NbS: Conheça as Soluções Baseadas na Natureza

Atualizado: Fev 4

A natureza é, por essência, perfeita. Basta fazer um exercício contemplativo para perceber sua fluidez e todo o conhecimento que há por trás do ecossistema verde. Quer ver?


Observar uma árvore e reconhecer sua importância na manutenção da vida, ver as águas de mar, rios, lagos, notas a ampla vegetação das matas fechadas, bem como as plantas que podemos cultivar dentro de casa. E, por último, a perfeição de uma caverna, que, diga-se, não é construída por mãos humanas. A própria natureza se basta, em resumo.


Todos esses exemplos acima deixam evidente essa ideia de totalidade que a natureza representa. Nós, humanos, somos parte disso, não há dissociação. E, inclusive, por fazer parte desse lindo sistema, temos muito a aprender com a grande mãe natureza. Afinal de contas, o funcionamento da natureza deixa grandes lições aplicáveis em nosso cotidiano.


Atenção extra para a intervenção do homem na natureza


Sim, a natureza está a serviço dos homens, mas não só isso. Ela precisa ser preservada, cuidada a todo instante. Infelizmente, a tônica não tem sido essa nas últimas décadas. Para se ter uma ideia, nos últimos 60 anos, a intervenção do homem nos processos cotidianos passou a alterar o ambiente natural como nunca antes havia acontecido na história do planeta. Sim, é isso mesmo: na história do nosso planeta.


Isso colocou em risco (pasmem) até a nossa própria vida. É por esse motivo que o assunto sustentabilidade ganhou terreno e fica cada vez mais forte. Não se pode mais viver alheio às questões da natureza. É preciso parar imediatamente e rever situações de degradação da natureza e que colocam em risco as futuras gerações. A pauta é atual, aqui e agora.


Dentro desse contexto surgiu, em 2016, na Europa, o conceito de Nb-S (Nature Based Solutions) através da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), uma organização que, como o próprio nome diz, se ocupa em promover ações que preservem a essência da natureza no contexto mundial.


O conceito de soluções baseadas na natureza e os oito princípios


Por definição, a Nb-S significa ações para proteger, gerir de forma sustentável e restaurar os ecossistemas naturais ou modificados, abordando os desafios sociais de forma eficaz e adaptativa, de modo a proporcionar simultaneamente benefícios para o bem-estar humano e para a biodiversidade.


Em síntese, consiste em intervenções humanas positivas, inspiradas em ecossistemas saudáveis da natureza a fim de se resolver desafios urgentes, como aumento do nível do mar, escassez hídrica, enchentes, desaparecimento da biodiversidade, entre outras. Vale ressaltar ainda que, na prática, as soluções baseadas na natureza fortalecem a economia local e preservam a vida. Os benefícios são sociais, ambientais e econômicos.


Veja abaixo os oito princípios das soluções baseadas na natureza:


1. Adote as normas (e princípios) de conservação da natureza;


2. Pode ser implementado isoladamente ou de forma integrada com outras soluções para os desafios da sociedade (por exemplo, soluções tecnológicas e de engenharia);


3. São determinados por contextos naturais e culturais específicos do local que incluem o conhecimento tradicional, local e científico;


4. Produzir benefícios para a sociedade de maneira justa e equitativa, de forma a promover a transparência e a ampla participação;


5. Manter a diversidade biológica e cultural e a capacidade dos ecossistemas de evoluir ao longo do tempo;


6. São aplicados em escala de paisagem;


7. Reconhecer e abordar as compensações entre a produção de alguns benefícios econômicos imediatos para o desenvolvimento e as opções futuras para a produção de toda a gama de serviços ecossistêmicos;


8. São parte integrante do desenho geral de políticas e medidas ou ações para enfrentar um desafio específico.


Nunca é demais lembrar, as soluções baseadas na natureza (Nb-S) são uma forma diferente de incentivar e, claro, trazer empresas e cidadãos comuns para refletirem sobre seu real impacto ambiental.


Também, compreender com maior riqueza de detalhes quais os custos envolvidos em seus lucros finais e ainda, em última análise, analisar quais os métodos de produção utilizados pelos produtores dos itens que são consumidos, para entender se são adequados ou não em relação à natureza.


Um dos grandes desafios, portanto, é colocar esses custos dentro da produção, ao invés de focar apenas no lucro imediato. Até porque, como já falamos, não se pode mais extrair recursos da natureza sem consciência e respeito pelo verde.


Os desafios abordados pela NBS


Por fim, em um aprofundamento mais recente, a União Internacional para a Conservação da Natureza destacou os sete desafios que precisam ser abordados com relação à Nb-S.


São eles:

1. Mitigação e adaptação às alterações climáticas;

2. Redução do risco de catástrofes naturais;

3. Desenvolvimento econômico e social;

4. Saúde humana;

5. Segurança alimentar;

6. Segurança no acesso à água;

7. Reversão da degradação dos ecossistemas e da perda de biodiversidade.


Enfim, as soluções baseadas na natureza vieram para revolucionar!

Confira outras matérias que você talvez goste:


→ Tudo o que você precisa saber sobre Green Marketing

→ Case VG: Torre Ecoparada Madero une bom gosto e sustentabilidade

Vertical Garden cria projeto exclusivo de paisagismo do Parada Madero

→ Marketing Verde e o Poder das Marcas

#grupovg #onenbs #nbs #naturebasedsolutions #NbS #solucoesbaseadasnanatureza



Posts recentes

Ver tudo

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

BRA: Rua Colégio Pio XII, 10 – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden. CNPJ: 15.494.532/0001-08
Politicas da loja

Manual de Cuidados

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • RSS
  • Google+ ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google ícone social Places