Paisagismo corporativo: como deixar espaços mais saudáveis e produtivos
top of page

Paisagismo corporativo: como deixar espaços mais saudáveis e produtivos

Atualizado: 22 de fev. de 2019

O paisagismo corporativo tem sido assunto frequente dentro das corporações nos últimos anos. Quanto mais o tempo passa, mais ficam evidentes os benefícios de contar com um projeto pensado sob medida para as empresas. Hoje em dia, não restam mais dúvidas de que o tema também é parte importante para o sucesso e bem estar de uma empresa.


Antes de prosseguir, nunca é demais lembrar que o conceito de paisagismo difere da ideia de jardinagem. Isso porque no paisagismo, mais do que alocar algumas plantas, o projeto deve pensar nas espécies e tipo de vegetação de acordo com o principal objetivo do espaço.


Para tanto, a dica aqui é fazer um estudo completo e detalhado do local, e reunir informações dos estilos e preferências das pessoas que convivem no ambiente. Afinal de contas, agradá-las é tarefa fundamental para o sucesso do projeto.

Vantagens ao implementar o paisagismo corporativo

A maioria de nós sabemos instintivamente que estar perto de vegetação nos faz sentir mais à vontade com o nosso entorno. Nós nos sentimos menos estressados quando há plantas ao nosso redor. Os edifícios se tornam mais silenciosos e mais relaxantes, mas, ao mesmo tempo, mais estimulantes e interessantes para o convívio. Uma quantidade substancial de pesquisas acadêmica, mostrou conclusivamente que paisagismo corporativo tem efeitos drásticos sobre o bem-estar dos ocupantes do escritório. As pessoas se tornam mais produtivas, tirando menos dias de folga, cometem erros com menor frequência e se sentem mais felizes no local de trabalho.


Plantas ajudam a reduzir o ruído dos ambientes

As plantas são usadas há muito tempo para reduzir o barulho de ruas e estradas movimentadas. Mas recentemente, pesquisas mostraram outro benefício: as plantas em interiores podem ajudar a reduzir significativamente os níveis de ruídos.


Os estudos indicam que as plantas e suas folhas absorvem, difratam ou refletem o ruído ambiente, tornando o escritório mais confortável para os ocupantes


Dicas para projetos de Paisagismo Corporativo Incríveis

Incorpore Jardins Verticais e Paredes Verdes As famosas paredes verdes estão em alta nos escritórios, shoppings, comércios etc. O verde das plantas traz uma atmosfera saudável economizando espaços e quebra a tendências de ambientes monocromáticos. Hoje, existem variados tipos de jardim que podem compor com elegância espaços corporativos: jardim vertical preservado, jardim vertical artificial, vertical moss e natural, que também pode ser opção para áreas externas.


Jardim Vertical Natural
Jardim Vertical Natural implantado pela Vertical Garden - FutureBrand

Paisagismo Corporativo com Plantas Preservadas
Jardim Vertical Preservado - Maior Instalação das Américas - Sede Nokia SP.

Quadros Mini Jardins Verticais

Outra dica é recorrer ao quadro mini jardim vertical. Essa verdadeira obra de arte é interessante porque não necessita de muito espaço e pode ser fixada em paredes de salas de reunião, na entrada principal, corredores, entre outras possibilidades. Vale destacar que esse quadros, além de proporcionar a beleza do verde, não precisam de manutenção.




Recepções e Paredes de Destaque

Além de compor a ambientação o verde é uma ótima escolha como destaque do projeto, valorizando recepções e paredes de destaque dos ambientes no paisagismo corporativo.


Paisagismo Coporativo logotipo
Aplicação de Logotipo sobre painel de Musgo Moss

Paisagismo corporativo - comunicação visual
Utilização do musgo moss para composição da comunicação visual coporativa

Árvores Preservadas

Nunca é demais lembrar que as árvores preservadas também se mostram interessantes para ambientes fechados. É possível construir árvores de diferentes espécies e tamanhos, tudo feito sob medida. Geralmente, ela chama atenção por sua imponência e zero manutenção.


Árvore Preservada em Paisagismo Corporativo
Árvore Preservada da Vertical Garden compõe o Paisagismo Corporativo

Paisagismo Corporativo Preservada
Bambu Preservado pela Vertical Garden - Sede Serasa

Paisagismo Corporativo
Avenca Preservada - Implantação Ragazzo

Vegetação Natural

Claro, onde houver condições climáticas, (iluminação e controle de temperatura adequado) a vegetação natural é sempre uma ótima opção, embora exija um pouco mais de cuidado e manutenção. Porém, é importante estudar bem o local para prevenir que a vegetação morra e seja necessário estar sempre replantando as espécies.


Vantagens ao implementar o paisagismo corporativo

Lembre sempre seu cliente. Há uma lista de benefícios (além da evidente beleza) ao se incorporar o paisagismo nas empresas. Vamos citar três:


  • Melhora as condições de trabalho dos colaboradores, uma vez que as plantas trazem uma ótima sensação de conforto e bem-estar e alívio do estresse.

  • Aumenta a produtividade das pessoas. Funcionários mais felizes e satisfeitos tendem a realizar seu trabalho com mais disposição, e isso se reflete na execução das tarefas diárias.

  • Mais saúde. As plantas tornam o ar ambiente mais úmido, o que é bom para locais que fazem uso do ar-condicionado.

Com a baixa umidade, surgem mais doenças respiratórias.

Então, use e abuse do verde nos seus projetos!


Trabalhe com especialistas em Paisagismo Corporativo

A Vertical Garden tem um departamento especializado que atua somente com paisagismo corporativo. Atendendo os grandes escritórios de Arquitetura e Engenharia do país como parceiro em projeto, especificação, planejamento e instalação além de ser um fornecedor da vegetação. Com equipe multidisciplinar própria não terceirizamos nenhuma parte de nossos processos, o que nos assegura controle de qualidade, prazos e nos faz comprometidos com os mais rígidos padrões de compliance.


vegetações em ambiente coporativo
Ilustração 3D de vegetações em ambiente coporativo


Projeto Paisagístico Corporativo
Estudo Preliminar de Projeto Paisagístico Corporativo


 

Outras Matérias que você talvez goste:


 


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page