Paisagismo para Hotel 6 estrelas l Vertical Garden
top of page

Primeiro Hotel 6 Estrelas tem uso de Eucalipto e Elementos Naturais na Arquitetura

Com projeto de Jean Nouvel e Philippe Starck, o Rosewood em São Paulo ganhou toques da Vertical Garden nos seus arredores e área externa

Eucalipto na Arquitetura
Cidade Matarazzo: Pool House e a Swimming Pool I Foto: Vertical Garden

A Cidade Matarazzo, localizada nos arredores da Av. Paulista, é um empreendimento de luxo único, que abrigará restaurantes, bares, uma capela, superlojas, espaços de eventos e um complexo imobiliário de altíssimo padrão em São Paulo. Além dessas experiências, o que se destaca é o Rosewood, o único hotel 6 estrelas do Brasil, inaugurado no início deste ano.


Estruturas em Eucalipto Vertical Garden
Estruturas em Eucalipto Vertical Garden

Assinado por dois ícones da arquitetura mundial – Jean Nouvel e Philippe Starck –, o hotel marca a entrega da primeira fase do empreendimento, que levou 14 anos para ficar pronta, desde a aquisição do complexo pelo Groupe Allard, em 2008.


Segundo Alexandre Allard, diretor do grupo e idealizador do projeto, um dos maiores desafios do empreendimento foi viabilizar a construção com uso de materiais genuinamente brasileiros. “Hoje eu posso afirmar que 90% dos fornecedores deste projeto são locais, com materiais produzidos no Brasil”, afirma.


Quando o projeto assinado chegou ao Brasil para a execução, um grande "quebra-cabeça" foi montado para contemplar a essência e a inspiração traçada pelos arquitetos, inclusive na área externa, que teve paisagismo "tropicalizado" pelo escritório de Benedito Abbud e estruturas dos elementos do conceito de design biofílicos do partido por conta da Vertical Garden.


paisagismo para hotel
DEPAV I Paisagismo Ambiental do Complexo Cidade Matarazzo I Vertical Garden

"É mais que normal quando empresas de fora fazem um tipo de projeto pensando em sua cultura. Foi assim que aconteceu quando o Grupo Allard nos procurou, pois, o que estava desenhado teve que sofrer adaptações em relação ao nosso mercado", explica Bruno Watanabe, CEO da Vertical Garden.

Foram usadas mais de 5 mil barras de eucaliptos para produzirem as duas estruturas de madeira na área externa do Rosewood: a Pool House e a Swimming Pool – ambas criações de Philippe Starck.


paisagismo para hotel
Cidade Matarazzo: Pool House e a Swimming Pool

Construção com Eucalipto na Arquitetura e Design


Por muito tempo, o eucalipto foi menosprezado por fabricantes, designers e arquitetos em detrimento de outras madeiras consideradas mais nobres, como o mogno, o cedro, a tauari e o jequitibá.


Contudo, essa preferência começou a tomar outro rumo por conta da responsabilidade sustentável que os produtores e consumidores passaram a assumir. Atualmente, a árvore é valorizada por possuir densidade, resistência e propriedades técnicas parecidas com as do carvalho e da faia e aparência comparada ao mogno e ao jatobá.


“Embora seja um produto originário da Austrália, o eucalipto se adaptou facilmente ao nosso clima. Com isso, existe uma grande oferta e regularidade de entrega, além de ser a primeira madeira nobre oriunda de plantio florestal”, aponta Watanabe.


Veja as fotos do Projeto do Complexo Cidade Matarazzo

Paisagismo Ambiental : Vertical Garden Estruturas Arquitetura e Design Externo: Vertical Garden



bottom of page