Jardins Filtrantes despoluem Marginal Pinheiros e água é usada para irrigação de Paisagismo

Atualizado: há 2 dias

A One, empresa do Grupo VG dedicada a projetos 100% sustentáveis, desenvolveu um ousado plano tomando como base os jardins filtrantes para tratar o efluente da estação Vila Olímpia da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ao lado da Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo (SP). O plano está na fase final de consolidação e a ideia é terminar os trabalhos no mês de abril.

INTERVENÇÃO ÁGUAS | JARDINS FILTRANTES

Toda nova e disruptiva solução naturalmente gera dúvidas. Mas, o jardim filtrante tem se mostrado uma solução real com um potencial sustentável fantástico. Além disso, tem um custo considerado acessível por conta de seus benefícios e o melhor: é rápido e seguro de implementar na prática.


O que são os Jardins Filtrantes?


“O wetland, ou jardim filtrante, é um sistema de tratamento natural de esgoto que se baseia na capacidade de purificação natural de plantas macrófitas aquáticas e de microrganismos que trabalham em simbiose com raízes das plantas. As plantas crescem em um substrato inerte, geralmente brita ou seixo de resíduo de construção, e se alimentam da matéria orgânica presente no efluente. A planta usa esses nutrientes para se desenvolver e o que antes era esgoto passa a ser um jardim onde a água tratada tem padrão superior ao requerido pela legislação para água de reuso”, explica Sarah Daher, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo VG, ao qual pertence a One.


Sistema de tratamento de esgoto por Jardins filtrantes

De acordo com a especialista no assunto, essa água é ideal para ser usada em irrigação, vasos sanitários e lavagem de piso. No caso do projeto da One para a estação Vila Olímpia, a previsão é que seja captada 19 m³ por dia de água da estação Vila Olímpia por dia, onde 5 m³ será destinada a irrigação dos painéis de Jardim Vertical da estação e gerando um superávit em torno de 14 m³ de água de reuso, podendo reduzir o consumo de água potável da estação.


Na visão de Sarah, que tem mestrado em Design Contextual como foco no desenvolvimento sócio-ambiental, os jardins filtrantes trazem uma nova perspectiva, mais profunda, para a questão da sustentabilidade.

“O sistema de saneamento ecológico é algo que temos pesquisado por mais de 8 anos, e o sistema de jardins filtrantes ( wetlands) é um deles. É muito importante pensar na questão da água. Mas, quando utilizamos o esgoto para irrigar as plantas não estamos apenas economizando água potável, mas usando os nutrientes que estão no esgoto para fertilizar as plantas, estamos produzindo biomassa, água limpa, são muitas questões envolvidas. Trata-se de um projeto inovador onde o esgoto é visto como uma nova fonte de recursos e o tratamento é feito in loco, trazendo benefícios ecossistêmicos para o entorno e ajudando a amenizar problemas urbanos crônicos relacionados à água e, quem sabe, estender o projeto para ajudar na recuperação do Rio Pinheiros.”

INTERVENÇÃO ÁGUAS | JARDINS FILTRANTES

Em princípio, os jardins filtrantes ficarão na área dos trilhos da estação Vila Olímpia da CPTM. O esgoto vai ser coletado e num primeiro momento será passado por uma câmara de gradagem. Depois, passará por uma câmara de ozonização e oxigenação e, na sequência, será bombeado para os jardins onde é feita a filtragem por meio das plantas. Então, a água de reuso será destinada à irrigação dos jardins verticais colocados pela Vertical Garden na estação de trem, além da lavagem do piso do local de grande trânsito de pessoas.



Sistema de Wetlands da ONE NBS purifica águas para reutilização

Inspiração no exterior


O projeto da One Nature-based Solutions tem inspiração nos trabalhos desenvolvidos por John Todd, para criar uma alternativa acessível ao tratamento convencional de águas residuais em meio a um conjunto de novas técnicas para recuperar águas deterioradas.


John Todd Ecological Design

Desde então, milhares de projetos já foram realizados com sucesso nos cinco continentes, lidando com fluxos de resíduos transmitidos pela água, que vão desde esgoto doméstico a resíduos industriais. Sempre pautados na biodiversidade e em processos naturais para criar sistemas mecanicamente simples, mas biologicamente complexos, capazes de tratar os mais difíceis ambientes contaminados.


Vale citar um case de sucesso nas Ilhas Virgens Britânicas. No processo de construção de um eco-resort, o responsável pelo local queria um sistema que pudesse não apenas fazer o melhor uso das águas existentes, mas que fosse altamente eficiente em termos de energia e se encaixasse no ambiente paradisíaco.


Wetlands Construídos

A John Todd Ecological Design instalou a Moskito Island Eco-Machine, um sistema de tratamento de águas projetado para tratar o esgoto doméstico a fim de que o resultado fosse uma água de reuso adequada para reutilização. A máquina foi pensada para usar um mínimo de insumos energéticos e químicos, ao mesmo tempo em que trata de forma eficiente os resíduos usando a força do sol, gravidade e uma diversidade de ecologias complexas de engenharia.


Moskito Island Eco-Machine

No caso, a matéria orgânica encontrada em nossos resíduos é usada como alimento para plantas, animais, bactérias e fungos em todo o sistema de tratamento. Assim, a água fica segura para contato humano e não possuí nenhum odor ou contaminação. O efluente tratado é armazenado e reutilizado para irrigação.




Veja mais fotos do projeto da ONE NBS





Confira outras matérias que você talvez goste:


→ Eduardo Kobra o Grupo VG e a UniãoBR se unem em uma campanha de solidariedade contra Covid-19

Vertical Garden cria projeto exclusivo de paisagismo do Parada Madero

Paisagismo em escritório no pós-Covid19 deve ser ativo estratégico

Obras de Arte humanizam espaços e ganham pontos na certificação Fitwell


#grupovg #jardinsfiltrantes #wetlands #onenbs #oneesg


Posts recentes

Ver tudo

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

BRA: Rua Colégio Pio XII, 10 – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden. CNPJ: 15.494.532/0001-08
Politicas da loja

Manual de Cuidados

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • RSS
  • Google+ ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google ícone social Places