Vertical Garden: paisagismo que contribui com a sustentabilidade

Atualizado: 10 de Nov de 2018

Neste mês de Janeiro a Vertical Garden foi tema na revista da GBC (Green Building Counsil - Brazil). Abaixo trazemos na Integra o texto do Artigo que mostra bem sucedida tecnologia implantada pela Vertical Garden e como contribuímos para tornar as edificações mais sustentáveis.


Faça o Download da Revista Aqui!


"Biofilia é um conceito moderno qe explica que elementos da natureza trazidos para ambientes fechados (escritórios, residências e outros) ajudam a promover uma maior sensação de bem-estar. Diversas medidas podem ser tomadas nesse sentido e uma delas é a instalação de jardins verticais, tanto externos quanto internos. A Vertical Garden é uma empresa paulistana, há dez anos no mercado apresentando soluções pioneiras na implantação e manutenção de jardins verticais. A empresa é a única no país a trabalhar com quatro tipos de jardins verticais: naturais, de plantas preservadas da mata nativa, de musgos e artificiais. Os jardins verticais naturais vêm passando por um processo de crescimento no Brasil. São uma solução ainda pouco explorada, mas de acordo com observações da Vertical Garden, nota-se que as empresas já estão entendendo o potencial da ideia e vendo que trata-se de mais do que apenas uma questão de decoração. A Vertical Garden é uma empresa membro do GBC Brasil e a tecnologia oferecida pela organização vem de uma patente da Espanha. “Nosso carro chefe é o jardim vertical natural, que traz agregado a si além do fator estético, toda uma questão de sustentabilidade que envolve qualidade e oxigenação do ar e conforto térmico”, explica Bruno Watanabe, diretor financeiro da Vertical Garden.

O processo de plantio e a manutenção do Jardim Vertical

A escolha da vegetação que irá compor o jardim vertical é um trabalho conjunto entre a Vertical Garden e o cliente, conforme explica Bruno Watanabe. “O escritório de arquitetura pode trazer sugestões de plantas que agradem esteticamente ao cliente. Num segundo momento, realizamos toda uma análise técnica do que está sendo solicitado. Dentro desse contexto, nós analisamos iluminação, densidade de luz e necessidade de irrigação, volume da planta e qual o local de aplicação. Analisamos qual a incidência de sol no jardim e em quais momentos haverá mais e menos sol”, pontua. O plantio das mudas é realizado em mantas de tecido de alta densidade, alocadas em placas recicláveis. “É o sistema mais sustentável que o mercado oferece, deixando para trás os antigos sistemas em bloco de cerâmica e vaso meia-lua. Além disso, é de fácil manutenção e tem os melhores resultados, já que a planta consegue se desenvolver no painel. O plantio é feito colocando-se uma dupla camada de mantas, e nessa camada abrimos espécies de bolsas. Dentro dessas bolsas alocamos as plantas. É um sistema que praticamente não utiliza terra ou substratos”, explica Bruno. A manutenção do jardim é simples e envolve basicamente dois processos: adubação e poda. Toda essa manutenção é feita pela Vertical Garden, de maneira automatizada e em períodos previamente concordados: mensalmente, bimestralmente ou semestral. Bruno salienta que “há a preocupação de sempre prestar assessoria técnica ao cliente, além de entregar os projetos dentro do prazo e com total comprometimento à qualidade do serviço e ao desenvolvimento das plantas. Importante frisar que a adubação dos jardins é feita através da água. Utilizamos o sistema de fertirrigação, onde toda a irrigação é automatizada e a fertilização vai junto com a água”.

Paisagismo em ambientes internos também comportam Jardins Verticais

Uma das especialidades da Vertical Garden é criar e executar projetos pra ambientes internos. Isso inclui salas de estar, lojas, escritórios, shoppings e restaurantes. Além de contribuir significativamente para a decoração dos ambientes, também trazem todos os benefícios de biofilia e termo-ambientais já citados acima. Em relação a esses tipos de projetos, Bruno comenta que as principais preocupações são a irrigação e a iluminação dos mesmos. “Para que a planta se desenvolva bem num ambiente interno, é fundamental o cuidado com esses dois elementos. É importante também fazer uma cuidadosa análise de quais plantas se ambientam nesses locais. Graças ao know-how de nossas obras anteriores, já temos um histórico de quais plantas melhor se desenvolvem em cada ambiente, sendo mais resistentes e gerando menor manutenção”, explica. Atualmente, a Vertical Garden trabalha para tentar desmistificar o preconceito que muitas pessoas têm de que jardins verticais resultam em manutenção custosa e trabalhosa. Para tal, a empresa realiza um trabalho que visa informar o mercado sobre os benefícios dos jardins verticais e educar os profissionais da área (engenheiros, arquitetos, designers) para identificar quais as melhores soluções para cada tipo de projeto. Isso fez com que a Vertical Garden se tornasse referência não apenas na execução de projetos, mas também em consultoria para a viabilidade dos mesmos. Bruno cita como exemplo um projeto executado para uma obra da construtora Porto Ferraz: “lá nos deparamos com uma parede que não era uniforme. Graças a nossas placas que não são rígidas, conseguimos implantar um jardim vertical num talude que não era uniforme. Isso que foi interessante: possuímos um sistema que se adapta às necessidades do mercado, e não o contrário”, salienta. “Os sistemas com mantas de alta densidade mostraram que os jardins verticais são mais simples de se manter e mais eficientes do que nunca. Mostraram também que os jardins atualmente se adaptam aos mais diferentes projetos de forma flexível”, finaliza."

Gostou? Quer saber mais sobre nossos Jardins Verticais Naturais?

Faça uma consulta gratuita com nossa Equipe de Especialistas Aqui!




"O Green Building Council Brasil (GBC Brasil) é uma ONG que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil. O GBC Brasil é um dos 21 membros do World Green Building Council."

#Paisagismo #Sustentabilidade #gbc #jardinsverticais #sustentabilidade

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden 
Bruno Yudy Araki Watanabe – ME
CNPJ: 15.494.532/0001-08

Data estimada de entrega : 20 dias úteis
Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon