Entenda o sistema de Jardim Vertical Natural que os Arquitetos amam!

Atualizado: Mar 16


Jardim Vertical Hidropônico, por que é o preferido dos Arquitetos?

Um dos principais problemas que um arquiteto enfrenta na hora de especificar um Jardim Vertical em um projeto é decidir qual sistema utilizar. A falta de informação relevante sobre os vários métodos existentes não ajuda na tomada de decisão, de modo que torna o processo de triagem complicado.


A seleção de um método de construção que garante o perfeito funcionamento e durabilidade do sistema de montagem e irrigação pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do projeto.


Este sistema existe e é conhecido como F+P. De eficácia comprovada em mais de quinhentos jardins verticais espalhados por todo o mundo, o sistema F+P é baseado em hidroponia, ou seja, a técnica de cultivar plantas sem solo, em que as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Isso permite adaptar as vegetações naturais facilmente às fachadas e paredes internas com qualquer grau de inclinação.


As mantas não precisam de terra e não ficam em contato direto com a alvenaria

O sistema F+P foi criado e patenteado pela companhia mexicana Paisajismo Urbano. No Brasil, a única empresa com certificação, tecnologia e conhecimentos necessários para implantar este tipo de sistema é a Vertical Garden.

Quais são os passos de montagem do Jardim Vertical?

A principal inovação do F+P é a fixação da vegetação utilizada no Jardim Vertical. O processo é composto de quatro camadas e o sistema de irrigação:

  1. ripa de metal;

  2. painéis impermeáveis;

  3. painéis duplos de tecido sintético (que também serve de apoio e substrato para hidroponia)

  4. camada de vegetação.

Depois, é feita a instalação e a programação do sistema de irrigação, projetado de acordo com as características do Jardim Vertical – considerando todos os equipamentos necessários para o perfeito funcionamento como válvulas, filtros, reguladores de pressão etc. O sistema pode ter conexão com a internet para controlar remotamente a irrigação.




O conjunto de irrigação fica localizado na camada dos tecidos, permitindo fácil acesso em caso de um eventual ajuste. Esta disposição em camadas é muito leve, com um peso médio de 35 Kg/m². Outra vantagem é que entre as camadas há bolsas de ar (que servem como ar-condicionado natural) e favorecem o crescimento das plantas sem que estas encostem na fachada. Isso evita os perigos de umidade ou danificação do edifício.


→ ORCE AQUI O JARDIM VERTICAL PARA O SEU PROJETO


Quais as vantagens do Jardim Vertical Hidropônico?

O sistema hidropônico garante que haverá baixa manutenção no Jardim Vertical. Quando necessária, é simples, basta substituir algumas plantas. Todas essas vantagens são relacionadas a um moderno sistema de monitoramento remoto pelo qual é possível intervir, se houver necessidade, na irrigação ou nos ajustes na composição dos nutrientes.

Quando as condições são boas, as plantas se desenvolvem na sua plenitude. Este sistema favorece a interação entre elas, permitindo que novas espécies introduzidas no Jardim Vertical se adaptem ao ambiente imediatamente. Portanto, para a eficácia do projeto, é essencial a correta seleção das plantas. Por esta razão, a escolha é feita de forma personalizada, levando-se em conta fatores como clima, local de aplicação, vegetação nativa, quantidade de luz e umidade ideal que cada espécie de planta precisa. Os materiais utilizados na instalação de nosso sistema são duráveis ​​e de alta qualidade. Estima-se que pode ser mantido em perfeitas condições durante mais de 50 anos. Eles estão preparados para condições climáticas adversas, como mudanças de temperatura, exposição solar prolongada ou ventos fortes.


Fachada de 600m² do Centro Empresarial Vila da Serra, MG, recebeu jardim natural da Vertical Garden

A Instalação Jardim Vertical Hidropônico é rápida! É necessário apenas que a área onde estarão localizadas na fachada tenha uma saída de água para a instalação da irrigação e uma calha para conduzir os líquidos. Finalmente, o espaço onde fica o ponto de controle do sistema deve estar protegido. Se tiver as condições descritas acima, o tempo estimado para construção de 100 m² é de aproximadamente 20 dias. Veja um case de Instalação aqui.


Vertical Garden é especialista em todos os sistemas de Jardins Verticais

Graças ao nosso vasto conhecimento em Botânica, Biologia e Química, podemos oferecer garantia contra mortalidade para 100% da vegetação instalada, garantindo também Crescimento e maturidade do Jardim Vertical em menos de 3 meses. O Sistema de Controle de irrigação tem garantia de 12 meses.

Outros artigos que você talvez goste:

Jardim Vertical Natural, Artificial, Moss e Preservado: Qual a diferença entre eles? Jardim Vertical Natural pode ser considerado em compensação ambiental!

Mclaren inagura loja no Brasil e Implanta Jardim Vertical da Vertical Garden Jardins Verticais: Tudo o que você precisa saber!

Conheça Mais Sobre Jardins Verticais Naturais

#JardimVerticalHidroponico #SistemadeirrigaçãoJardimVertical #Paredeverdehidroponica #MontagemJardimVertical #Irrigaçãojardimvertical

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden. CNPJ: 15.494.532/0001-08
Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon