Jardins Verticais: tudo o que você precisa saber!
top of page

Jardins Verticais: tudo o que você precisa saber!

Atualizado: 26 de jun. de 2021

Os jardins verticais deixaram de ser uma tendência para se tornar uma realidade no Brasil. Presentes nos mais conceituados projetos de arquitetura e decoração da Europa e dos Estados Unidos, nos últimos anos os brasileiros têm se rendido aos benefícios práticos das paredes verdes, além, é claro de sua inquestionável beleza.

Apesar do crescimento no país, é comum ainda existirem dúvidas fundamentais relacionadas aos jardins verticais. Como especialistas no assunto, nós da Vertical Garden vamos esclarecer os principais pontos sobre esse tema tão importante para o mundo sustentável atual.

O que é jardim vertical?

O jardim vertical nada mais é do que uma estrutura especial montada junto a uma parede contendo diferentes tipos de vegetação. São feitos de materiais leves que se adaptam a qualquer tipo de parede e administrados por um sistema inteligente e automatizado de fertilização e rega, quando necessários. Hoje, são quatro principais tipos de jardim vertical: natural, preservado, artificial e moss. Conheça melhor as características de cada um. (Nesse outro post mostramos uma tabela comparativa com as características técnicas)

Quais são os tipos de Jardim Vertical?

Jardins verticais naturais (ou Parede Verde)

Ideal para ambientes externos, o jardim vertical natural é feito com plantas naturais de diferentes espécies. Antes da instalação, é fundamental uma análise da incidência de luz e Sol para que as plantas crescem e se desenvolvam de forma saudável. Versátil, a única exigência para a criação de uma parede verde é ter por perto um ponto de água, um ponto de energia e um ponto de dreno ou ralo.

Jardins Verticais Externos

Jardins verticais preservados

O jardim preservado é uma alternativa interessante para ambientes fechados, onde há pouca luz refletindo no local. O jardim vertical preservado é constituído por plantas naturais que passam por um processo de tratamento que conserva textura, folhagens e movimentos. A placa que acomoda as plantas é revestida com uma fibra natural e tingida. Depois, as plantas são fixadas com grampos de alta pressão em um processo seguro. Não carece de manutenção permanente.

Jardins Verticais Internos

Jardins verticais musgo moss

O musgo moss é uma planta preservada de formato redondo e multidimensional. Desenvolvido de forma artesanal, é indicado para dar um toque de requinte e bom gosto a ambientes internos. São 16 variações de cores, considerando as dez cores clássicas e suas respectivas variações. Também dispensa manutenção periódica.

Jardins Verticais Internos

Jardins verticais artificiais (plantas Permanentes)

Desenvolvido a partir de materiais de alta qualidade, o jardim vertical permanente reproduz com perfeição formas, cores, texturas e movimentos de plantas naturais. São produzidas com seda fina e poliéster de alta qualidade. Versáteis, as plantas artificiais podem ser produzidas em diferentes tamanhos e variadas espécies, e estão livres de manutenção periódica. Outra vantagem é que pode ser aplicada tanto em ambientes internos quanto externos.

Jardins Verticais Permanentes

Vantagens dos jardins verticais

Os jardins verticais trazem inúmeros benefícios. As plantas deixam o ambiente mais bonito, alegre, elegante e funcional, além de criar uma barreira acústica em seu entorno. A Vegetação natural garante conforto térmico, filtra a poluição do ar. O jardim vertical dá um toque de modernidade e bom gosto a diferentes ambientes, internos ou externos, corporativos ou residenciais.


Jardins Verticais Maximizam Espaços

Os jardins verticais são uma ótima forma de maximizar o espaço limitado e recuperar espaços ao transformar algo vazio em um elemento esteticamente agradável e criativamente estimulante. Arquitetos costumam falar que eles são como uma tapeçaria natural em um prédio.

Jardins Verticais Reduzem ilhas de Calor

Já para o meio ambiente, os jardins verticais reduzem os efeitos das ilhas de calor urbanas e da poluição atmosférica. As ilhas de calor urbanas correspondem a cidades ou áreas metropolitanas que são significantemente mais quentes do que as áreas rurais circundantes, devido à atividade urbana.


Jardins Verticais Melhoram a Qualidade do Ar

Eles também limpam o ar externo de poluentes e poeiras, também ajudando a neutralizar os índices de carbono resultantes das emissões de combustível.

Jardins Verticais Servem como Barreira Acústica

As plantas melhoram a qualidade do ar interno e atuam como uma barreira natural de isolamento acústico. A superfície verdade bloqueia sons de alta frequência e, dependendo da composição de sua base, pode bloquear ruídos de baixa frequência.

Fisiologicamente falando, as plantas reduzem o stress. Segundo estudo realizado pela Universidade de Washington, pessoas que trabalham em um ambiente com plantas são 12% mais produtivas e menos estressadas. Assista esse vídeo sobre o assunto!

sim, os jardins verticais também podem fornecer benefícios econômicos! Eles tendem a aumentar o tráfego de pedestres em espaços de varejo, uma vez que as paredes vivas criam espaços nos quais as pessoas escolhem para passar o tempo. À medida que os jardins verticais isolam e esfriam edifícios, fornecendo uma espécie de cobertor de segurança que protege a construção de poluentes atmosféricos, há também uma forte economia de dinheiro em reparos a longo prazo.

Caso você queira conhecer mais sobre Jardins Verticais e suas aplicações, faça o download gratuito do nosso Guia do Jardim Vertical. Ou fale conosco aqui!

Guia Dos Jardins Verticais

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page