Conforto ambiental: dicas para incorporar ao seu projeto
top of page

Conforto ambiental: dicas para incorporar ao seu projeto

Atualizado: 31 de jul. de 2019


Todos nós, sem exceção, merecemos frequentar ambientes sadios que apontem para a paz, o conforto ambiental e a tranquilidade do ser humano. Ainda mais nos tempos modernos e atuais, em que qualidade de vida tornou-se uma premissa básica.

E não importa o lugar, se é em casa, no trabalho ou na hora do lazer. Afinal, sentir-se bem e acolhido é fundamental em qualquer espaço em que colocarmos os nossos pés.

Agora imagine um restaurante com pratos deliciosos, mas sem sistema de climatização adequado? Ou um prédio corporativo com centenas de profissionais sem iluminação eficiente? E uma casa bonita e bem localizada, porém com índice de ruídos de tirar o sono? Sejamos sinceros, ninguém merece conviver em ambientes assim.

conforto ambiental projeto arquitetura
Projeto Arquitetônico FGMarquitetura fgmf

Está clara a importância de estarmos em harmonia com um espaço? Pois saiba que isso tem nome: conforto ambiental.

O que é conforto ambiental?

Antes de mais nada, é bom deixar mais claro o conceito de conforto ambiental. Essa ideia aponta, essencialmente, para quatro características básicas:

Vamos a cada um deles. O Conforto térmico diz respeito ao clima do ambiente e a relação dele com o corpo humano. Em síntese, o que fazer para aquecer ambientes em dias frios, e tornar amena a temperatura em dias quentes. Estudos importantes, como o da imagem abaixo, demonstram que quanto maior o nível de desconforto em nossos ambientes, maior é a falta de produtividade.

conforto ambiental projeto conforto térmico

Já pensou você possuir uma empresa pagando 10 funcionários…mas que na verdade trabalham apenas 6,5?

Pois é. Por desconhecer os malefícios que temperaturas inadequadas podem infringir aos seus funcionários é que muitas empresas jogam dinheiro na sarjeta diariamente.

O lúmico cuida da correta iluminação dos ambientes, considerando o equilíbrio entre a luz natural e artificial. A luz incorreta tem o poder de interferir no humor das pessoas, seja no excesso ou na falta dela.

O acústico se refere à sonorização do espaço no qual se está inserido. Entender como se dá a expansão dos sons no ambiente, quais locais devem ser isolados, entre outras coisas.

Por último, o visual, que passa pelas sensações transmitidas a partir das cores, da decoração, mobiliário ou projeto arquitetônico.

Percebeu a responsabilidade que o arquiteto tem ao desenhar um projeto e dar vida a um espaço? Seu trabalho precisa levar em consideração o conforto ambiental, que inclui essas quatro características. Claro, sempre alinhado com os desejos e estilo das pessoas que estão financiando e vão frequentar o local. Essa responsabilidade, na verdade, começa antes da projeção.

O mais indicado é que o arquiteto conheça profundamente o local da obra. Portanto, o profissional deve estar ciente da vegetação, da incidência de luz, nascimento e pôr do Sol, barulhos externos, perceber o vento etc. Só então pode levar em consideração essas quatro características do conforto ambiental e elaborar um projeto de Arquitetura Sustentável.

Parede Verde e sua contribuição para o conforto ambiental

Um jardim vertical integrado a um projeto de arquitetura e decoração tem a capacidade de interferir positivamente no conforto ambiental. Isso porque atua de forma direta e objetiva em quase todas as frentes destacadas acima.

A parede verde com plantas naturais consegue filtrar impurezas do ar e ajuda a equilibrar a temperatura ambiente. Principalmente trazendo mais frescor em dias quentes.

A acústica é mais um ponto em que o jardim vertical pode funcionar bem. As plantas minimizam o impacto dos ruídos indesejados, criando uma espécie de barreira de som natural entre dois ambientes.

Além disso, o jardim vertical natural consegue levar beleza, sofisticação e bom gosto a diferentes tipos de ambientes, tanto residenciais quanto corporativos. A proximidade à natureza traz uma ótima sensação de bem-estar.

Jardim Vertical é uma forma de Arquitetura Sustentável que limpa e purifica o ar, além de economizar energia e reduzir a poluição sonora. O jardim que é fixado em sentido vertical, que além de tornar o local mais harmonioso contribui para o meio ambiente.

Conforto térmico fachada Vertical Garden
Fachada de Jardim Vertical Natural do escritório da Vertical Garden no Brasil

Podemos listar aqui 10 vantagens desse recurso para construção sustentável e conforto ambiental.

Construção Sustentável e Conforto Ambiental:

  1. Isolamento térmico – protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno;

  2. Redução de gastos energéticos – melhora a eficiência energética do edifício, devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração;

  3. Redução de ruídos externos – a vegetação absorve e isola ruídos;

  4. Protege a fachada – cobrir uma superfície exterior com vegetação forma um escudo contra a chuva, o vento e os danos da radiação UV, aumentando assim a sua vida útil;

  5. Baixa manutenção, a rega pode ser automatizada;

  6. Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar – A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera;

  7. Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades;

  8. Maior retenção da água das chuvas – A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e ainda filtra a poluição dessas águas;

  9. Embeleza e valoriza os centros urbanos e a edificação;

  10. Contribuem para o aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros.

Viu como o jardim vertical pode fazer a diferença e aumentar o conforto ambiental do seu projeto?

Conforto Ambiental

 

Outros Materiais que você pode se interessar

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page