As estratégias de Design Biofílico que nos trazem paz, conforto e bem-estar podem (e devem) ser utilizadas em residências e apartamentos.
Uma das melhores experiências que podemos viver enquanto homens e mulheres é a ótima sensação de contato com a natureza. O verde e o meio-ambiente em sua pura essência têm o poder de penetrar no mais profundo do nosso ser. Paz, serenidade, conforto e leveza são algumas palavras que podem definir essa vivência única.
Esse é um movimento que tem despertado o interesse de designers e arquitetos, e está rapidamente se tornando parte integrante da maneira como residências e escritórios são projetados.
Um estudo produzido na Universidade Deakin, na Austrália, revela que o contato com a natureza proporciona momentos de relaxamento e bem-estar, e possui impacto positivo no estado mental dos indivíduos, uma vez que reduz sintomas de ansiedade e depressão.
Já em outro estudo na Holanda, pesquisadores do Centro Médico Universitário de Amsterdã perceberam que pessoas que vivem próximas da natureza diminuem em 21% as chances de desenvolverem depressão. Além disso, vale destacar também outros benefícios, como redução na ansiedade, melhora na qualidade do sono, na imunidade e nos problemas cardíacos e pulmonares.
Esses estudos são incríveis, mas também parece que implantar o Design Biofílico requer grandes áreas de terra, quintal ou um robusto projeto de arquitetura. Certo?
Não necessariamente!
A boa notícia é que qualquer pessoa pode incorporar design biofílico em um apartamento ou em sua na casa!
1. Use formas e padrões da natureza
Muitos edifícios hoje são projetados com linhas retas, ângulos retos e estética bruta. A natureza, no entanto, é em geral composta por formas curvas e padrões complexos. Você pode quebrar a monotonia de qualquer projeto utilizando formas orgânicas ou elementos fractais que criam projeções extremamente interessante e dentro das regras de Fibonacci na natureza.
Almofadas, tapetes e travesseiro podem ajudar a suavizar as bordas duras. Você também pode incorporar a natureza em sua decoração, incluindo peças de destaque com formas orgânicas e projeções fractais,
2. Use paletas de cores inspiradas na Natureza
Que paleta de cor você consegue observar na Natureza? Se você conseguir trazer essas mesmas cores para dentro do seu apartamento, certamente terá um grande sucesso em remeter os benefícios do Design Biofílico.
Azuis, marrons, verdes e tons de terra são geralmente usados no design biofílico porque trazem os mesmos sentimentos calmantes dentro de casa como fazem lá fora. Eles também são fáceis de criar decoração porque se complementam muito bem.
Mas atenção: a saturação da cor tende a ter maior impacto no nosso comportamento do que a paleta de cor.
Nossa percepção sobre a paleta de cor pode mudar de pessoa para pessoa, mas o grau de saturação da cor terá impactos sobre todos.
3. Leve as Plantas para dentro de seu lar
Uma abundância de plantas ajudará a trazer a sensação de bem-estar para seu apartamento ou casa. Aliás, o extenso uso das plantas pode até trazer consigo um conceito próprio de decoração chamado Urban Jungle. Porém a maioria das pessoas não tem muitas superfícies e espaço para utilizar uma grande variedade de vasos de plantas.
Um jeito de aproveitar bem o espaço e implantar os elementos da natureza é por instalar um jardim vertical no seu lar, e esse pode ser natural, preservado, em musgo ou até mesmo com plantas sintéticas (tecido e silicone) que trazem os mesmos benefícios psicológicos da natureza simulada.
A parede verde combina com sala de estar, quartos, varandas ou onde mais sua criatividade mandar. Um dos diferenciais do jardim vertical é combinar, em um só lugar, diferentes espécies de plantas, que tem tudo a ver com a proposta do Design Biofílico em um apartamento. E claro, ser aquele espaço impactante da casa, de alta conexão com o verde.
Além do jardim vertical, um outro caminho interessante é combinar vasos de plantas de diferentes tamanhos, tanto pequenos quanto médios e grandes, e espalhar por toda casa, em todos os cômodos. A aplicação, porém, deve ser absolutamente criteriosa e o ideal é ter o auxílio de um profissional.
Em todo caso, as vegetações podem ser colocadas no chão, quando os vasos forem maiores. E também colocadas em prateleiras (vasos médios), assim como em mesas (vasos pequenos). Outra possibilidade é fixar no alto, tanto na parede quanto no teto. Dessa forma, para onde quer que você olhar terá a presença do verde ao alcance de sua vista.
4. Deixe a luz entrar em seu apartamento
A maioria de nós passa cerca de 90% do nosso tempo dentro de casa, mas a luz natural e o ar são essenciais para nossa saúde. Eles realmente ajudam a equilibrar nossos níveis de serotonina e melatonina (hormônios responsáveis pela regulação do humor e do sono).
Sempre que possível, abra suas janelas e deixe a brisa fluir pelo seu apartamento. Facilite o trabalho tirando qualquer objeto nos parapeitos da janela e instalando cortinas fáceis de mover. Além disso, mantenha suas janelas limpas para que você ainda possa obter luz solar natural mesmo quando as temperaturas estão muito quentes ou muito frias para o conforto.
5. Utilize Arte Inspirada na Natureza
Mesmo que você more em um ambiente urbano e suas janelas lhe dêem uma visão de um estacionamento, você ainda pode desfrutar dos benefícios da natureza, incluindo a arte inspirada na natureza em seu apartamento.
Em 1990, um hospital sueco descobriu que os pacientes que se recuperavam da cirurgia tinham menos ansiedade quando olhavam fotos de paisagens naturais em vez de imagens de arte abstrata. Reduza sua própria ansiedade pendurando obras de arte inspiradas na natureza nas paredes do seu apartamento.
Uma boa sugestão seriam quadros criados com musgo Moss e plantas preservadas.
Quer uma melhor qualidade de vida? Então comece hoje a pensar em modos de aplicar o Design Biofílico em seu Apartamento ou sua casa. Essas mudanças simples podem transformar seu lar em um paraíso pacífico onde você pode relaxar todo os dias.
Comments