em Pernambuco, Rio Grande do Sul, Piauí e São Paulo. Cada um à sua maneira, esses quatro estados estão sintonizados com as demandas de sustentabilidade.


No Recife (PE), há uma lei de 2015 - Lei Municipal 18.112/2015 - que obriga prédios residenciais com mais de quatro pavimentos a introduzir um telhado verde na edificação. Esta é uma das medidas mais relevantes hoje no Brasil. Além disso, a lei prevê a construção de reservatórios para captação de água da chuva em novos imóveis, tanto residenciais quanto comerciais acima de 500m² e que tenham 25% do solo impermeabilizado.


 A água captada e retida no reservatório d pode ser utilizada na rega de plantas ou limpeza da edificação, por exemplo. O reservatório ajuda a drenagem da cidade, para diminuir alagamentos nas ruas.


recife leis telhado verde

No outro extremo do país, em Porto Alegre, existe uma medida no código de edificação do município que tem o objetivo de enaltecer áreas livres, dotadas de vegetação, como o telhado verde. A ideia é valorizar a paisagem urbana, melhorar o clima no entorno e lidar melhor com a captação de água. Nos terrenos cujas áreas ficam entre 151 e 300 m², o percentual mínimo de área livre é 7%. E nos terrenos entre 301 e 1.500 m², o índice sobe para 70% da área remanescente da taxa de ocupação.


leis telhado verde
© Luis Alonso - lei de telhados verdes prevê áreas permeáveis

Já no Piauí, está em vigor uma lei que leva em conta ações sustentáveis para obras realizadas pelo estado. A ideia principal é proteger o meio ambiente. Entre as ações consideradas obrigatórias, estão contempladas telhado verde, economia e reutilização de água, eficiência energética, gestão de resíduos sólidos, permeabilidade do solo e uso de energia solar.

leis telhado verde
Casa OS / Nolaster © José Hevia

Em São Paulo, foi publicado em março de 2015 o decreto nº 55.994, que regulamenta o Termo de Compensação Ambiental (TCA) no Município de São Paulo. Segundo o TCA, jardins verticais e telhados verdes podem ser utilizados como compensação ambiental.


Além disso, em dezembro de 2016, foi aprovado pela Prefeitura o Decreto Nº 57.565 que regulamenta a aplicação da Quota Ambiental, que estabelece um conjunto de regras que preservem o meio ambiente em novas edificações ou mesmo reformas. Aqui, levam-se em conta parâmetros vinculados à drenagem, ao microclima e à biodiversidade, contribuindo muito para o conceito da arquitetura biofílica. Vale destacar que os telhados verdes e jardins verticais são parte das soluções aceitas neste caso para minimizar os impactos e, mais do que isso, enriquecer a presença do verde na cidade.


Normas e leis que incluem uso de telhados verdes

Leis de compensação ambiental em construções urbanas:


  • Porto Alegre/RS: Lei Complementar 434/1999 – Podem ser utilizados telhados verdes e pavimentos permeáveis;

  • Canoas/RS: Lei 5840/2014 – Permite o a compensação por meio de Telhados verdes;

  • São Paulo/SP: Decreto 53.889/2013 (alterado pelo Decreto 55.994/2015) – telhados verdes e jardins verticais podem ser utilizados.


Normas de Incentivos Fiscais para uso de telhados verdes


  • Goiânia: Lei Complementar 235/2012 – dá descontos de até 20% do IPTU a quem instalar telhados verdes, jardins verticais, painéis fotovoltaicos, pavimentos permeáveis, etc;

  • Guarulhos: Lei 6793/2010 – descontos do IPTU que vão de 3% a 5% por tecnologias, que podem ser os telhados verdes, painéis fotovoltaicos, sistemas de captação de água da chuva, etc;

  • Salvador: Decreto 25899/2015 (substituída pelo Decreto 29.100, de 2017) – cria certificação sustentável com direito a desconto do IPTU a quem instala tecnologias como telhados verdes, reaproveitamento da água da chuva, etc;

  • Santos: Lei Complementar 913/2015: Dispõe sobre o incentivo à implantação do “Telhado Verde ” nos condomínios verticais do Município de Santos.

Leis que promovem obrigatoriedade no uso do telhado verde


  • Recife/PE: Lei 18.112/2015 – obriga a instalação de telhados verdes e reservatórios de água pluvial, de acordo com seus critérios;

  • Guarulhos/SP: Lei 7031/2012 – obriga a instalação de telhados verdes, de acordo com seus critérios;

  • João Pessoa/PB: Lei 10.047/2013 – obriga a instalação de telhados verdes, de acordo com seus critérios.


Normas que promovem uso do telhado verde por meio de certificações/selos de sustentabilidade:


  • Rio de Janeiro/RJ: Decreto 35.745/2012 – edificações e projetos que incluírem tecnologias como telhados verdes, jardins verticais, etc, ganharão o selo “Qualiverde”, com a vantagem de preferência nos processos de licenciamento da obra;

  • Salvador: Decreto 25899/2015 (substituída pelo Decreto 29.100, de 2017) – cria certificação sustentável com direito a desconto do IPTU a quem instala tecnologias como telhados verdes, reaproveitamento da água da chuva, etc (obs: já mencionado entre as normas de incentivo fiscal).

Norma Brasileira de Telhado Verde

Até o presente momento inexistem normas técnicas (NBR) para a construção de telhados verdes, o que não fornece a orientação adequada a profissionais e limita a defesa do consumidor. Uma desejável norma também poderá prever a acessibilidade segura na manutenção dos telhados, o que evita acidentes.


Por esse motivo, ao contratar uma empresa para a elaboração e execução do seu telhado verde, considere além do serviço oferecido toda a estrutura e tecnologia que dão garantia de um Telhado verde sem risco de infiltração, carga excessiva na estrutura da edificação, correta drenagem e sistemas de irrigação. Aqui na Vertical Garden, somos experientes no assunto e temos a maior estrutura em Paisagismo de Alta Performance do Brasil, nossos times são multidisciplinar e contam com engenheiros civis, agrônomos, arquitetos, paisagistas, designers, técnicos em segurança, químicos e diversos especialista. Já implantando e trabalhamos em parceria com os maiores escritórios de paisagismo e arquitetura do Brasil em projetos marcantes.


Aproveite os Benefícios do Telhado Verde e Jardins Verticais


Também nunca é demais lembrar que o telhado verde tem a capacidade de facilitar a drenagem da água, reduzir a poluição nos arredores e combater os gases de efeito estufa, além de reduzir o efeito da ilha de calor nas cidades.


Já o jardim vertical pode contribuir de forma significativa na melhora da qualidade do ar, no sentido de purificação, barreira acústica, já que as plantas diminuem os ruídos externos e equilíbrio da temperatura local.

Em ambos os casos, trata-se de um atrativo que desperta olhares e deixa os ambientes mais belos.



leis telhados verdes

 

Confira outros artigos que você talvez goste:



 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page