Plantas para escritórios: tudo o que você precisa saber da escolha até a manutenção
top of page

Plantas para escritórios: tudo o que você precisa saber da escolha até a manutenção

Atualizado: 7 de jul. de 2021

Ambiente de trabalho pode (e deve) estar repleto de verde. As plantas conectam as pessoas com a natureza e os benefícios vão muito além da estética e decoração. O verde melhora a qualidade de vida e eleva os índices de produtividade


As plantas combinam com todos os tipos de espaços ocupados pelos seres humanos. Esse é um fato que poucos se dão o trabalho de questionar, não é verdade ? Agora, se tem um lugar no qual as plantas e outros elementos que remetem à natureza fazem enorme diferença no dia a dia é no ambiente corporativo.


plantas para escritorio

Dizem por aí que passamos a maior parte da nossa vida trabalhando. E, convenhamos, é uma verdade. Nos dias atuais, principalmente nos grandes e movimentados centros urbanos, passamos longas horas do dia dedicados aos nossos afazeres dentro dos escritórios. Portanto, por que não trabalhar na companhia de elementos naturais, que trazem tantas coisas boas a nós?


Os benefícios das plantas para escritórios


Não, não se trata apenas da estética refinada e elegante, já que, como é sabido, as plantas podem simplesmente transformar espaços, dando cor e vida a lugares até então sem vitalidade. Cultivar plantas de diferentes espécies nos escritórios vai muito além de deixar esses lugares visualmente mais atrativos. Isso acontece porque, na prática, a biofilia é capaz proporcionar benefícios reais às pessoas que estão em seu entorno.




Já foi comprovado por meio de pesquisas científicas diversas que pessoas que estão em algum tipo de contato a natureza apresentam um nível de concentração superior quando comparadas às pessoas que não estão perto do verde.

Além disso, as plantas apresentam alta capacidade de purificar o ar, absorver elementos tóxicos presentes nos produtos de limpeza e auxiliam no bem-estar, já que conseguem diminuir o estresse das pessoas que vivem nesse ambiente. Isso porque as plantas deixam os humanos mais relaxados.


plantas para escritório e bem estar
Implantação Vertical Garden - escritório da Decolar

E sem falar que as vegetações dão a nós a ótima e prazerosa sensação de estarmos mais próximo da natureza, ou seja, da nossa essência. Na prática, as plantas podem aumentar os níveis de criatividade, melhorar o humor de homens e mulheres e elevar a capacidade de concentração dos indivíduos, o que é ótimo quando se fala de escritórios.


10 tipos de plantas para escritórios


Como se pode ver, são tantos benefícios de incorporar plantas nos escritórios que decidimos selecionar 10 tipo de plantas ideais para escritórios. Confira abaixo!


plantas para escritório

1. Espada de São Jorge

É conhecida por oferecer proteção ao local, purificar o ar e produzir muito oxigênio. Com um visual marcante, pode decorar espaços mais amplos, como uma recepção ou sala de reunião. Combina com escritórios também porque a Espada de São Jorge prefere ambientes mais escuros, com pouca incidência solar. E precisa de pouca água.


Planta para escritório Espada de São Jorge

2. Bromélia

Muito usual em escritórios por conta das boas energias que carrega, além de uma beleza inconfundível, já que apresenta um contraste interessante entre flores e folhas. Isto é, combina beleza com facilidade. A bromélia não gosta de raios solares diretos (pode queimar as folhas), por isso uma luz solar indireta já é suficiente.


Bromelia para escritorio

3. Suculentas

Esse conjunto de plantinhas são um verdadeiro sucesso dentro dos escritórios. Como são pequenas, se adaptam muito bem a lugares menores, como as mesas de trabalho, por exemplo. As folhas com aspecto mais inchado é resultado de seu acúmulo de água. Isso significa que as suculentas não precisam de várias regas durante a semana.


Plantas para Escritório Suculentas

4. Violetas

Por falar em mesas de trabalho, outra dica é a tradicional violeta. Essa simpática plantinha é mais uma opção interessante para escritórios, já que se adapta muito bem a lugares fechados. Com cores variadas, fortes e vibrantes, a violeta não carece de luz solar direta, e fica alguns dias sem precisar de água.


Plantas para Escritório Violetas

5. Zamioculcas

O tom forte de verde e as folhas pequenas proporcionam aquele toque adicional de elegância a qualquer escritório. Esse é o ponto-chave das zamioculcas, que também são fáceis de serem cuidadas, uma vez que precisa de pouca água e luz.


Zamioculcas internas para escritório

6. Costelas de Adão

Como o próprio nome diz, remete a uma costela. Essa planta originária do México tem formas e textura bem peculiares. É, sem dúvida, de uma beleza ímpar. Além de resistente, a Costela de Adão também dá um fruto comestível e delicioso. Interessante, né?


Planta para escritório costela

7. Jiboia

Essa planta trepadeira, vinda da Polinésia Francesa, é considerada uma das mais fáceis de serem cuidadas. Como sua origem é de clima tropical, a Jiboia se adaptou muito bem a nossa realidade. Ela pede luz natural para se desenvolver bem, e um pouco mais de água no verão do que no inverno, quando ela entra em período de hibernação.


Plantas para Escritório Jibóia

8. Palmeira Chamedorea

Essa imponente planta pode fazer enorme diferença em espaços mais amplos e arejados. O ideal é que receba sol pleno em alguns momentos, ou meia-sombra. Água três vezes por semana são suficientes para esta espécie.


Plantas para escritórios


9. Clorofito

Além de bonito, o clorofito consegue suportar as baixas temperaturas dos escritórios. Mas para cultivá-lo é preciso estar atento as regas que devem ser feitas mais de duas vezes na semana.

Essa planta tem a capacidade de absolver fumaças e odores. Também possui altos níveis de produção de oxigênio.


Plantas para Escritórios Clorofito

10. Calathea

Esta é mais uma planta com folhas robustas e belas que se encaixa muito bem em escritórios pelo destaque que pode proporcionar. Além disso, precisa de poucos cuidados. Água duas vezes por semana e luz apenas indireta.


Vasos de plantas para escrtirórios

Como cuidar das planta em Escritórios


Quando se fala em plantas nos escritórios, é preciso levar consideração os cuidados e a manutenção permanente. Porque as plantas só poderão brilhar e levar aquele bem-estar que se espera se estiverem bem cuidadas.


manutenção para plantas em escritório
Manutenção Vertical Garden

Por isso, é fundamental que exista um planejamento prévio feito por um especialista na área, que irá analisar o local e propor as melhores soluções. Esse profissional ajudará a escolher as plantas ideais, bem como considerar a manutenção, algo tão importante nesse meio. E, nunca é demais lembrar, cada escritório tem a sua realidade.


Uma vez que o projeto foi instalado com sucesso, o passo seguinte é ficar atento aos cuidados constantes e, também, à manutenção, como adubagem, eliminação de fungos, entre outras particularidades. É por isso que contratar uma empresa especializada é o melhor dos caminhos.


Estratégia verde: mix de plantas naturais, permanentes e preservadas


Uma das possibilidades que ajudam nos processos de implementação de um projeto verde dentro das empresas é conciliar tanto as plantas naturais quanto as artificiais. Essa sugestão é muito bem-vinda em escritórios porque facilita a manutenção, além de gerar uma economia extra às empresas.


plantas artificiais e naturais para escritórios
Sede Banco Inter com implantação Vertical Garden

De um lado, as plantas naturais, além dos cuidados, tem um tempo de vida útil, que podem ser meses ou anos. Por outro lado, as plantas artificiais, muito semelhantes hoje em dia em cores, formas e texturas, ficam anos e anos sempre belas. E não precisam de manutenção.


Mix de plantas naturais e preservadas montam a estratégia de baixa manutenção


Soluções não faltam para deixar os escritórios com aquele toque especial da natureza.


 

Outras Matérias que você vai gostar:



 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page