TELHADO VERDE

& TELHADO ECOLÓGICO

Os telhados verdes melhoram o desempenho e a aparência dos edifícios, ajudam o meio ambiente e economizam seu dinheiro

Saiba Mais

Fale com quem entende! Nossos especialistas estão disponíveis para auxiliar você na especificação e utilização de Plantas Preservadas no seu projeto!

 

FALE CONOSCO AGORA!

TELHADO VERDE E TELHADO ECOLÓGICO

O telhado verde (ou telhado ecológico) é um dos sistemas de cobertura mais utilizados em projetos sustentáveis. O tema, aliás, está em alta entre arquitetos, mesmo não sendo necessariamente uma novidade - foram muito requisitados nos anos 1920. Fato é que o telhado verde está sempre presente quando se fala em ideias que apontam para a modernidade e a eficiência energética.

 

Como resultado dessa visão de privilegiar o verde e o meio ambiente, o telhado verde tem sido aplicado de forma combinada com o jardim vertical e outras praticas sustentáveis. Além disso, desponta como ótima solução para agregar valor ao conceito de arquitetura, bem como da premissa de conforto ambiental.

 

O que é o Moss Preservado?

Características do Telhado Verde

  • Menor custo de implantação comparado cobertura com telhas cerâmicas e outros sistemas;

  • Retorno Financeiro a médio-longo prazo em economia de consumo da edificação;

  • Aplicação de Biofilia e sustentabilidade no edifício 

 

Vantagens do Telhado Verde

  • Redução de ilhas de calor

  • Melhoria do conforto térmico do edifício

  • Melhoria do conforto acústico

  • Beleza Funcional ao edifício

  • Regula Drenagem de águas da chuva

  • Arquitetura Biofílica e geração de Bem-estar

  • Pontuação em Certificação LEED

 

BENEFÍCIOS DO TELHADO VERDE

O teto verde é uma alternativa sustentável e de baixo custo perante os telhados e lajes tradicionais. Apresenta diversos benefícios como o gerenciamento de grandes volumes de cargas de águas pluviais, melhor conforto térmico da edificação, diversos serviços ambientais e até mesmo novas áreas de lazer na ocupação do espaço. O telhado verde proporciona também um ambiente mais fresco e agradável protegendo o edifício de temperaturas extremas, especialmente no verão, podendo reduzir em média 6°C. Em áreas urbanas os benefícios são ainda maiores, pois o teto verde promove o equilíbrio ambiental, trazendo a vegetação e a diversidade de volta para o local.

Outro fator importante com relação ao telhado verde é sua capacidade de manter a umidade relativa do ar constante no entorno do edifício, formando um microecossistema. Assim, contribui no combate ao efeito estufa, aumentando a retirada de carbono da atmosfera ao mesmo tempo que oferece maior conforto, beleza e bem-estar para os moradores / ou usuários da edificação.

Além de sua capacidade de gerenciamento das águas pluviais, as plantas e a terra do teto verde funcionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do paisagismo, jardins verticais, nas bacias sanitárias, no chuveiro e, e dependendo do tratamento até mesmo para cozinhar ou beber.

 

  • Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades. A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera.

  • Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades.

  • Melhora o isolamento térmico da edificação. Protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.

  • Melhora o isolamento acústico da edificação. A vegetação absorve e isola ruídos.

  • Maior retenção da água das chuvas. A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e ainda filtra a poluição dessas águas.

  • Diminui a possibilidade de enchentes. Como retém melhor a água da chuva, o excesso não vai para as ruas.

  • Ajuda na diminuição da temperatura do micro e macro ambientes externo.

  • Reduz o consumo de energia, e melhora a eficiência energética devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração.

  • Aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros.

 

TELHADO VERDE E TELHADO ECOLÓGICO NA CERTIFICAÇÃO LEED

Para a certificação LEED dentro da arquitetura sustentável o telhado verde traz uma série de pontuações, tais como:

  • Lotes Sustentáveis: Proteger ou Restaurar Habitat

  • Lotes Sustentáveis: Maximizar Espaços Abertos

  • Lotes Sustentáveis: Gerenciamento de Água da Chuva

  • Lotes Sustentáveis: Minimizar as Ilhas de Calor

  • Energia e Atmosfera: Performance Mínima de Energia

  • Energia e Atmosfera: Otimizar a Performance Energética

  • Recursos e Materiais: Conteúdo Reciclável

  • Recursos e Materiais: Materiais Regionais

 

FOTOS DE TELHADOS VERDES INSPIRADORAS

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE TELHADO VERDE

Posso ter um Telhado Verde em uma laje existente?


Sim. Muitos dos nossos projetos de telhado verde são executados em edifícios existentes. O local deve primeiro ser verificado por um engenheiro estrutural para determinar a capacidade de suporte de carga. Um cuidado adicional a se tomar é analisar e substituir a impermeabilização, se necessário, para um sistema mais compatível.




Qual é a diferença entre um sistema modular e um sistema de construção?


A maioria dos sistemas modulares funciona basicamente como vasos de plantio. Eles são colocados diretamente sobre a membrana de impermeabilização e podem causar vazamentos se mal colocados ou houver movimentações da área. A proteção da impermeabilização contra os raios UV e raizes também pode ser um problema. Há alguns sistemas de teto verde com lados abertos para deixar as raízes se espalharem. Estes são melhores do que os vasos modulares acima mencionados no entanto a drenagem não é tão boa quanto um sistema tradicional construido no local.

Em geral sistemas modulares são compostos de materiais plásticos e sintéticos (que em geral derivam do petóleo), prejudicando sua composição ecológica. Além disso muitos dos sistemas modulares, não suportam grande trafego sobre sua superficie.

Um sistema de telhado verde tradicional é contruido construído em camadas que cobre uma área definida e é executado diretamente na laje. Este sistema oferece melhor proteção mecânica e drenagem, o que contribui significativamente para a patologia da construção e saúde da vegetação.




Quantos graus um Telhado Verde pode resfriar a edificação?


Um telhado orgânico construído com camadas de elementos naturais aumenta a capacidade de diminuição de temperatura da laje, chegando a até -18 °C. Em média reduz cerca de 6°C.




Telhado Verde precisa de Manutenção?


Todo Telhado, seja ecológico ou não, precisa de manutenção.
O teto verde também requer algum tipo de manutenção preventiva. Recomenda-se que uma ou duas vezes por ano se verifique a saúde da vegetação e a presença de espécies indesejadas. Basicamente o cuidado é como um jardim em “terra-firme” com questões básicas de irrigação e aplicação da fertilização.




É necessário irrigar o telhado verde?


É recomendável reservar um ponto de água com boa pressão para irrigação automatizada de telhados maiores. A irrigação automatizada pode ser uma fértil irrigação a qual contém todos os fertilizantes necessários para manter a vegetação saudável e bonita duradouramente.




O Telhado Verde da Vertical Garden atende a certificação LEED USGBC?


Sim, com direito a pontos na obra. Também atende o AQUA e QUALIVERDE.




O Telhado Verde acumula água sobre a laje impermeabilizada?


Não. As águas das chuvas e irrigação não ficaram em contato direto com a laje. As camadas de composição do telhado ecológico são construídas para manter a vegetação hidratada, e o excedente de água é levado direto para o dreno, podendo até ser reutilizado.




Quais os tipos e pesos dos Telhados Ecológicos?


Os telhados verdes recebem 3 denominações que basicamente determinam a espessura dele e tipo de vegetação que poderá ser plantada. São elas:

■ extensivo: tem configuração de um jardim, com plantas rasteiras de pequeno porte. A altura da estrutura, descontada a vegetação, vai de 6 cm a 20 cm. O peso do conjunto fica entre 60 kg/m² e 150 kg/m²;

■ intensivo: comporta plantas de nível médio a grande em uma estrutura de 15 cm a 40 cm. A carga prevista varia entre 180 kg/m² e 500 kg/m²;

■ semi-intensivo: Esse tipo intermediário tem vegetação de porte médio plantadas num sistema de 12 cm a 25 cm. Pode exercer uma carga de 120 kg/m² a 200 kg/m².





 

GOSTARIA DE  IMPLANTAR UM TELHADO VERDE EM SEU PROJETO?

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden 
CNPJ: 15.494.532/0001-08

Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon