Jardim Vertical de Musgo: 7 benefícios científicos para saúde!
top of page

Jardim Vertical de Musgo: 7 benefícios científicos para saúde!

Atualizado: 15 de set. de 2021

Jardins verticais transformam um ambiente simples em algo deslumbrante. Os visuais são inigualáveis, combinando a atemporalidade da natureza com tecnologia de ponta e design.


Mas você sabia que jardins verticais de Musgo Moss Escandinavos também têm alguns benefícios científicos incríveis?


Vamos conversar sobre alguns desses benefícios impressionantes, e você verá que os jardins verticais de musgo Moss são mais do que apenas um recurso estético para sua casa, escritório ou ponto comercial.



1. Redução do estresse

Um estudo publicado pela Sociedade Americana da Ciência da Horticultura, nos Estados Unidos, descobriu que basta ter contato com plantas para obter os benefícios dos efeitos analgésicos e aliviar o estresse. Há também um estudo publicado pelo Journal of Pshisyological Anthropology que mostra que a interação com plantas em ambientes fechados pode reduzir o estresse psicológico e fisiológico em adultos e jovens.


2. Aumento da Concentração

Pesquisadores do Royal College of Agriculture em Cirencester, na Inglaterra, realizaram um estudo interessante sobre a atenção dos alunos em ambientes com plantas. Eles descobriram que os alunos eram 70% mais atentos quando ensinados em salas de aula contendo elementos da Natureza. Além disso, o comparecimento para palestras oferecidas em salas contendo plantas foi maior.


3. Maior Produtividade

Pesquisadores da Texas A&M University, nos Estados Unidos, examinaram correlações entre plantas e produtividade no local de trabalho. Eles criaram três espaços de trabalho diferentes: um com flores e plantas, um com escultura e uma área sem elementos decorativos.

Após a pesquisa, descobriram que homens e mulheres demonstraram um pensamento mais inovador e resolveram mais problemas enquanto trabalhavam no espaço que incluía flores e plantas e os elementos do Design Biofílico.


Já deve estar pensando onde você vai instalar seu jardim vertical, né? Mas ainda tem mais....


4. Redução dos VOCs do Ar

O pó em suspenção no ar pode conter uma variedade de contaminantes potencialmente perigosos, como aerossóis de produtos de limpeza, partículas de fumaça, pó químico, bolor e vapores. Quando as pessoas inalam as partículas em suspensão, elas correm o risco de contrair doenças relacionadas ao pó, como asma, aviolete alérgica e câncer.

Introduzir musgo em uma sala ajuda você a exercer mais controle sobre os VOC's em suspensão. Os componentes inorgânicos solúveis do pó são absorvidos e metabolizados e efetivamente eliminados do ar.

5. Conforto Acústico

As pessoas há muito tempo usam a vegetação para reduzir o ruído e criar ambientes mais pacíficos. Moradores de locais com ruas movimentadas plantam árvores ou arbustos para bloquear ruídos de trânsito, e muitos procuram áreas no campo, de preferência perto de matas, quando buscam paz e tranquilidade.

Os mesmos princípios se aplicam com Jardins Verticais de Musgo Moss. A vegetação bloqueia naturalmente sons de alta frequência, enquanto a estrutura de suporte diminui ruídos de baixa frequência. Alguns estudos têm demonstrado que as plantas podem reduzir os ruídos ambientais nos escritórios em até 5 decibéis.

6. Níveis de umidade estabilizados

Os musgos podem ajudar a estabilizar os níveis de umidade em uma sala e mantê-los relativamente entre 40 e 60%. Este é um dos atributos mais interessantes e benéficos do musgo - que ele pode absorver umidade do ar quando a umidade está alta e, em seguida, liberá-lo de volta ao ar quando a umidade está baixa!

Como isso é benéfico para os humanos? Estudos mostraram que vírus como a gripe são mais propensos a se espalhar quando a umidade cai abaixo de 10 gramas/metro cúbico ou seja abaixo de 40% de umidade relativa do ar. Portanto, durante as baixas umidades do ano, as paredes de moss podem ajudar seus espaços internos a manter os níveis de umidade que não promovem a propagação da doença. Mas utilizar jardins verticais de musgo Moss, como já vimos, previne doenças e limpa as partículas em suspensão do ar, um bônus extra!


7. Redução de Energia

Por ser um revestimento de baixo índice de condução térmica as paredes revestidas com musgo escandinavo são mais frias nos meses de verão e

durante o inverno, o musgo fornece uma camada adicional de isolamento térmico para áreas internas. Isso reduz os custos de climatização e seu consumo de energia.

Como você pode ver, os benefícios científicos dos jardins verticais de musgo Moss são profundos e bastante interessantes. Desde benefícios psicológicos como menos estresse e melhor produtividade até benefícios financeiros, como menores custos de climatização mecânica e Zero de manutenção. Além disso, benefícios ambientais dos jardins verticais de musgo também são impressionantes. Eles podem melhorar a qualidade do ar e ajudar a estabilizar a umidade em seu interior.


Aplicação do Musgo Moss na Arquitetura

Pra você se inspirar, separamos abaixo algumas aplicações da Vertical Garden nos mais variados ambientes:


E agora? Decisão tomada? A Vertical Garden pode ajudar você a encontrar a solução que sua casa ou escritórios precisam. Basta solicitar o contato de um de nossos especialistas neste link!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page