Sede da Nokia tem o maior Jardim Vertical com plantas preservadas do Brasil

Atualizado: 22 de Fev de 2019


Confira neste artigo todos os detalhes desse premiado projeto que leva o um dos maiores Jardim Vertical de plantas preservadas do mundo!

Depois de protagonizar no uma das maiores fusões do setor com a compra da rival Alcatel-Lucent, a empresa viu o número de colaboradores praticamente dobrar. Com isso veio a necessidade de investir em um ambiente de trabalho renovado, capaz de comportar e integrar as duas companhias em uma só cultura com a inauguração de uma nova sede latino-americana, e ainda modernizar a infraestrutura da rede, uma vez que o escritório já estava há cerca de 10 anos no mesmo complexo empresarial de 160 mil m², na região da Lapa, em São Paulo.



"A instalação é uma antiga fábrica da Siemens retrofitada. Tínhamos uma espécie de papel em branco que nos permitia criar - e isso nos encantou. Além disso, no condomínio temos bosque, espaço de eventos e convenções, praça de alimentação com mais de 10 opções de restaurantes, praça de serviços com bancos, farmácia, revistaria, lotérica e lojas diversas e portaria 24h", explica Andre Mendes, Head de Strategy & Portfolio para a América Latina, área dentro da estrutura de Workplace Resources responsável pelo gerenciamento dos ativos imobiliários da empresa.


Nessa empreitada, contou com importantes parcerias, como do escritório chileno Castellanos Castro Arquitectura, que há mais de 10 anos assina os projetos da companhia na América Latina; da expertise da It's Informov em execução de obras no conceito turnkey; e do gerenciamento do projeto capitaneado por Luiz Henrique Castro, da Jung & Castro.

Jardim Vertical Preservado - by Vertical Garden

O Projeto das Instalações da Nokia

Tudo foi pensado para incentivar e estimular o engajamento entre as áreas e ainda proporcionar um ambiente saudável e produtivo, repleto de mobilidade e ultratecnologia.


A nova sede latino-americana da Nokia possui 8.000 m2 (entre escritório e showroom) e abriga 800 colaboradores que podem escolher entre 900 assentos para trabalhar: 440 workstations, salas de reuniões, salas menores de concentração, bancos e confortáveis lounges com sofás dotados de dispositivos para carregar o notebook. Sem falar que a companhia incentiva fortemente o home office.


"Desde 2006 a Nokia adota o chamado Modern Office, conceito carregado de modernidade, conectividade e ergonomia. E os colaboradores adoram! Prezamos por espaços abertos e menos hierarquizados. Não existem salas específicas para as diretorias e a presidência; os colaboradores não têm mesa fixa, podendo escolher um lugar diferente sempre que desejarem e, assim, aproveitam os diversos ambientes, projetados para favorecer a descontração. São muitas as salas de reuniões e cabines telefônicas, para que os colaboradores tenham a opção de participar de reuniões presenciais, por telefone ou por videoconferência, com a necessária privacidade", detalha o executivo.



"Como o escritório oferece uma vasta opção de áreas colaborativas, tivemos forte cuidado com a acústica, seja nos painéis fixados nas paredes das salas de reuniões e nos vidros duplos das divisórias, seja nas nuvens acústicas que também servem para delimitar os espaços de convívio e trabalhos informais", conta Murilo Toporcov, Diretor da It's Informov, que também destacou o importante trabalho da empresa nas áreas técnicas, a fim de suportar o perfil robusto da infraestrutura de elétrica, voz e dados da nova sede.

O Maior Jardim Vertical Preservado Instalado no Brasil


A naturalidade de um jardim vertical natural com a durabilidade semelhante a de um jardim vertical artificial. Assim pode ser definido os jardins verticais preservados. E é exatamente por essa versatilidade e praticidade que os jardins preservados têm surgido como uma excelente alternativa para os mais diferentes projetos de arquitetura e decoração no mundo, sobretudo os voltados para o público corporativo. Veja fotos desse projeto:


Plantas preservadas são plantas naturais que passam pelo processo de estabilização

Detalhe da escada e ao fundo o jardim vertical com avencas preservadas

Jardins Verticais de Plantas Preservadas


O Jardim Vertical Integra todo o ambiente e contribui para o conforto acústico

Faça o Download do Catálogo de Plantas Artificiais

Fonte Revista Infra

Outras Matérias que você vai gostar:


Mclaren inagura loja no Brasil e Implanta Jardim Vertical da Vertical Garden

Informov aposta na criatividade e bem estar gerado pelo paisagismo corporativo

Jardins Verticais: Tudo o que você precisa saber!

Cenário de novela da Globo tem Jardim Vertical de mais de 100m²

Jardim Vertical com Plantas Preservadas: Tudo o que você precisa saber


#jardimvertical #plantaspreservadas #nokia #arquiteturacorporativa #painelverde

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden 
CNPJ: 15.494.532/0001-08

Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon