O projeto para tornar a estação Vila Olímpia sustentável implantou jardins verticais com sistema de reuso de água; substituição do mobiliário por produtos feitos com material reciclável; equipamentos para recarregar celular e energia solar. Um novo acesso para bicicletas, incluindo carregadores para bikes elétricas e sistema de tratamento de efluentes dos esgotos através de Wetlands.
Após o contrato de cinco anos, todas as melhorias serão doadas à CPTM.
O Grupo VG, acaba de implementar um grande jardim vertical na estação Vila Olímpia do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). São mais de 1.000 m² de plantas naturais irrigadas com água de reuso filtrada do sistema de esgotos da estação.
O projeto de jardins na estação Vila Olímpia foi financiado pelo banco Santander, conhecido por suas práticas sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. A coordenação ficou com a Eletromidia, o maior veículo no mercado out of home do Brasil, com mais de 60 mil plataformas digitais e estáticas nas maiores cidades do país. As empresas do Grupo VG, foram chamadas por sua expertise para desenvolver disciplinas de sustentabilidade do projeto e implantação na estação.
Os jardins verticais foram instalados no corredor de entrada da Funchal, desde a rua até o edifício de acesso da estação. A parede verde também está presente nas duas fachadas do edifício da Vila Olímpia, na fachada da Marginal Pinheiros, na mureta da plataforma, além da parede principal da plataforma. Já o musgo moss está nas paredes do elevador e acima da placa de acesso à estação.
“Para os jardins da estação Vila Olímpia da CPTM foram escolhidas plantas nativas, combinando tons, folhagens e texturas. Além do ganho estético, é importante também falar da funcionalidade, porque os jardins verticais são irrigados com água de reuso dos banheiros, que passam por purificação através do sistema de wetlands. Além disso, ajudam no conforto térmico do ambiente, na purificação do ar, e cria uma barreira acústica no entorno”, explica Bruno Watanabe, CEO do Grupo VG.
Já os painéis de musgo moss encapsulados foram a solução encontrada para comunicar o verde dentro da estação. “Isso porque não havia muito espaço interno e as plantas naturais não suportariam muito tempo naquele local mais fechado, e com menos luz. Por ser um produto natural estabilizado, fizemos o fechamento com policarbonato para protegê-lo”, acrescenta Bruno.
Veja mais fotos da estação Sustentável Vila Olímpia
Confira outras matérias que você talvez goste:
→ Vertical Garden cria projeto exclusivo de paisagismo do Parada Madero
→ Paisagismo em escritório no pós-Covid19 deve ser ativo estratégico
→ Os benefícios da certificação Well na prática: case CBRE
→ Obras de Arte humanizam espaços e ganham pontos na certificação Fitwell
Comments