Floreira de Fachada I Lançamento para Incorporação Sustentável
top of page

Tecnologia para Floreira de Fachada é lançada para solução na incorporação sustentável

Atualizado: 11 de set. de 2022

Iniciativa da Vertical Garden soluciona um problema de arquitetos, incorporadoras e investidores bastante comum: soluções verdes e sustentáveis para as fachadas no desenvolvimento imobiliário sustentável.



Tecnologia para Floreiras de Fachada na Incorporação


Trata-se de uma solução inovadora desenvolvida a partir da necessidade urbana onde as construções passam a se verticalizar, optando também pelo modelo de verticalização da paisagem nas fachadas.


De acordo com o CEO do Grupo VG, Bruno Watanabe, a floreira de fachada pode ser confundida com as famosas jardineiras, mas que nem sempre conseguem atender a demanda das construções pelo simples fato de não terem tecnologia. “Ela tinha uma função única de estética, e as flores utilizadas em uma jardineira no primeiro andar, nem sempre eram compatíveis com andares mais altos, causando um desequilíbrio na fachada”, explica.


As floreiras de fachada desenvolvidas pela Vertical Garden funcionam com a tecnologia auto-irrigável, baseada no princípio da capilaridade da água, além de evitar a proliferação de mosquitos, minimiza a periodicidade de manutenções e fornecedores num único espaço, entre eles jardineiro, revestimento, drenagem, serralheria e outros.


Floreira Fachada Paisagismo
Solução para Floreiras de Fachada: Modelos Estrutural e de Embutir

Foram desenvolvidos dois projetos de floreira: a estrutural e a embutida. “O intuito é simplificar a vida das incorporadoras, trazendo a tecnologia e praticidade na hora de projetar e executar, sendo modular e totalmente ajustável às necessidades dos edifícios.”


Um ponto que se destaca da Floreira estrutural é a tecnologia “Air Pruning” que controla naturalmente a temperatura das plantas, evita o mofo e apodrecimento das raízes, promovendo a rapidez no desenvolvimento das espécies de plantas e possui uma melhor absorção de nutrientes, não sendo necessário oferecer muita água, além de proporcionar economia aos cultivadores.



Além da necessidade de uma solução estética, funcional e sustentável, este tipo de floreira também permite conforto nos apartamentos, equilíbrio de temperatura, redução da poluição de ar e redução de barulho externo. “ Trata-se de uma evolução deste conceitos para novos empreendimentos. Uma vez que os atuais não são tão funcionais”, finaliza Watanabe.


Debate sobre Arquitetura e Sustentabilidade na Incorporação Imobiliária Residencial

O evento trouxe uma roda de conversa sobre mercado de arquitetura, incorporação, tecnologia e sustentabilidade com: Harry Lorenzi, Engenheiro Agrônomo e Fundador do Instituto Plantarum; ; Benedito Abbud Me da Arquitetura e Urbanismo Paisagista; Bruno Watanabe, CEO do GRUPO VG ; Grazielle Gomes Rocha, Diretora na Aflalo e Gasperini Arquitetos e Felipe Faria, CEO da GBC Brazil.

Assista na Integra a mesa redonda e o lançamento das Floreiras de Fachada



Na conversa os temas pontuados pelos especialistas permearam da importância da formação profissional, considerando que o paisagismo integra vários modelos e dimensões de projetos, bem como a inteligência artificial que veio contribuir para identificar e apresentar os nomes de uma infinidade de plantas disponível no ecossistema. Também foi comentado que o aumento pelo consumo de plantas durante a pandemia, quase que dobrou a produção na cidade Holambra/SP.

Nos lares, os 3 "P" continuam muito presentes, principalmente com a vivência da pandemia: As Pessoas (é claro), os Pets e as Plantas. E os especialistas deixam claro que é importante perceber que hoje a natureza é premissa nos projetos de arquitetura, que precisam ter uma visão ecossistêmica do edifício, pois estamos no meio de uma revolução verde, em todo o mundo.


Paisagismo para Floreira de Fachada I Vertical Garden

Danilo Vilela, Diretor Executivo da Vertical Garden I Especialista em Mercado & Design Biofílico, informa que a Vertical Garden oferecerá ao seu cliente a Biblioteca BIM (Building Information Modelling) ou Modelagem da Informação da Construção, no qual estão disponíveis os desenhos 3D das Floreiras de Fachada, tanto a embutida quanto a estrutural, contendo os parâmetros para a modulação do produto no projeto e a configuração para o levantamento de quantitativos dos materiais envolvidos.


O Grupo VG - holding responsável por gerir e acelerar as greentechs, como Vertical Garden, ONE, G-BRANDS, Watanabe e Vertiver - , e com maior equipe multidisciplinar de sustentabilidade e ESG da América Latina, acaba de apresentar para o mercado imobiliário. design e paisagismo um novo conceito de floreira de fachada no desenvolvimento imobiliário sustentável.



Confira outros artigos que você vai gostar:


bottom of page