Características do design biofílico: uso da água e lagos na arquitetura
top of page

Características do design biofílico: uso da água e lagos na arquitetura

Atualizado: 15 de out. de 2020

O elemento água dentro de em um projeto de arquitetura e design biofílico melhora a experiência do ambiente e conecta o ser humano à natureza. E o melhor: de forma serena e natural

A presença do elemento água como parte de um design biofílico evoluiu a partir de pesquisas sobre os benefícios alcançado no contexto de saúde e bem-estar associados ao acesso à água. Constatou-se que a água colabora na redução do estresse, menor frequência cardíaca e pressão arterial, aumento da sensação de tranquilidade, capacidade de resposta emocional positiva e melhor concentração.

A conclusão geral da pesquisa é que uma experiência multissensorial frequente de água limpa é muito boa para o nosso bem-estar psicofisiológico.

Foto divulgação Genesis Ecossistemas - Holambra 2014

Quando se fala em design biofílico, designers, arquitetos e proprietários das edificações costumam ter certo receio de introduzir a presença de água em seus projetos. Algumas das preocupações mais comuns são custo, saneamento, escassez de água ou adequação cultural das características da água. Porém, existem muitas maneiras de incorporar a presença de água em um projeto que vencem esses desafios e, claro, oferecem uma série de benefícios.

Equilibrar o investimento com o retorno esperado

O custo e receios com vazamentos está entre os impedimentos mais comuns à incorporação de recursos hídricos. Isso porque grandes quantidades de água podem ter um maior custo inicial, além de manutenção contínua incorporada ao projeto.


Água Design Biofílico
Shopping Carpina em estilo Open Mall explora uso da água para gerar experiência a consumidores

Embora um projeto bem elaborado e cuidadoso deva ser capaz de atenuar as preocupações com a intensidade de energia, o risco de vazamento ou a umidade gerada, água em grande quantidade realmente nem sempre é a solução mais adequada. Porque, dependendo do projeto, pode gerar um impacto não condizente com o investimento.

Na Stadtwerke Essen, uma parede de água, contribui para o bem-estar e a saúde dos funcionários

Por exemplo, grandes recursos hídricos geralmente ficam em espaços onde as pessoas não passam muito tempo, como saguões e outros espaços de baixa permanência de homens e mulheres. Como resultado, tendem a ser uma oportunidade desperdiçada, uma vez que grandes quantidades de água podem gerar restauração cognitiva e outros benefícios ao nosso bem-estar, especialmente em locais de trabalho ou de consumo.

Ou seja, quando esse investimento inicial é considerado adequado e financeiramente viável, o projeto deve considerar locais onde um grande número de pessoas possa viver essa experiência por um período mais longo, talvez em locais com assentos, por exemplo.

Praça de Alimentação - Centro comercial Stücki

O design biofílico pode explorar grandes lagos e piscinas naturais até a inclusão desse elemento em menores proporções como alternativa. Por exemplo, estrategicamente situadas, pequenas fontes ou paredes de água podem servir a vários propósitos, como proporcionar privacidade visual e menos ruídos, aumentar a concentração e contribuir para o relaxamento.

Projeções e representações: uma alternativa aos espaços no design biofílico

O saneamento é uma preocupação frequente quando se considera a presença de recursos hídricos ativos, particularmente para instalações relacionadas à saúde e aos alimentos.

Assim, em espaços onde o design biofílico com água natural não podem ser introduzidos, as projeções e representações da água podem ser uma solução. É uma alternativa interessante para levar os benefícios da associação com a água, além de minimizar os custos iniciais e a manutenção constante.


O recurso das projeções também é bastante válido em locais onde há maior dificuldade em se ter água em abundância, inclusive respeitando algumas exigências no que diz respeito a metas de economia de água e sustentabilidade. Sempre há um caminho possível.

Ao mesmo tempo, locais com pouca água também podem ser um incentivo ao uso de água natural, desde que sejam trabalhados questões relacionadas à educação e aproximação da comunidade com os recursos naturais.

Um ponto interessante é que um projeto com o elemento água num ambiente externo pode refletir de forma positiva em ambientes internos, por exemplo, numa recepção adjacente ou em um pátio ou estacionamento.

Isso porque os reflexos e a refração da luz que incide na água podem ser projetados no teto ou na parede, sem falar nos sons característicos da água, que podem ser transmitidos para um espaço ou edifício. Esse som da natureza, aliás, pode ajudar na concentração de pessoas, bem como trazer mais privacidade ao local.

Mas aqui vale lembrar, o murmurio da água é relaxante quando em plano de fundo, chafarizes ou cascatas com muita pressão, pode gerar um desconforto acústico e até aumentar os níveis de estresse se mal projetados.

O Barbican Center fazia parte de uma visão utópica para transformar as areas bombardeadas de Londres

O pouco da água que pode fazer muito

Pequenos gestos e atitudes podem celebrar a água como algo precioso. Por exemplo, sistemas cíclicos ou de circuito fechado, que não criam uma carga significativa de água e produzem efeitos positivos.

Outra possibilidade interessante é aproveitar a água da chuva para gerar um impacto nas pessoas que estão no local. Por exemplo, canalização da água da chuva para um jardim ou outro local especial, onde as pessoas possam notar esse direcionamento como na formação de um lago por exemplo. Contemplar essa experiência pode ser simplesmente restaurador, e sem dúvidas ajuda a conectar as pessoas aos sistemas naturais.

Além disso, as estratégias de retenção, captação e reutilização de água da chuva no design biofílico oferecem excelentes oportunidades para aprimorar a experiência humana de um local. Práticas de gerenciamento, aplicações decorativas ou estratégias de resfriamento podem ser projetadas para enfatizar a funcionalidade e dar uma resposta positiva ao espaço. Pode-se criar um espaço de meditação com o movimento calmo e relaxante das águas reaproveitadas.

Estratégias de exemplo do design biofílico que apoiam uma experiência do elemento água

Esta é apenas uma rápida olhada em algumas das possibilidades de integrar uma presença do elemento água. Há muito mais! Intervenções baseadas na água podem, em princípio, parecer exageradas ou ambientalmente onerosas. No entanto, em muitos casos, os designers ainda podem encontrar intervenções adequadas aos seus desafios de projeto, local, clima e cultura. Trata-se de um universo de infinitas possibilidades.

As intervenções à base de água devem ser usadas para superar criativamente os desafios de projeto de construção, engenharia ambiental e planejamento, além de fornecer benefícios significativos à saúde e ao bem-estar das pessoas.

Centro comercial Höfe am Brühl
A competência do planejamento e execução de lagos, em geral deve estar em estreita harmonia com o paisagismo, seja em ambientes residências, públicos ou comerciais.

Prever a melhor logística para trabalhar em conjunto ambas as operações a fim de dirimir retrabalhos, aumentar performance, garantir a harmonia da vegetação com os elementos água, elaborar em conjunto necessidades de civil com menor impacto possível são algumas das questões que precisam ser analisadas e gerenciadas em conjunto.

Design Biofílico Água
Lago para nado, Tupaciguara / Dezembro 2016 - Genesis Ecossistemas

Nesse sentido, a Vertical Garden, a maior estrutura de paisagismo do Brasil desenvolveu uma parceria sólida com a Geneses Ecossistemas a mais conceituada empresa de lagos e piscinas naturais para atender investidores, gerenciadoras e edificações residenciais que visa performance em seus projetos!

 

Outras Matérias que você vai gostar:

 
bottom of page