Hospital verde em Cingapura é referência em arquitetura sustentável

Atualizado: 13 de Ago de 2019

Bons exemplos devem sempre ser seguidos. E quando o assunto é hospital verde, impossível não falar do hospital NG Teng Fong, localizado em Cingapura. Essa verdadeira obra de arte serve de inspiração para todos os arquitetos e paisagistas que se interessam pelo inovador conceito de arquitetura sustentável em hospitais.


NG Teng Fong aplica conceitos de Hospital verde em toda arquitetura hospitalar

Toda a estrutura do espaço, que conta com 1.100 leitos, foi pensada para ser um ambiente de cura e restauração integral dos pacientes. Para isso, se cercou de diferentes meios relacionados à natureza e à sustentabilidade. O design da estrutura foi desenvolvido com base em poupar recursos naturais e promover a saúde e o bem-estar dos ocupantes.


Leitos com vegetação na sacada coloca pacientes em contato com o verde

O primeiro ponto que chama muito a atenção é que todos os pacientes têm direito a uma janela. Assim, plantas, jardins e luz natural estão disponíveis a cada paciente. Pode parecer algo simples, mas a ideia é um meio de melhorar a ventilação, permitir uma maior incidência de luz e, também, controlar possíveis infecções hospitalares. Além da vista para os parques.

O hospital verde se ocupou em cuidar da entrada de luz. Durante o dia, a proposta é maximizar a luz e o brilho solar, sem incomodar as pessoas, é evidente. Prova disso são as persianas horizontais, que mantém os pacientes protegidos do sol da manhã e da tarde. E quem quiser se conectar direto com o Sol e com vegetação nativa, pode visitar o telhado verde instalado no terraço, que inclui jardins verticais. Destaque ainda para o sistema de filtragem de ar quando ocorre uma névoa, que duplica a quantidade de ar que vai em direção às enfermarias.


Iluminação natural é forte aliada em hospitais sustentáveis

O projeto arquitetônico do NG Teng Fong inclui aquecimento de água a partir de um grande sistema fotovoltaico. Inclusive, as luzes da paisagem externa vem da energia desse mesmo sistema. Lá dentro, vale citar as luminárias LED. A economia de água passa pela coleta de água da chuva para utilização nas plantas, entre outras aplicações. No fim, o prédio sustentável usa 38% menos energia quando comparado a um hospital convencional de Cingapura e 69% menos do que um típico hospital estadunidense.

Exemplo brasileiro de hospital verde


Existem muitos hospitais no Brasil que estão voltados a eficiência da edificação e a promoção do verde de modo sustentável. Projetos como o Jardim Vertical do Hospital Sírio Libanês, os corredores verdes em áreas controladas da Beneficência Portuguesa e outros são soluções de destaque na cidade de São Paulo.

Em Salvador (BA), o hospital Sarah Kubitschek é um bom exemplo de hospital verde e que valoriza a sustentabilidade no Brasil. O espaço foi pensado pelo grande arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.


Hospital Kubitschek aplica conceitos de biofilia em sua arquitetura

A começar que o hospital está cercado pela natureza, uma vez que foi construído numa área de Mata Atlântica nativa. O projeto hospitalar se preocupou em evitar raios diretos do Sol nas áreas internas. A ventilação de algumas áreas importantes é administrada conforme a necessidade, e pode ser interrompida sem, no entanto, comprometer a iluminação natural.


Integração com Jardim Externo é valorizada no Projeto

Outro ponto interessante do hospital verde brasileiro é que os ambientes internos estão conectados com jardins externos que cercam o belo edifício.



Confira outros artigos que vai gostar:

Jardins Verticais: tudo o que você precisa saber!

7 exemplos de técnicas de construção sustentável para arquitetura

Entenda o sistema de Jardim Vertical Natural que os Arquitetos amam!

Vertical Garden: paisagismo que contribui com a sustentabilidadePaisagismo de alta performance: entenda o que é e por quê você precisa em sua obra

Conheça as leis de telhado verde em vigor no BrasilPaisagismo Hospitalar: um novo olhar para a sustentabilidade com hospitais verdes


#arquiteturahospitalar #hospitaisverdes #hospitalsustentavel #leed #paisagismohospitalar

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden 
CNPJ: 15.494.532/0001-08

Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon