Entenda a tendência do wellness na Hotelaria e sua importância

Atualizado: 22 de Dez de 2020

O segmento de hotelaria tem se dedicado em oferecer soluções reais para os clientes, que cada vez mais valorizam o aspecto wellness, ou seja, de bem-estar durante a hospedagem

Bem-estar e qualidade de vida. Nunca antes na história essas duas palavras estiveram tão em alta como agora. Principalmente nesse contexto atual, na esteira da pandemia global do coronavírus, em que o cuidado com a saúde se faz mais do que necessário. Não de hoje, o segmento de hotelaria tem olhado com atenção para a importância de valorizar essa tendência do wellness, que, definitivamente, não é modismo, mas veio para ficar.


Isso porque a busca pelo equilíbrio e pela saúde física, emocional e energética é constante. As pessoas querem viver mais e, claro, melhor, com vitalidade. Esse é o motivo pelo qual homens e mulheres estão, cada vez mais, cuidando do corpo e da mente em todo o tempo.


O tema wellness, ou bem-estar, virou prioridade a ponto de haver uma dedicação a essas questões mesmo quando se está longe da rotina diária, ou seja, fora de casa. Esse interesse tem gerado uma movimentação dos empreendimentos hoteleiros, que buscam soluções para oferecer conforto, comodidade e bem-estar para seus hóspedes, tanto para aqueles que estão trabalhando, quanto para aqueles que gozam das merecidas férias.


Afinal de contas, o compromisso é sempre oferecer maior conforto ao hóspede, gerar uma melhor experiência ao consumidor: atrair novos públicos para consumir em seu restaurante e lojas, tudo isso mantendo a meta de controle de custos, já que esse é um mercado bastante competitivo.


Possibilidades da realidade wellness no setor hoteleiro


Alimentação

Oferecer um cardápio variado e com opções prioritariamente saudáveis é uma possibilidade real para quem mantém uma dieta rigorosa e equilibrada. Dentro desse contexto wellness, a cozinha vegetariana e vegana tem ganhado relevância, assim como a oferta de orgânicos.


Práticas física

Além de equipar seus espaços com equipamentos adequados de ginástica e profissionais especializados, alguns hotéis estão oferecendo bicicleta como cortesia para que seus hóspedes possam pedalar livremente pelas imediações e colocar o corpo em movimento.


Práticas mentais e espirituais

Tão importante quanto o corpo, cuidar da mente e do espírito é parte integrante do conceito wellness. É por esse motivo que os empresários do ramo hoteleiro estão abrindo seus espaços para aulas de yoga e meditação, individuais ou coletivas.


Incentivo ao sono de qualidade

Proporcionar um sono tranquilo e restaurador tem sido uma das grandes preocupações dos hotéis atentos aos valores wellness. Por isso, estão focados em oferecer quartos aconchegantes que privilegiam o silêncio, bem como camas de alta qualidade que garantem uma ótima noite de descanso.

O verde como solução para o wellness

Os hotéis também estão recorrendo ao verde e aos elementos da natureza para proporcionar uma experiência diferenciada aos hóspedes que valorizam o bem-estar e a qualidade de vida. São muitas as possibilidades para aproximar homens e mulheres da natureza, o que traz inúmeros benefícios, tais como calma, paz, harmonia e equilíbrio.

Por exemplo, no ambiente externo, esse contato pode acontecer por meio da implantação de um projeto único de paisagismo, que permita essa conexão direta. Também vale citar os Jardins Verticais, em suas mais diferentes versões, como o Natural, o Artificial e o Preservado. Além desse contato com a natureza, os jardins verticais chamam a atenção e podem ser um algo a mais por sua beleza ímpar.


Já no ambiente interno, os hóspedes podem contemplar vegetações, como o Musgo Moss preservado, assim como vasos de piso, vasos suspensos, árvores preservadas e, também, jardins verticais (neste caso, exceto na versão natural). Os quartos dos hóspedes também podem ser agraciados com plantas e flores.


Vale lembrar que as plantas ajudam a melhorar a experiência do hóspede, ajudam na saúde do colaborador, bem como na redução nos índices de estresse. Além disso, pesquisas apontam que os hotéis que exploram o verde e a biofilia aumentam a taxa de permanência de clientes nos lobbies.


Outras Matérias que você vai gostar:


Paisagismo em Hotéis: Dicas para encantar o seu hóspede

A experiência do hóspede e o payback por meio do design biofílico

→ Arquitetura biofílica: Entenda os conceitos aplicados nas cidades, residências e corporações

#arquiteturadehoteis #paisagismoemhoteis #projetodehoteis #plantasparahoteis


BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden. CNPJ: 15.494.532/0001-08
Politicas da loja

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • RSS
  • Google+ ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google ícone social Places