Paisagismo de Shopping Center: 5 Dicas para não errar na escolha das plantas

Atualizado: 20 de Mar de 2019


Shopping center é sinônimo de diversão, conforto e bem-estar. E nesse aspecto, nada melhor do que um excelente projeto de paisagismo corporativo para dar um toque especial ao ambiente. Até porque, um pouco de planta em shopping center nunca é demais, certo?

Não de hoje, os shoppings recorrem às plantas para compor o visual e deixar os espaços mais belos, simpáticos e atrativos. Somos prova disso, pois ao longo de mais de dez anos de vida, a Vertical Garden tem atendido centenas de projetos de paisagismo corporativo em centros de compras espalhados por todo o Brasil.

A experiência com plantas em shoppings nos possibilita conhecer os acertos e as maiores dificuldades no assunto.

E para simplificar caminhos, apontamos neste texto os 5 erros mais comuns quando falamos em paisagismo nos shoppings centers. Confira as dicas abaixo e acerte logo de primeira!

1. Não fazer um planejamento de longo prazo

Muitos estabelecimentos acabam perdendo tempo ao resolver problemas pontuais. Aquela velha história de apagar incêndios. Isso acontece porque não existe um planejamento de longo prazo para o paisagismo corporativo. Assim, olha-se o micro e nunca o macro. Às vezes, a verba limitada acaba interferindo na escolha da planta para shopping, que se mostra errada para aquela situação. Percebe como uma coisa leva a outra?

A dica é estabelecer um orçamento anual para o paisagismo e trabalhar a partir daí, com estratégia e eficiência, sobretudo nas datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre outras.

2. Não saber as soluções de plantas que o mercado oferece

A natureza em sua infinita beleza oferece uma variedade enorme de plantas. E cada uma tem a sua característica. Ok, ninguém é obrigado a conhecer detalhes de cada planta. É por esse motivo que uma consultoria especializada é fundamental para propor as melhores soluções de acordo com a necessidade do cliente. E, claro, evitar erros desnecessários.

Plantas Permanentes Implantada no Shopping Villa Lobos - SP

Uma sugestão de plantas para shopping center, por exemplo, é mesclar o uso de vegetação natural, que carece de cuidados constantes, com plantas preservadas, em que os cuidados pós-instalação é praticamente zero.

3. Utilizar plantas de alta manutenção em Shopping Center

Cada espécie de planta tem a sua necessidade, por isso é tão importante conhecê-las minimamente. Imagine só colocar uma planta que precisa de luz natural em um ambiente fechado? Seu tempo de vida será consideravelmente menor, gerando custos adicionais.

Acertar nas plantas aplicadas a um shopping center significa reduzir o custo de manutenção, uma vez que o nível de interferência externa acaba sendo menor. Além disso, o ideal aqui é utilizar plantas com baixos índices de manutenção - sim, algumas plantas carecem de um cuidado extra, que acabam pesando mais no orçamento.

4. Não ter um arquiteto ou paisagista à disposição

É comum uma estrutura de shopping center não ter um arquiteto ou paisagista em seu quadro de colaboradores fixos. Sim, de um lado é compreensível porque ter esses profissionais à disposição pode custar bem caro. Por outro lado, ter uma consultoria especializada por perto é fator primordial para o projeto de paisagismo corporativo ser bem-sucedido.

Aqui na Vertical Garden colocamos nossos profissionais à disposição das empresas para estudar soluções customizadas. Cuidamos de todas as fases do projeto, desde a elaboração em 3D, estruturações, até a execução final. Estamos prontos para dar todo o suporte necessário, do início ao fim.

5. Não contratar uma empresa especializada em paisagismo para Shopping Centers

Um bom projeto de paisagismo em shopping center está muito além de comprar plantas e colocá-las em determinados lugares do shopping sem qualquer critério. É preciso estudar o projeto e pensar no paisagismo do shopping como um todo.

Trata-se de uma gestão estratégica que requer um olhar apurado de plantas e paisagismo. E isso dá trabalho. Portanto, vale a pena contratar uma empresa especializada no assunto. Colocar nas mãos certas uma tarefa de tal magnitude é economizar tempo e ter a garantia de um trabalho excelente e profissional. Com certeza vale muito a pena.

A Vertical Garden, empresa associada a ABRASCE, pode ajudar! Somos uma empresa especialistas em Paisagismo para Shopping Center. Confira nossa participação na feira do setor Exposhopping 2018.

Gostou? Vem Falar com a gente vamos adorar auxiliar no seu projeto!


BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden 
Bruno Yudy Araki Watanabe – ME
CNPJ: 15.494.532/0001-08

Data estimada de entrega : 20 dias úteis
Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon