Uso da água no paisagismo sustentável - veja 5 técnicas que são tendências
top of page

Uso da água no paisagismo sustentável - veja 5 técnicas que são tendências

Atualizado: 15 de mar. de 2022

Vamos ver como 5 projetos que mostram como planejar o uso da água de modo sustentável no paisagismo e por que essa é uma tendência que vale a pena ser observada.

água paisagismo e cidades sustentáveis

Nós usamos água todos os dias, e de muitas maneiras. É um recurso tão onipresente que muitas vezes não pensamos muito sobre seu uso ou como ela é tratada dentro de infraestruturas ocultas. Precisamos dela para sobreviver e prosperar, e o acesso à água saudável e potável é uma preocupação premente que o campo da arquitetura paisagística pode e deve propor novas soluções de impacto.

A água precisa ser tratada e ser considerada como um recurso precioso, bem como uma oportunidade de criar paisagens sustentáveis que funcionem bem e sejam projetadas para os humanos, os animais e o meio ambiente.

Abaixo alistamos projetos extraordinários que vão inspirá-lo a pensar sobre as diferentes maneiras de usar a água no paisagismo. O manejo sustentável da água não é apenas para o meio ambiente, mas também para as pessoas e a vida selvagem.


5 técnicas para uso da água no paisagismo sustentável


1. Inflitrações e Drenagem

Zollhallen Plaza em Freiburg, Alemanha.


A água que bebemos depende da água pluvial e superficial para recarregar corpos de água, reservatórios e poços. Quando chove, em geral, a água se infiltra no solo e é carregada pelo solo, se infiltra e recarrega o lençol freático, mas em áreas urbanas, a pavimentação interrompe esse ciclo e afasta a água do local onde caiu. A primeira maneira de usar efetivamente a água é deixar que a água naturalmente se infiltre no solo para recarregar as reservas aquíferas subterrânea e trazer de volta a função natural do ciclo da agua.


O projeto Zollhallen Plaza, em Freiburg, Alemanha, impede que águas pluviais e o escoamento fluam para o sistema de esgoto; ele foi projetado para lidar com tudo no local. Pavers permeáveis permitem que a água passe pela paisagem construída e seja direcionada para áreas de plantio.


Além disso, cisternas são usadas para capturar e armazenar excedentes de águas pluviais evitando inundações até então comuns no local. Esta praça é um belo local que lida com a água de forma eficiente. A Zollhallen Plaza nos mostra que é possível pensar fora da caixa e não apenas pavimentar tudo. Qualquer novo projeto hoje deve ter os conceitos de gestão da água como uma premissa, isso inclui não apenas lidar com a permeabilidade da água pluvial, mas também criar um sistema de gestão abrangente que permita armazena-la e não sobrecarregar os sistemas de escoamento das cidades.


No modelo abaixo vemos a demonstração de 3 cenários, no primeiro inundações de níveis cataclísmicos (que ocorrem na região cerca de 1 vez a cada 100 anos), no cenário seguinte, inundações de grande porte que ocorrem uma vez a cada 10 anos e no ultimo cenário, vemos o comportamento desse tipo de projeto para as chuvas regulares.


Água Paisagismo Sustentável
Plano para chuvas torrenciais que ocorrem 1 vez a cada 100 anos na região

Sistema de Drenagem no Paisagismo Sustentável
Plano para chuvas tempestades que ocorrem 1 vez a cada 10 anos na região

Drenagem de Solo no paisagismo de cidades
Sistema de Drenagem de Água em Chuvas cotidianas

2. Restauração Ecológica

Orongo Poverty Bay,na Nova Zelândia.

Como já dissemos, a água não sustenta só os humanos, mas a vida selvagem também depende dela e do seu valor ecológico. Infelizmente, a atividade humana mudou os sistemas naturais das águas e degradou o habitat crítico da vida selvagem. Estudos e projetos avançados no campo de restauração sistêmicas tem abordado questões como essa e meios de recuperar a ecologia funcional de um local.


Nesse sentido, Nelson Byrd Woltz criou um projeto inspirador no campo de integração da água com a restauração ecológica e da agricultura. Como parte de seu estudo de agricultura de conservação, o Plano Diretor de Conservação da Estação Orongo em Poverty Bay, Nova Zelândia, restaurou áreas úmidas para usar a água como um driver ecológico. Historicamente, as zonas úmidas eram drenadas para serem convertidas em pastagens e um dos objetivos deste projeto era trazê-los de volta. No entanto, estes não são pântanos comuns – eles foram projetados como uma obra de arte viva. A inspiração foi tirada do paisagista Roberto Burle Marx e de sua obra altamente abstrata. Pântanos de água doce e pântano salgado trouxeram de volta ecologias nativas e agora fornecem habitat para as aves na ilha. Este projeto conserva lugares que nunca deveriam ter sido comprometidos ao integrá-los à paisagem cultural do povo nativo Maori.


Os vales de pré-tratamento coletam a água doce, filtram com plantas e as represam nas zonas úmidas até que possam ser drenadas. Os campos agrícolas foram reorganizados para acomodar a restauração e seus limites foram reflorestados para proteger as culturas cítricas. Isso integra a atividade humana que trabalha em harmonia com sistemas naturais. A arquitetura paisagística tem o potencial de impulsionar essa ideia e usar a água a nosso favor, e para o benefício de outras espécies, também.


Planejamento de Cidades Sustentáveis, paisagismo

3. Wetlands & Purificação

Park van Luna by HOSPER em Heerhugowaard, Holanda


Planejar a água no projeto não é apenas sobre coleta e drenagem. Purificar a água e limpar a poluição que ela carrega não só leva a uma comunidade mais saudável, mas a um ambiente mais saudável. O gerenciamento da água pode ser sútil, ou muito evidente, como Park van Luna, na Holanda.


Aqui, um empreendimento residencial é integrado com oportunidades de lazer e um grande corpo de água que reduz inundações, preserva áreas úmidas e capta águas pluviais. Parte importante do projeto é que, todo o desenvolvimento vem sendo executado com o uso de energia solar renovável, tornando-a neutra em carbono.

Fica em uma ilha, cercada por um lago de 60 hectares, então faz sentido abraçar a água e gerenciá-la de uma maneira única. Reduzir a pegada climática, preservando o meio ambiente, é o modo como o campo deve impulsionar o novo desenvolvimento no futuro.


De um total de 177 hectares, 75 são dedicados a espaço aberto e esportes; atividades que promovem a interação social. Uma praia de 1 km, centro esportivo e ciclovias, incentivam uma comunidade saudável.


No que diz respeito ao uso da água, este projeto se destaca no processo de limpeza e purificação. Uma área de purificação natural, uma lagoa de desfosfatização e uma estação de bombeamento encorajam os moradores a interagir e aprender sobre os sistemas. O sistema também foi projetado para armazenar uma grande quantidade de água para ser usada durante os meses de verão.


Ténicas de uso da água em paisagismo sustentavel

2. Armazenamento & Contenção

Waterplein Benthemplein em Roterdã, Holanda

Outra maneira revolucionária de usar a água é segurá-la e depois liberá-la gradualmente, a fim de diminuir a carga sobre os sistemas convencionais de tratamento de água. Isso diminui o transbordamento do sistema de escoamento e permite que as estações de tratamento ou corpos naturais de água lidem lentamente com a ocorrência crescente de inundações que as mudanças climáticas estão causando hoje.


Waterplein Benthemplein em Roterdã, nos Países Baixos, utiliza espaço público para abordar a questão das inundações. Três bacias de concreto foram projetadas para reter água e depois liberá-la lentamente. Esta é realmente uma maneira única de projetar espaço público multiuso. Uma das bacias é alimentada por uma cachoeira que direciona a água da chuva para ela, e as outras são classificadas para coletar o escoamento ao redor para encher. Em tempo seco, cada bacia tem um uso diferente. As pessoas os utilizam para assentos, futebol e vôlei. Espaços íntimos são criados com plantios que também captam a água. Roterdã é uma cidade de água, e lidar com ela em praça pública é uma maneira clara e evidente de criar espaços multifuncionais que aumentam a eficiência da gestão das águas pluviais enquanto educam a comunidade. O armazenamento temporário do excesso de água da chuva pode aumentar a eficiência dessa infraestrutura e nos mostrar o que realmente acontece quando chove. Veja abaixo como isso funciona, em holandês.

Recomendamos ativar a legenda do vídeo para melhor entendimento


1. Pequenas Intervenções conectadas

Ecodistrict , no sudoeste de Washington, DC, Estados Unidos


Uma das formas mais eficientes e facilmente implementadas para lidar com a água no meio ambiente é através de uma rede de intervenções de pequena escala que mitigam o escoamento e a poluição.


Projetar um sistema é o que funciona, e é como o novo desenvolvimento deve ser enfrentado – cria uma paisagem coesa que aborda questões em todos os sentidos. Imagine se cada nova reforma e rua incorporasse instalações de águas pluviais nela. Os benefícios se somam rapidamente e resultam em um sistema eficiente em geral. Foi exatamente assim que o SW Ecodistrict em Washington D.C. foi projetado.


Como um bairro planejado de uso misto, a SW Ecodistrict incorpora sustentabilidade em todos os detalhes. A rica vida nas ruas é alcançada através de ruas verdes e uma via verde que acomoda ciclo faixas para bicicletas, locais para caminhada e agricultura urbana. O excesso de águas pluviais é capturado em túneis que a levam a ser tratada e reutilizada como água limpa para o bairro.

Cada superfície é maximizada para eficiência – a comida é cultivada em telhados, ruas e laterais dos edifícios. As ruas são repletas de faixas de águas pluviais que são bonitas, atraindo vida selvagem e pessoas, enquanto funcionam em nível ambiental. Este projeto realmente fomenta a gestão da comunidade e a sustentabilidade. Os túneis de águas pluviais movem a água e levam as pessoas a se conectarem com sistemas naturais, incorporando-os nas ruas onde podem se tornar um elemento muito ativo.


Paisagismo e Arquitetura Sustentável, Uso da água

Uso da água no Paisagismo Sustentável


A água pode ser utilizada de tantas formas, e esses projetos se mostram exemplos de somente algumas das inovações no planejamento da água.

As águas pluviais não devem ser vistas como algo com o qual "temos que" lidar, mas sim como uma oportunidade para criar uma comunidade mais sustentável e eficiente que una as pessoas e a natureza como um elemento só.

Use algumas dessas ideias para pensar sobre o ciclo da água e a infraestrutura projetada de novas formas, relacionadas ao design como um todo – incorporando água, pessoas, edifícios e natureza em uma harmonia dinâmica.

E conte conosco para ajuda-lo a construir e implementar o seu projeto. Veja aqui um estudo de caso da estação sustentável Santander onde os times de projetos sustentáveis do Grupo VG projetou e viabilizou toda a execução do planejamento da água integrada ao paisagismo.



bottom of page