Dicas de bem estar para quem está em Home Office
top of page

Dicas de bem estar para quem está trabalhando em Home Office



Desde que a pandemia começou, nosso bem estar vem sendo afetado por diversos motivos causados diretamente ou indiretamente pelas ondas de contágio da COVID-19.

.

Gerenciar mudanças na forma como nossos filhos estão aprendendo, como nossas compras são adquiridas e onde nosso trabalho é realizado tornou-se um ato de malabarismo.


Durante esses tempos de mudança, o trabalho à distância tornou-se um novo modo de vida para um número recorde de colaboradores das empresas. Embora muitos argumentem que temos muitos benefícios de trabalhar home office, gerenciar esse já não tão novo modo de vida em constante mudança durante a pandemia pode ter um pouco de impacto em nossa saúde mental e bem estar.


Todos nós mostramos ser capazes de nos relacionar com as mudanças, afinal há quase 2 anos estamos num vai e volta constante, e na época que estamos escrevendo isso a variante ômicrom tem batido recorde de infecções o que fez muitas das grandes corporações incentivarem seus funcionários a trabalharem 100% home office.


Vamos pensar em algumas maneiras de como manter uma mente saudável e uma perspectiva positiva quando o equilíbrio diário do trabalho, crianças, tarefas e outras sobrecargas se tornarem demais.

Home Office e Bem Estar
Contato com a Natureza e Iluminação Natural Promovem o Bem Estar

Então abaixo segue algumas dicas da Socióloga e analista Morgan Sears, que podem ser úteis para o bem-estar e qualidade de vida para quem estiver de Home Office.


Rotinas podem conduzir ao bem estar!

Fazer pequenas mudanças na sua rotina de trabalho fora de casa pode ser um longo caminho para aumentar a produtividade, aumentar a motivação e melhorar a saúde mental. As pessoas tendem a ser criaturas de hábitos e se sentem confortáveis em suas rotinas... mas essas rotinas não têm que ser chatas!

As rotinas não só podem ajudar a combater o estresse, mas também podem ajudar a nos proteger contra maus hábitos de sono e alimentação. Tomar alguns passos simples para desenvolver rotinas ao longo do dia vai colocá-lo na mentalidade certa para ser produtivo enquanto trabalha em casa.
  • Manhã: Acordar em um momento consistente todas as manhãs é o que se tem mostrado de melhor para aumentar a satisfação em sua vida pessoal, com suas finanças e com seu senso de equilíbrio trabalho-vida. Pesquisas sugerem que acordar cedo pode ser a chave para o pico de produtividade. Considere usar o tempo que teria sido gasto se deslocando ao trabalho para se exercitar, esticar, praticar esporte ou qualquer outra coisa que ajude a relaxar sua mente. Em grande parte das vezes o erro humano ocorre devido à fadiga, que pode afetar a produtividade, motivação e clareza mental. Durante a manhã, procure cuidar de animais de estimação e crianças se você os tiver, tome café da manhã e use esse tempo em família (livre de tecnologia, se for possível), e desfrute de uma xícara de café ou chá para começar o seu dia.

  • Meio da manhã/tarde: Lembre-se de fazer pausas a cada hora ou mais, conforme sua carga de trabalho permitir. Um relógio inteligente, pode ser configurado para alertá-lo para se mover em horários predeterminados. Andar para fora de casa ou para uma sacada de um apartamento, respirar ar fresco e tomar um pouco de luz do sol são boas maneiras de refrescar a mente e dar aos seus olhos uma pausa da tela. Atenha-se a uma dieta saudável e evite lanches açucarados em sua mesa. Mantenha-se hidratado durante todo o dia e tente evitar o excesso de indulgência em bebidas com cafeína que, em última análise, fará com que seu nível de energia na verdade despenque. Muitos funcionários altamente produtivos desfrutam dos benefícios das caminhadas na hora do almoço com seus cães ou corridas de meio-dia, ou mesmo têm uma estação de trabalho que pode ser ajustada para permitir ficar em pé enquanto trabalham.

  • Noite: Trabalhar em casa vem com um conjunto único de desafios. Manter uma rotina é a melhor maneira de se manter produtivo ao mesmo tempo em que equilibra o trabalho com as responsabilidades domésticas. Quando você trabalha em casa, não é tão fácil como sair da mesa do escritório, sair do prédio, e ficar longe do computador e arquivos. Lembre-se que só porque você tem acesso ao trabalho constantemente não significa que você tem que trabalhar constantemente. Considere uma "desintoxicação digital" (um período de tempo para se abster do uso de dispositivos digitais) para ajudar a desligar o estado de trabalho da mente. Aproveite as interações familiares, converse e jante juntos. Tenha uma rotina que relaxe sua mente e corpo para se preparar para uma noite inteira de sono. Um equilíbrio saudável entre trabalho e casa pode levar em direção a uma maior capacidade de foco e um maior nível de produtividade.

O ambiente promove bem estar no Home Office

Óbvio que não estamos numa guerra real como Júlio César mas certamente temos que levar as batalhas à nossa frente em consideração. Crie um ambiente de trabalho que o coloque no estado de espírito certo para não apenas completar suas tarefas, mas conquistá-las! Seu espaço de trabalho deve ser confortável e convidativo, mas não um que seja muito perturbador. Imagine como você teria sua mesa montada se trabalhasse em um escritório tradicional. Tenha fotos de sua família e/ou animais de estimação, jardins reconfortantes, e um conceito de Design Biofílico que torna um dia de trabalho produtivo e eficiente. Invista em uma cadeira confortável com suporte para a cabeça, bem como suporte de pulso para o teclado do computador e mousepad. O conforto físico é tão importante quanto o conforto mental quando você está gastando um terço de cada dia da semana em seu espaço de trabalho.


Se for possível, tenha um espaço de escritório separado de outros quartos em sua casa que poderia causar distração. Ter seu espaço de trabalho em áreas de sala de estar ou seu quarto pessoal pode não fornecer um ambiente de trabalho livre de distrações. Certifique-se de que seu Home Office está bem iluminado e livre de desordem - você quer aproveitar seu tempo em seu espaço de trabalho o máximo possível. A iluminação correta e uma área de trabalho arrumada também podem fornecer uma formação profissional adequada para reuniões virtuais e acrescente plantas a decoração desse espaço.


Descanse, quando o dia acaba!

Respire fundo. Quando o dia de trabalho acaba, não importa onde sua mesa esteja, é sempre um alívio. Lembre-se dos benefícios de ter seu espaço no trabalho de casa se você começar a se sentir sobrecarregado no final do dia. Você se livrou do trajeto – pense nas economias de combustível e desgaste do veículo. Estique essas pernas. Quando seu trabalho estiver feito, relaxe... Você está em casa agora.


Bem estar Home Office
Invista em áreas que promovam o bem estar I Projeto e Implantação Vertical Garden

Essas dicas foram úteis? Então compartilhe este texto e ajude no bem estar de outros que estejam enfrentando as rotinas do Home Office!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page