Jardins para Pets: dicas para harmonizar a beleza do verde com a segurança dos animais

Quem não deseja ter um espaço com muito verde para embelezar sua residência? As plantas deixam os ambientes mais belos e prazerosos, além de proporcionar uma sensação única de felicidade e bem-estar. Só que os gostam do verde e convivem com animais de estimação precisam tomar alguns cuidados básicos.


Isso porque algumas plantas inofensivas aos humanos podem ser prejudiciais ao pets. Então, nesses casos, é fundamental saber organizar o jardim e, também, escolher as espécies para que plantas, cães e gatos vivam em perfeita sintonia e, claro, sem riscos.

Se esse é o seu caso, e existe a possibilidade de ter um jardim para o seu pet, a rotina de cuidados pode ficar mais simples, além do seu pet ter mais espaço e liberdade para brincar e passar o tempo. Mas como construir o quintal ideal para o seu cachorro? Preparamos algumas dicas.


Jardins seguros para cachorros, como fazer?

Prevenir é sempre o melhor remédio, portanto, mais do que descartar a convivência com alguns tipos de plantas específicas, o primeiro passo é distribui-las de um jeito que os animais não tenham acesso a elas.

Por exemplo, as plantas podem ser colocadas em vasos e elevadas a uma altura inacessível aos animais que frequentam os espaços. Isolar a área com um cercadinho (mais indicado para os cachorros) também é um caminho seguro, desde que não haja plantas com espinhos que possam machucar os bichos.

Outra dica preciosa é colocar algumas fatias de limão e citronela nos lugares nos quais os animais não devem estar, já que o cheiro forte, no geral costuma afastá-los. Sempre é válido também aumentar o número de brinquedos que possam entretê-los, e distanciá-los do tédio que podem aumentar a curiosidade em explorar áreas diferentes. E, evidente, emitir um sinal de alerta em caso de flagrante a fim de condicionar os pets a não mais se comportarem de tal forma.


Para o jardim, escolha plantas que se destacam por sua resistência, com caules e folhas mais firmes, como, por exemplo das palmeiras fênix, ráfis e cica, e das trepadeiras, como a tumbérgia.


Para as plantas, não é nada saudável ficarem expostas a urina dos animais. No caso de um jardim, por exemplo, o gramado pode acabar bastante prejudicado tanto por ser constantemente pisoteado quanto por estar em contato com a acidez do xixi. Nesse caso, recorrer a pedriscos em parte do gramado e ensinar os cachorros a urinar apenas nessa área é um caminho interessante.


Quais plantas ter no quintal para cachorro?

Assim como nós aproveitamos dos efeitos medicinais de algumas plantas, os animais de estimação também podem se beneficiar. É comum que o cachorro procure comer grama quando tem um algum incômodo estomacal ou intestinal, por exemplo. Certas plantas atraem a atenção deles e podem ser usadas para tratar dores no estômago, sintomas de alergias e para repelir as pulgas, por isso, são ótimas opções para ter em um quintal. Dentre elas, estão:

Gramíneas Qualquer tipo de grama, especialmente as do gênero cynodon, atraem a atenção do cão. Por isso, novamente, não se assuste ao ver o seu pet comendo grama! Ele faz isso por instinto e não existe nenhum malefício, muito pelo contrário. Separe um espaço ensolarado e bem adubado para plantar grama no seu quintal: seu cachorro vai adorar.


⇀ Valeriana, ou erva de gato, é uma flor branca e cheirosa conhecida por suas propriedades fitoterápicas. É, inclusive, comercializada no formato de cápsulas como tranquilizante e para o combate a insônia. Quando consumidas por cães, também produzem um efeito calmante e tranquilizante.


⇀ Citronela é um repelente natural, utilizado em loções e cremes repelentes. Ao plantá-la no quintal, vai ajudar a manter mosquitos, pulgas e carrapatos distantes do seu cachorro


Além de buscar plantas cujo contato seja benéfico ao seu cachorro, é interessante, também, ter árvores no seu quintal. A sombra proporcionada por elas será bem utilizada pelo seu melhor amigo em dias quentes de verão. Apesar de existirem plantas que fazem bem para o seu cão, é importante reforçar que eles não costumam comê-las apenas quando estão com algum mal estar. Cachorros são exploradores por natureza e tendem a comer plantas por curiosidade. Sendo assim, é importante conhecer, também, as plantas que podem fazer mal para animais de estimação.

Tipos de Plantas nocivas para Pets

Há uma lista considerável de plantas que não são indicadas em locais habitados por cachorros ou gatos. Se já tem um projeto de paisagismo estabelecido e mora com animais, preste atenção para saber se não tem nenhuma espécie da lista. E se for começar um projeto de verde, descarte algumas delas desde já.



Veja em resumo lista de 20 plantas nocivas para os animais de estimação:


  1. Antúrio

  2. Azaleia

  3. Begônia

  4. Babosa

  5. Bico-de-papagaio

  6. Comigo-ninguém-pode

  7. Copo de leite

  8. Coroa de cristo

  9. Costela de Adão

  10. Dama da noite

  11. Espada de são jorge

  12. Espirradeira

  13. Jiboia

  14. Hibisco

  15. Hortência

  16. Lírio

  17. Mamona

  18. Samambaia

  19. Tulipa

  20. Violeta


Todas essas plantas tóxicas para cães têm um princípio ativo que provoca irritação e sensação de queimação na boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômito e dificuldade para engolir. O contato com os olhos causa lacrimejamento e sensibilidade à luz.


Azaleia e espirradeira têm uma substância que pode causar problemas digestivos e cardíacos nos cachorros. Os sinais mais comuns são: animal se recusa a comer, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, diarreia persistente ou com sangue, dor abdominal, enjoo, vômito, perda de coordenação motora, desânimo e convulsões.

Ao ingerir babosa, o cachorro pode apresentar sinais como vômito, desânimo, diarreia, tremores e ter alteração na cor da urina.

Azaleia é uma planta tóxica para cachorro

Poucas horas após o consumo de dama da noite, o cachorro pode ter náusea, vômito, boca seca, falta de coordenação motora, pupilas dilatadas e visão alterada, comportamento anormal, tremores e até convulsões (que podem durar dias).


Dama da noite deve ser evitada em jardins para Pets

A ingestão da hortênsia para animais, inclusive cãezinhos, causa boca arroxeada, dificuldade respiratória, vômito, dor abdominal, diarreia e convulsões.


Jardim com hortênsias

Existem muitas espécies de samambaia e, em todas, as folhas são tóxicas para cachorros, prejudicam a produção de glóbulos vermelhos e causam sinais agudos como sangramentos, pontinhos vermelhos pelas mucosas da boca, sangue na urina. Em casos crônicos, podem causar grave anemia.


Cuidado com samambaias em jardins

Além do cuidado com o tipo que irá cultivar, é importante nunca utilizar agrotóxicos nas plantas acessíveis ao cachorro. Granulados utilizados contra lesmas ou formigas também devem ser evitados, pois são parecidos com a ração e podem ser extremamente nocivos ao seu pet. Inseticidas naturais são a melhor opção. Entretanto, ao optar por fertilizantes naturais em seu quintal, evite aqueles à base de mamona, que podem ser danosos aos animais de estimação. Atenção, também, com farinha de ossos e estercos mal curtidos que estimulam o seu cachorro a revirar a terra - o que pode fazer com que ele venha a ingerir esses compostos que fazem mal à saúde.


Se você gostaria de ter algum tipo de planta cujo contato não é indicado para o seu melhor amigo, é só colocá-la em cachepôs ou vasos onde ele não tenha acesso. Outra opção para levar o verde ao seu quintal é com um Jardim Vertical em locais que o seu pet não alcance.

Veja outros artigos que você vai gostar:


Jardins Verticais: tudo o que você precisa saber!

7 exemplos de técnicas de construção sustentável para arquitetura

Entenda o sistema de Jardim Vertical Natural que os Arquitetos amam!

Vertical Garden: paisagismo que contribui com a sustentabilidade

Mclaren inagura loja no Brasil e Implanta Jardim Vertical da Vertical GardenConheça as leis sobre telhado verde em vigor no Brasil


BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden 
Bruno Yudy Araki Watanabe – ME
CNPJ: 15.494.532/0001-08

Data estimada de entrega : 20 dias úteis
Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon