Paisagismo em Hotéis: Dicas para encantar o seu hóspede

Atualizado: Out 15

Se tem uma coisa que todo hóspede procura em um hotel é conforto. Seja em viagens de lazer ou negócios, o cliente sempre valoriza um ambiente calmo, agradável e que transmita boas sensações. Além de boas mobílias e uma cama aconchegante, um item importantíssimo que colabora para a arquitetura do hotel é o projeto de paisagismo.

Só que às vezes, o paisagismo em hotéis acaba ficando em segundo plano na concepção arquitetônica, isso porque levanta dúvidas se, realmente, vale a pena investir em paisagismo em hotéis. Mas, pode acreditar: o verde das plantas e o colorido das flores tem um alto poder de revolucionar a estética de um hotel e, principalmente, impactar seus frequentadores de maneira positiva. Claro, desde que bem aplicados.



Os hóspedes e os funcionários são os grandes beneficiados com o paisagismo em hotéis. Porque vão se deparar com um ambiente convidativo, refinado esteticamente e funcional, já que as plantas proporcionam um ar mais puro e refrescante nos arredores. Mas não se pode esquecer que o hotel, enquanto corporação, também tira proveito do verde, pois valoriza sua marca por ser uma empresa que respeita a natureza, e se esforça para colocá-la em contato direto com as pessoas. Sem dúvida, um diferencial frente aos concorrentes em um mercado competitivo.


Paisagismo em hotéis exige verde em múltiplos espaços

Uma vez entendida a relevância do paisagismo em hotéis, vamos seguir com algumas dicas práticas de como e onde implementar o verde e, assim, reter e atrair clientes.


> Entenda mais sobre cada tipo de vegetação: Natural, Artificial Premium, Musgo Estabilizado, Plantas Preservadas.


Começando do lado de fora, uma parede verde pode ser uma ótima solução para dar as boas-vindas em grande estilo. Uma parede verde destaca a fachada e dá um tom mais intimista ao local. Árvores de médio porte e vasos também são uma boa pedida para a entrada do hotel.


Fachada Verde com plantas naturais em Hotel de Nova Iorque

Paisagismo do Hotel pode levar vasos de piso, pendentes, lagos, trepadeiras e muito mais.

Paisagismo para Recepção do Hotel e Lobby


A recepção deve ser bem visível, então o ideal é contar com um toque de verde com flores sobre a bancada, por exemplo, quadros verdes pendurados na parede atrás dos atendendentes ou uma parede verde se quiser um destaque maior.

Parede Verde de Musgo Moss Preservado leva o verde com destaque na recepção de Hotéis e Spas. A solução de musgo confere requinte e contemporaneidade sem custos de manutenção.

Em paredes elevadas o Jardim Vertical Artificial é solução para facilitar manutenção e instalação sem necessidade de estruturas de hidráulica.

Jardins Verticais Naturais podem ser o destaque do projeto. A melhor fase de especificação é na fase de projeto, pois as vegetações naturais precisam de iluminação natural e infra de hidráulica e dreno.

O acesso ao elevador também precisa estar sem obstáculos, mas no caminho até eles é interessante algum tipo de vegetação, como se conduzisse o hóspede até o local. O hall, onde ficam sofá ou poltronas, pode acomodar melhor as plantas nesse ambiente.


Flower ball com plantas artificiais Premium são destaque no Paisagismo do Hotel Wynn em Las Vegas.

Paisagismo em Hotéis: Área dos Restaurantes


Já o espaço do café da manhã deve contemplar as plantas com mais evidência. Nada melhor do que despertar e entrar em contato com a natureza. O verde oferece um clima de satisfação e alegria, o que combina com a refeição mais importante do dia. Árvores preservadas grandes, uma parede verde são algumas possibilidades mais chamativas. Sem falar em pequenos vasos distribuídos pelo salão.


Hotel Paris Plaza Athenee tem paredes verdes que ambientam restaurante aberto

Palmeiras, Cica, Avencas, entre outras espécies podem ser preservadas e utilizadas em locais com temperatura controlada por ar-condicionado e sem iluminação natural

Além do verde vertical ou no piso, é possível explorar a vegetação pendente que tornou-se tendência em conceito de Arquitetura Biofílica.

Paisagismo em Hotéis: Dormitórios


Os quartos também podem receber o verde como parte da decoração, mas numa intensidade menor. Pequenos vasos com plantas e flores (rosas ou girassol) são sempre agradáveis. Os hóspedes observam os mínimos detalhes, e certamente vão se encantar com esse pequeno e simpático mimo. E, com certeza, não vão se esquecer do hotel com facilidade.


Arranjos de Flores simples e delicados transformam o ambiente com excelente custo benefício

Musgos Preservados são opções para Quartos de Hotéis



Outras Matérias que você vai gostar:

Informov Engenharia + Arquitetura aposta na criatividade e bem estar do Paisagismo Corporativo da Vertical Garden

Sede da Nokia tem maior Painel de Jardim Vertical do Brasil!

Paisagismo de Shopping Center: 5 dicas para não errar na escolha das plantas

Norma de Desempenho 15575: o que é e como afeta os arquitetosArquitetura biofílica: entenda os conceitos aplicados as cidades, residências e corporações


#arquiteturadehoteis #paisagismoemhoteis #projetodehoteis #plantasparahoteis

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden. CNPJ: 15.494.532/0001-08
Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon