top of page

Urban jungle: a tendência do verde dentro das residências

Estar imerso em um ambiente repleto de verde é um dos objetivos da urban jungle, estilo de decoração de interior que privilegia o contato total do homem com a natureza

Residências recheadas e coloridas de verde, com plantas de diferentes tamanhos, espécies e alocadas em lugares variados. Assim pode ser definido o urban jungle, conceito muito em alta hoje em dia, sobretudo entre a geração de jovens adultos que conquistaram seus espaços. É como imaginar um ambiente externo, repleto de elementos da natureza, e levá-lo para dentro de casa.


Urban Jungle Residencial
Conceito Urban Jungle com variações de espécie em sala de estar

A premissa básica desse estilo peculiar de decoração de ambientes, bastante ousado por sinal, é resgatar a natureza para dentro do cotidiano, sem comedimento. Optar por esse caminho é, de certo modo, permitir-se estar conectado ao verde em todo tempo, sem restrições. Por isso, a urban jungle é super adequada aos que vivem em cidades grandes, as chamadas selvas de pedras.

Urban Jungle

Claro que essa tendência caiu no gosto das pessoas que prezam pelo contato constante com o verde, que reciclam o lixo, alimenta-se com orgânicos, estão ligadas com causas ambientais e sustentáveis. Mas, não somente a eles. Gostar de estar em contato com a natureza e interagir com ela são pré-requisitos mais do que suficientes. É por isso que a urban jungle não se trata de um mero modismo e, portanto, algo passageiro.

O conceito é para todos, mas para vivenciar esse universo de possibilidades com o verde em perfeita harmonia, é preciso seguir três passos. Primeiro, estar aberto a novas ideias e sair da zona de conforto. Segundo, estar disposto a colocar a criatividade para fora, sem medo de ser feliz. E, terceiro, gostar de cuidar e se relacionar com as plantas.


Porque criar um espaço único e original dentro da sua residência depende de um excelente profissional, mas também depende de você!


Os benefícios da urban jungle no paisagismo


Nunca é demais recordar: além de deixar as residências com um visual aconchegante e carregado de simpatia e beleza, as plantas exercem um poder magnífico em nossas vidas, altamente positivo. Entre os benefícios estão a melhora na disposição, aumento da felicidade, e percepção das sensações de paz, calma e tranquilidade.

Na prática, o verde também purifica o ar do entorno e minimiza a incidência de ruídos exagerados e, evidentemente, indesejados. Ou seja, a tendência urban jungle oferece, além de estética, mais qualidade de vida, conforto, saúde e bem-estar às pessoas.


Conceito Urban Jungle Casa Cor
Conceito de Urban Jungle na mostra Casa Cor Peru 2019 por Estudio 1917 - Porfirio Castro

Existem muitas formas de aplicar o urban jungle em seu lar, seja casa ou apartamento, espaçoso ou pequeno. Vamos compartilhar algumas possibilidades para inspirar você a seguir em frente nessa jornada.


Urban jungle e suas possibilidades


O jeito mais intenso de se sentir próximo a uma reserva florestal é instalar um jardim vertical no seu lar, principalmente o formado com plantas naturais.

A parede verde combina com sala de estar, quartos, varandas ou onde mais sua criatividade mandar. Um dos diferenciais do jardim vertical é combinar, em um só lugar, diferentes espécies de plantas, que tem tudo a ver com a proposta urban jungle. E claro, ser aquele espaço impactante da casa, de alta conexão com o verde.

Urban Jungle
Jardim Natural da Vertical Garden em Varanda - Conceito Urban Jungle

Além do jardim vertical, um outro caminho interessante é combinar vasos de plantas de diferentes tamanhos, tanto pequenos quanto médios e grandes, e espalhar por toda casa, em todos os cômodos. A aplicação, porém, deve ser absolutamente criteriosa e o ideal é ter o auxílio de um profissional.

Em todo caso, as vegetações podem ser colocadas no chão, quando os vasos forem maiores. E também colocadas em prateleiras (vasos médios), assim como em mesas (vasos pequenos). Outra possibilidade é fixar no alto, tanto na parede quanto no teto. Dessa forma, para onde quer que você olhar terá a presença do verde ao alcance de sua vista.

Urban Jungle
Decoração com vasos Urban Jungle

Uma sugestão para lares verdadeiramente urban jungle é variar ao máximo os tipos de plantas. Busque tipos de formas e tamanhos diferentes. Quanto maior o número, melhor. E, é claro, mais bonita sua selva particular ficará.

Aqui também vale a sugestão de aplicar flores em meio ao verde. Sim, como toda selva que se preze, a prevalência deve ser pelo verde. Contudo, o colorido das flores em meio a tudo isso é muito bem-vindo.


As melhores simulações para complementar a urban jungle


Ainda sobre os jardins verticais, por razões técnicas nem sempre é possível fazê-lo com plantas naturais. Se este for o caso, uma boa alternativa é utilizar uma parede verde formada com plantas preservadas ou mesmo artificiais. Ao optar por esses dois estilos, a vantagem é a praticidade, já que ambos dispensam rega e manutenção periódica. O visual, neste caso, mantém-se, já que essas plantas simulam com perfeição as naturais.

Urban Jungle

Além das plantas, a natureza pode ainda se fazer presente de forma um pouco mais indireta. Por exemplo, usar móveis de madeira rústica e recorrer a outros elementos na formatação da decoração da casa, como bambu. Porque todo tipo de conexão é válida.

Urban Jungle em Residencia
Home Office Urban Jungle

Um outro jeito é recorrer a elementos visuais que apenas remetem à natureza. Pode ser um quadro na parede com uma linda paisagem, ou almofadas em cima do sofá com a temática de vegetação. Também podem ser roupas de cama com estampa floral, papéis de parede nos quartos, louças com estampas de plantas na cozinha, entre outras coisas.

O que vale, no fim das contas, é estar em casa tranquilo e rodeado da natureza, no melhor estilo urban jungle.


 

Outras Matérias que você vai gostar:


 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page