Projeto ousado no México coloca jardins verticais em colunas de viadutos
top of page

Projeto ousado no México coloca jardins verticais em colunas de viadutos

Atualizado: 10 de nov. de 2018


Jardim Vertical México

A cidade do México implantou recentemente um projeto interessante de grandes proporções para ajudar a melhorar a qualidade do ar na capital mexicana. Chamado Via Verde, consiste na incorporação de jardins verticais em colunas de viadutos.

Os números são impressionantes. São mais de 1 mil colunas em uma área total de 60 mil m² e 27 km de extensão. A expectativa dos idealizadores é garantir mais oxigênio para 25 mil cidadãos, filtrar mais de 27 mil toneladas de gás e processar 10 mil kg de metais pesados.

O projeto de jardim vertical contempla manutenção para garantir a saúde das plantas no curto, médio e longo prazo, inclusive utilizando a água da chuva para irrigação e sistema automatizado controlado por GPS. As espécies escolhidas são de alta resistência, baixo consumo de água e adequadas para a região, segundo a Verde Vertical, empresa responsável pelo desenvolvimento da ideia. O financiamento foi todo feito pela iniciativa privada.


Jardins Verticais no Mexico

Além do sistema de rega automática por gotejamento eles contaram com a captação de água da chuva da rodovia superior. O país da América do Norte vem buscando alternativas há décadas para combater os altos índices de poluição e o Via Verde é mais uma ação nesse sentido.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre esse projeto:

Jardim Vertical é tendência no Mexico e no mundo

Os jardins verticais são uma importante tendência em desenvolvimento sustentável não só no México, mas em todo o mundo. Os benefícios são inúmeros e estão cada vez mais acessíveis. Já comentamos aqui no Blog que em São Paulo, por exemplo, Jardins Verticais podem servir de compensação ambiental.

Mas como é montado o Jardim Vertical Natural e qual o melhor sistema? Confira a resposta no artigo: Entenda o sistema de Montagem do Jardim Vertical Hidropônico.


Jardins Verticais no México

 

Confira outros artigos que você talvez goste:


 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page