Dicas: plantas ideais para telhado verde extensivo
top of page

Dicas: plantas ideais para telhado verde extensivo

Os telhados verdes têm se mostrado uma solução interessante para dar um toque diferente aos edifícios modernos. Não só pela sua beleza de encher os olhos, que faz toda a diferença na paisagem predominantemente cinza dos grandes centros urbanos, mas também pelos seus benefícios práticos.


Uma telhado verde minimiza a incidência de calor no prédio, também reduz consideravelmente o nível de ruído externo, já que traz proporciona um isolamento acústico. Fora isso também auxilia na retenção da água de chuva, o que reduz as chances de enchentes, além da promoção de um habitat saudável para diferentes espécies vivas.

Telhado verde extensivo e suas vantagens


Não à toa, o assunto tem crescido no Brasil, tanto que já existem leis em vigor no país que incentivam a adoção do telhado verde, como nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Piauí e São Paulo.



O telhado verde extensivo tem sido bastante requisitado. Isso porque ele se destaca por ser mais fino e mais acessível do ponto de vista do investimento inicial. Esse perfil do telhado verde extensivo, mais simples em relação ao intensivo e semi-intensivo, também tem a vantagem de ser mais leve, uma vez que tem menos substrato, o que não sobrecarrega a laje dos edifícios, algo de fundamental importância para o sucesso completo do projeto.


Um telhado verde funcional e passa necessariamente por um conjunto harmonioso de vegetações que levam beleza e baixa manutenção. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de plantas ideias para telhado verde extensivo. Confira abaixo!

  • Bulbine: trata-se de uma planta belíssima que fica muito bem com sol pleno e meia sombra. Seu consumo de água é considerado baixo, por isso é bem prática.

planta para telhado verde extensivo bulbine

  • Dinheiro em penca: bastante valorizada no paisagismo por sua delicadeza, se adapta adequadamente em ambientes mais sombreadas e úmidos.

planta para telhado verde extensivo dinheiro em penca

  • Clusia: esta é uma planta ornamental e que requer pouca manutenção, ideal para lugares com sombra e, ao mesmo tempo, às vezes tem sol intenso.

planta para telhado verde extensivo clusia

  • Capuchinha: esta planta é interessante porque além de seu aspecto estético, também é considerada medicinal. Gosta de sol pleno.

planta para telhado verde extensivo capuchinha

  • Orégano: Chega até 15 centímetros de altura e, além do visual único, também pode ser utilizada para fins medicinais e aromaterápicos. Planta multitarefa.


planta para telhado verde extensivo Oregano

  • Lambari: Pelo seu aspecto compacto, pequeno porte e adaptação à sombra, o lambari torna-se uma excelente forração para situações de sombra e meia-sombra, onde dificilmente os gramados vingam, como áreas de telhado verde cobertas por telhados ou outro sombreamento.

planta para telhado verde extensivo lambari
  • Grama esmeralda: Produz um visual acolhedor e se destaca também por sua baixa manutenção. De origem japonesa, fica bem no sol pleno.

planta para telhado verde extensivo grama esmeralda
  • Grama São Carlos: De coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra, adaptada ao clima frio, vai bem a pleno sol e a meia-sombra, formando um tapete bem denso.

planta para telhado verde extensivo grama sao carlos
  • Grama Amendoim: A grama-amendoim tolera secas e encharcamentos, mas não resiste a geadas e pisões. Por isso, prefira usá-la como forração em áreas de pouca passagem.

planta para telhado verde extensivo grama amendoim

planta telhado verde extensivo orçamento

 

Confira outros artigos que você vai gostar:



 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page