Jardim Vertical em apartamento: saiba como e qual utilizar
top of page

Jardim Vertical em apartamento: saiba como e qual utilizar

Atualizado: 28 de nov. de 2018

Jardim vertical é a solução ideal para levar mais verde a apartamentos


A natureza tem a capacidade de proporcionar sensações agradáveis como bem-estar e relaxamento. É o elo que une o homem a sua mais pura essência. Esse é um dos motivos que fazem tantas pessoas que vivem nos centros urbanos recorrem nos finais de semana ou feriados a lugares mais afastados, tais como o litoral ou interior. As plantas energizam.


Por esse motivo, implementar um jardim vertical em nosso lar é, também, questão de conforto e qualidade de vida. E nunca é demais lembrar: não é só privilégio de quem mora em casas espaçosas. Os que residem em apartamento, hoje em dia, por conta dos processos tecnologicamente avançados, conseguem dar um toque verde com a implantação de uma parede verde.


Jardins Verticais em apartamento: Áreas Externas


Sobram possibilidades para arquitetos e decoradores incluírem mais verde nos projetos de seus clientes. Existe uma oferta interessante - recentemente falamos aqui neste espaço dos tipos de jardins verticais - à disposição, que cobrem necessidades diferentes dos clientes.

Para apartamentos com áreas externas recomendamos 2 tipos de parede verde: Jardim Vertical com Plantas Naturais em apartamentos : Varandas, Sacadas, Coberturas e Áreas de Piscina

Jardim com plantas naturais , seu uso é de fato, mais recomendado para áreas externas, ou seja, pode se adequar bem a varandas gourmet com boa incidência de luz natural ou então em coberturas e áreas de piscinas. O sistema hidropônico faz a rega automatizada, que dispensa a ação humana, é uma aliada que mantém as plantas sempre com a quantidade certa de água. E não precisa pedir para o vizinho cuidar enquanto se está viajando de férias. Porém não se pode esquecer da manutenção e poda, que devem ser feitas por profissionais especializados frequentemente.


Além de purificar o ar e controlar a temperatura no entorno, vale dizer, as plantas naturais promovem uma barreira acústica interessante, proporcionando mais paz e comodidade aos moradores, principalmente em lugares com excesso de ruídos externos.


Jardim Vertical de Plantas Artificiais Premium em apartamentos : Varandas, Sacadas, Coberturas e Áreas de Piscina

A praticidade do Jardim Vertical Artificial agora também pode ser aproveitada para áreas externas. Processos produtivos tecnológicos aliados a matérias-primas de primeira linha foram capazes de criar plantas altamente resistentes, próprias para os ambientes abertos. Com proteção UV não desbotam ou perdem as cores originais e mantém o formato intacto mesmo estando expostas às variadas condições climáticas. Veja na integra o case da implantação do projeto abaixo.


Parede Verde Artificial em cobertura de apartamento
Parede Verde Artificial em cobertura de apartamento - Portfólio Vertical Garden

Jardins Verticais em apartamentos: Ambientes Internos


Dentro dos apartamentos, também podemos utilizar as plantas naturais, porém as chance delas sobreviverem é menor, uma vez que variações de temperatura do ar-condicionado ou falta de iluminação natural são fatais. Portanto, a solução passa por soluções modernas e sofisticadas como jardim vertical de plantas preservadas, o musgo moss preservado ou mesmo as plantas permanentes (artificiais). Nesse caso, a vida útil das plantas é infinitamente maior e não precisam de rega automatizada ou manutenção frequente, como as naturais.

Jardim Vertical em Apartamento - Vertical Garden
Jardim Vertical Natural precisa de infra-estrutura preparada e ambiente adequado - Instalado por Vertical Garden

Painel Verde Apartamento
Jardim Vertical de Musgo Moss é quase uma obra de arte na parede do apartamento - Instalado por Vertical Garden

Jardim Vertical em apartamento - Interior
Avencas Preservadas trazem o verde sólido e profundo neste Jardim Vertical - Instalado por Vertical Garden

Jardim Vertical Interior Apartamento
Jardim Vertical com plantas permanentes artificiais reproduz com perfeição a vegetação Natural - Criado por Vertical Garden


Quadro Verde em Interior de Apartamento


Além da parede verde tradicional, há também uma oferta de quadros desenvolvidos com esses tipos de plantas que ornam muito bem com os apartamentos. Sobre as plantas em si, são muito parecidas com as naturais, seja em cor, em textura ou movimento. Só conhecendo bem o assunto e estando muito próximo das plantas é que se percebem as pequenas diferenças.


Quadro vivo aparatamento

Quadro vivo artificial

Do mesmo modo, junto do jardim vertical, um bom projeto de decoração conta ainda com plantas especiais que ajudam a compor o visual dos ambientes como um todo. Há uma variedade de estilos de plantas que, por suas características básicas, combinam com os apartamentos. Veja aqui algumas plantas ideais para apartamentos.


Questão de estilo e bom gosto


Por último, cabe dizer que as plantas incorporadas nos apartamentos - natural, preservada ou artificial - estão atreladas a uma questão de estilo e muito bom gosto dos proprietários. Os efeitos visuais proporcionados pelo jardim vertical remetem a conceitos como modernidade, funcionalidade e design refinado. Falemos a verdade: há uma diferença estética enorme entre projetos com e sem jardim vertical.

Agora, para conhecer mais em detalhe cada tipo de Jardim Vertical, baixe nosso catálogo ou nos envie uma mensagem e nossos arquitetos vão auxiliar na especificação do seu projeto.


Guia do Jardim Vertical para Apartamento

 

Outras Matérias que você talvez goste:



 
bottom of page