97794457_1366428363558607_57251029721913

TUDO EM DESIGN 
BIOFÍLICO CORPORATIVO

O design biofílico tem função estratégica nas empresas, pois promove saúde, ajuda a melhorar a produtividade, além de reter e atrair talentos

Saiba Mais

 

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS!
Fale com quem entende! Nossos especialistas estão disponíveis para auxiliar você na especificação e utilização de Plantas Preservadas no seu projeto!

Atendemos todo Brasil

Cuidar integralmente das pessoas tem sido a tônica nos departamentos de Recursos Humanos. E o design biofílico tem se mostrado um caminho saudável no dia a dia das empresas. Isso porque o contato com a natureza garante inúmeros benefícios aos colaboradores, bem como para as empresas.

 

Trata-se de um efeito em cadeia. Melhorar a saúde das pessoas a partir do verde gera um efeito direto no bem-estar que, por consequência, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade. Assim, eleva-se o engajamento dos profissionais com a corporação até, por fim, aumentar os índices de produtividade.

 

O conceito do design biofílico, ou seja, levar a natureza para perto das pessoas, pode gerar excelentes resultados para as empresas. É um investimento seguro com certeza de retorno a curto e médio prazo.

Implantação de Design Biofílico

  • Time de consultores especialistas na disciplina

  • Trabalho em conjunto com arquitetos e facilities

  • Maior estrutura de implantação do Brasil

  • Pesquisa e Inovação em novas tecnologias

  • Consultoria e parceria em fase de Projetos

  • Operação 24hr e em todo território nacional

Benefícios do Design Biofílico

  • Maior performance, bem-estar e sustentabilidade 

  • Payback em ambientes corporativos

  • Melhoria da qualidade de vida e saúde de indivíduos 

  • Adaptação a mentalidade de novas gerações

  • Maior conforto aos ambientes

A PRESENÇA DO DESIGN BIOFÍLICO NAS EMPRESAS

DESIGN BIOFÍLICO: O HOMEM E O REENCONTRO COM A NATUREZA

Retorno à essência: o homem e o reencontro com a natureza

 

O design biofílico aplicado aos espaços corporativos é um novo modo de encarar a sustentabilidade, conforto e bem-estar das pessoas. São muitas as vantagens de se relacionar com a natureza no dia a dia.

 

  • Redução na ansiedade

  • Melhora na qualidade do sono

  • Aumento da imunidade

  • Redução nos problemas cardíacos e pulmonares

  • Harmonia entre corpo e mente

  • Alívio da tensão e do estresse

 

É por isso que a ideia de design biofílico nos espaços corporativos veio para ficar.

 

O DESIGN BIOFÍLICO NA ARQUITETURA CORPORATIVA

NOSSOS TIMES DE PAISAGISMO SÃO ESPECIALIZADOS EM DIFERENTES MERCADOS E DESAFIOS

hotelaria_biofilia.jpg
Jardim Vertical Preservado - Local Artef

RESIDÊNCIAL

Parque-Shopping-Lauro-de-Freitas-Mall-Pr
Pipo-Restaurante-7--800x445.jpg
101567568_1373610556173721_1517829352073
97794457_1366428363558607_57251029721913
rededor002.jpg
IMG_3631_copia-min.jpg

O IMPACTO DO AMBIENTE NA SAÚDE DAS PESSOAS E EMPRESAS

Muito além da estética refinada, cultivar plantas de diferentes espécies nos escritórios proporciona benefícios reais às pessoas.

 

Já foi comprovado por meio de diversas pesquisas científicas que pessoas que estão em algum tipo de contato a natureza apresentam um nível de concentração superior quando comparadas às pessoas que não estão perto do verde.

 

As plantas também podem aumentar os níveis de criatividade, melhorar o humor e elevar a capacidade de concentração, o que é ótimo quando se fala de escritórios. A implantação do verde é um dos elementos essenciais na estratégia do Design Biofílico.

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE NOVOS TALENTOS

"O ambiente de trabalho desempenha um papel crucial na luta por jovens talentos", disse Stefan Walter, diretor administrativo da Johnson Controls Global WorkPlace Solutions EMEA, em uma apresentação que ganhou o Best Paper Award sobre a importância do ambiente de trabalho. Um aspecto importante na escolha de um colaborador são propósitos da empresa. Promover a criatividade e harmonia entre pessoas vem em primeiro lugar seguido do ambiente e atmosfera do local.

FATOR DE MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

De acordo com um estudo da Towers Watson, na Alemanha, 29% dos profissionais do pais tem alto desempenho, outros 23% são muito comprometidos, mas não atingem todo o seu potencial porque as condições no local de trabalho não são ideais. 

 

No entanto, 1/4 dos entrevistados também estão desmotivados, sobrecarregados pelas tarefas ou estressados. Como resultado, não apenas a satisfação do cliente sofre, mas também o lucro corporativo. Segundo o estudo, as empresas com funcionários comprometidos de maneira sustentável têm um retorno da empresa três vezes maior que as empresas com funcionários menos comprometidos.

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO A LONGO PRAZO

Chegou o momento em que as empresas precisam se apresentar para trabalhadores qualificados e clientes que valorizam propósitos. Portanto, está se tornando cada vez mais importante projetar e apresentar sua empresa de maneira atraente para os funcionários. O fator básico para a escolha do empregador é a remuneração. Mas fatores leves como times de trabalho e o design do local estão se tornando cada vez mais importantes na competição por bons especialistas.

CUSTOS COM PESSOAS PODEM CHEGAR A 3,5% DO PIB NACIONAL 

80 Bilhões ao ano são os custos relacionados à rotatividade,  licenças médicas, queda na produtividade e faltas ao trabalho no Brasil – prejuízo 3,5% do PIB (ISMA, 2016). Colaboradores  doentes são um enorme fator de custo nas empresas. De acordo com dados da OMS temos mais de 18 Milhões de brasileiros sofrendo com ansiedade, colocando o Brasil como o país com maior índice de depressão da América Latina.  Um bom ambiente trabalho motivacional como parte das condições de trabalho pode ajudar a reduzir significativamente esses custos. Estudos demonstraram que a eficiência, a saúde e a motivação aumentam em escritórios verdes com um nível de umidade correspondentemente alto, de modo que os dias perdidos por doenças diminuem em média 3,5 dias.

ELEMENTOS DO DESIGN BIOFÍLICO

Muito além da estética refinada, cultivar plantas de diferentes espécies nos escritórios proporciona benefícios reais às pessoas.

 

Já foi comprovado por meio de pesquisas científicas diversas que pessoas que estão em algum tipo de contato a natureza apresentam um nível de concentração superior quando comparadas às pessoas que não estão perto do verde.

 

As plantas também podem aumentar os níveis de criatividade, melhorar o humor e elevar a capacidade de concentração, o que é ótimo quando se fala de escritórios. Existem várias táticas que os arquitetos podem usar para incorporar os princípios de Design Biofílico. De acordo com o livro 14 Patternes of Biophilic Design (14 Padrões do Design Biofílico), os padrões de Design Biofílico se dividem em três grupos: 

 

Abaixo, separamos alguns exemplos práticos dentro desses grupos de como aplicar alguns padrões do Design Biofílico em seus projetos:

Muito além da estética refinada, cultivar plantas de diferentes espécies nos escritórios proporciona benefícios reais às pessoas.

 

Já foi comprovado por meio de pesquisas científicas diversas que pessoas que estão em algum tipo de contato a natureza apresentam um nível de concentração superior quando comparadas às pessoas que não estão perto do verde.

 

As plantas também podem aumentar os níveis de criatividade, melhorar o humor e elevar a capacidade de concentração, o que é ótimo quando se fala de escritórios. Existem várias táticas que os arquitetos podem usar para incorporar os princípios de Design Biofílico
 

Abaixo, separamos alguns exemplos práticos dentro desses grupos de como aplicar alguns padrões do Design Biofílico em seus projetos:
 

  • CONTATO VISUAL COM A NATUREZA : alguns edifícios estão situados para oferecer vistas deslumbrantes do oceano ou uma abundância de árvores em uma paisagem arrebatadora, a partir das janelas. Entretanto, outros não. Ao criar projetos para locais urbanos e mais industriais, os arquitetos podem optar por projetar espaços de pátio com árvores, por exemplo, para fornecer aos ocupantes vistas agradáveis e acesso à natureza;
     

  • MELHOR QUALIDADE DO AR E VENTILAÇÃO: as pessoas que passam a maior parte do dia dentro de um escritório ou outro tipo de prédio, geralmente, fazem uma pausa para “tomar ar fresco”. Os arquitetos podem responder a esse anseio usando recursos de Design Biofílico, com muitas janelas, portas de correr que se abrem para áreas externas, claraboias ou sistemas HVAC que ajudam a promover uma troca de ar saudável;
     

  • IILUMINAÇÃO NATURAL: o acesso à luz natural é um fator enorme no bem-estar dos ocupantes dos edifícios. Porém, O excesso de luz pode resultar em brilho desconfortável, enquanto a falta dela pode resultar em espaços inadequadamente iluminados. Os dispositivos de proteção solar, a orientação e as relações janela/parede devem ser considerados no projeto do edifício, a fim de otimizar a luz do dia. Embora fornecer muitas janelas seja a solução mais simples para isso, nem sempre é possível. As alternativas para resolver o problema incluem a implementação de tubos solares ou átrios de vários andares, que permitem que a luz natural difusa penetre nos espaços interiores;
     

  • ACÚSTICA APRIMORADA: o ruído do sistema HVAC, outros equipamentos mecânicos, elevadores e moradores de edifícios podem ser gerenciados por meio de recursos de design, como painéis acústicos. As soluções biofílicas para problemas acústicos também incluem plantas internas estrategicamente posicionadas e fontes de água que ajudam a mascarar sons indesejados;
     

  • PAREDES E  TELHADOS VERDES: paredes e telhados verdes não apenas acrescentam oportunidades visuais para se conectar à natureza, mas também melhoram o meio ambiente. Uma fachada verde colocada sobre uma parede existente ou uma “parede viva” composta de plantas pode ajudar a reduzir o efeito da ilha de calor urbano. Em climas quentes, um telhado verde atua como um fator de resfriamento, assim, evitando a penetração da luz solar. Já em clima mais frio fornece maior isolamento resultando em menor demanda de aquecimento;
     

  • ESPAÇO DE BEM-ESTAR: o descanso é tão importante quanto o esforço para aumentar a produtividade. Um dos 14 Patternes of Biophilic Design (14 Padrões do Design Biofílico), o “abrigo”, fala justamente da criação de um espaço para descanso ou cura, que permita aos funcionários recuperarem as energias e voltarem renovados às suas estações de trabalho;
     

  • MATERIAIS NATURAIS E PALETA DE COR ADEQUADA: materiais e acabamentos desempenham um papel importante na conexão de usuários de um espaço com a natureza. Quase todos os acabamentos têm a oportunidade de refletir a natureza, seja em cores de pintura natural, murais cênicos, material ou padrão de carpete, painéis de parede com imagens gravadas da natureza ou mesmo trabalhos em madeira natural.

ARQUITETURA: PADRÕES DA BIOFILIA E IMPLANTAÇÃO DO DESIGN BIOFÍLICO

O design biofílico tem sua fundamentação no efeito benéfico que a experiência da natureza causa no ser humano e no argumento de que tal experiência pode ser trazida para o ambiente construído. 

Cada projeto apresenta infinitas possibilidades de trazer tal experiência da natureza para dentro do ambiente construído, cada usuário terá preferências únicas e disposições individuais acerca de uma ou outra forma de contato com a natureza, cada tipo de edifício irá requisitar uma determinada forma mais adequada de contato com o meio natural. Cabe aos profissionais do ambiente construído a sensibilidade, em primeiro lugar, e a imaginação de organizar os elementos materiais e as aspirações de cada pessoa na construção de espaços verdadeiramente biofílicos. Para auxiliar como guia  nesse processo do Design Biofílico na arquitetura podemos citar o livro 14 Patternes of Biophilic Design (14 Padrões do Design Biofílico), O padrões de Design Biofílico se dividem em três grupos: 

NATUREZA NO ESPAÇO

1. Conexão Visual com a Natureza

2. Conexão Não-Visual com a Natureza

3. Estímulo Sensorial Não-Rítmico

4. Variação Térmica & de Fluxo de Ar

5. Presença de Água

6. Luz Dinâmica e Difusa

7. Conexão com os Sistemas Naturais

ANALOGIAS NATURAIS

8. Formas & Padronagens Biomórficas

9. Conexão dos Materiais com a Natureza

10. Complexidade & Ordem

NATUREZA DO ESPAÇO
11. Panorama

12. Refúgio

13. Mistério

14. Risco/Perigo

Exemplificação da aplicação dos produtos e serviços da Vertical Garden de acordo com a disponibilidade de Budget do projeto biofílico.

ARQUITETURA CORPORATIVA E A ESTRATÉGIA DO DESIGN BIOFÍLICO

O design de um escritório afeta a saúde, o bem-estar e a produtividade de seus ocupantes. Para muitos, isso soará tão óbvio que quase não é preciso dizer. Por exemplo, é cada vez mais claro que existe uma diferença entre os ambientes de escritório que são simplesmente não é prejudicial - ou seja, a ausência de "maus" - e ambientes que incentivam positivamente saúde e bem-estar e estimular a produtividade.

Para empresas, ter em sua força de trabalho, colaboradores que estão saudáveis e felizes é um componente vital para uma estratégia a longo prazo. Os custos com pessoas, incluindo salários e benefícios, normalmente representam 90% dos custos operacionais de uma empresa.

Um estudo recente mediu essa interferência em valores. E o impacto financeiro, diga-se, é significativo. Calcula-se R$ 80 bilhões em custos relacionados à rotatividade das pessoas, licenças médicas, queda na produtividade e faltas no trabalho. Um custo bastante pesado.

Por exemplo, você sabia que 72% dos profissionais sofrem de estresse no mercado de trabalho? Ou que o estresse é a quarta doença mais diagnosticada no mundo?

Trazendo para um realidade mais próxima, você sabia que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo? E que 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a depressão? Pois bem, lamentavelmente, o Brasil é o mais depressivo da América Latina.

PLANTA DE ESCRITÓRIO SEM APLICAÇÃO DO PAISAGISMO DE PERFORMANCE

NÓS ESTUDAMOS O IMPACTO E A PERFORMANCE DO PAISAGISMO EM CADA PROJETO

APLICAÇÃO DO PAISAGISMO DE ACORDO COM A PERFORMANCE NA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESIGN BIOFÍLICO

GALERIA DE VÍDEOS DESIGN BIOFÍLICO

 

FOTOS IMPLANTAÇÕES PELA VERTICAL GARDEN DE PROJETOS BIOFÍLICOS

Veja Também

1/1

Por que Implantar o Design Biofílico

  • Especialista e pioneira em Paisagismo de Performance no Brasil

  • Única empresa no mundo que oferece quatro tipo de jardins verticais

  • Soluções inovadoras e criativas

  • Patente internacional e importação direta de vegetações e materiais

  • Atendimento ágil e qualificado

  • Entregas e implantações em todo o Brasil e Estados Unidos

  • Mais de uma década de experiência no assunto

  • Amor e respeito à natureza

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden 
CNPJ: 15.494.532/0001-08

Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon