O século 21 ficou marcado como a era da informação. O mundo digital conectou pessoas, acelerou processos e abriu novos caminhos. Isso provocou mudanças significativas no relacionamento entre as empresas e seus consumidores. Nada mais é como antes.
Agora, os consumidores são, também, ativistas sociais e ambientais. Afinal, sustentabilidade e responsabilidade social são ideias permanentes e que chegaram para transformar a realidade. E as marcas hoje em dia são vistas como parte importante na criação e/ou manutenção de um mundo melhor e mais justo. É exatamente aqui que entra o marketing verde.
À medida que as pessoas reconhecem seus valores inseridos em uma marca, elas se aproximam, consomem e interagem. Ao mesmo tempo, quando não percebem esse alinhamento, há um afastamento natural. Logo, é preciso estruturar práticas sustentáveis que estejam alinhadas com o mercado, que valorizem o verde e, mais do que isso, criar um canal de diálogo para a comunicação desses valores.
Esse encontro entre empresas e consumidores, a partir do marketing verde, tem o poder de trazer uma série de benefícios para ambas as partes e, claro, para o planeta. Em resumo, o marketing verde, a curto prazo, eleva a simpatia do público com a marca. E, pensando a médio e longo prazo, trata-se de um investimento que gera economia ao negócio.
Os benefícios do marketing verde para uma empresa
Você sabia que 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade? E que 87% dos consumidores, no momento da compra, dão preferência em comprar de empresas com viés sustentável? E que 54% dos consumidores optam por marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente?
Eis aqui alguns bons motivos para se investir no marketing verde.
A bem da verdade é que trazer o marketing verde à estratégia diária é deixar evidente para o mercado e, consequentemente para os clientes, que sua marca está comprometida com o mundo, com a natureza, com as pessoas e com os padrões de consumo. E convenhamos: toda essa mensagem é muito bem-vinda!
Veja abaixo mais benefícios ao se incorporar o marketing verde no seu negócio:
Criação de um diferencial competitivo em relação aos concorrentes;
Atração de novos consumidores alinhados com mesmos valores;
Manutenção de clientes atuais com novo sustentável;
Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;
Aumentar as vendas e os lucros;
Maior lealdade dos consumidores;
Maior reputação no mercado.
O interessante é que é possível incluir o marketing verde em todas as fases do processo, desde a concepção de um produto ou serviço até o pós-vendas. Isto é, a consciência ecológica pode estar sempre presente.
Caminhar em direção do marketing ambiental é ser, em outras palavras: ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo e culturalmente aceito. E incorporar no dia a dia o tradicional conceito dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.
Nunca é demais lembrar: se a consciência ecológica é uma premissa nos tempos atuais, tão importante quanto é ter uma atitude real de transformação. Não é suficiente apenas transmitir esses fatores sem, de fato, vivê-los.
Dicas para incorporar o marketing verde em sua empresa
Antes das dicas efetivamente, uma boa notícia. O marketing verde independente do tamanho da empresa. Negócios de pequeno, médio e grande porte podem começar, sem grandes reestruturações. Inclusive, empreendimentos de pequeno e médio porte tem alguma facilidade inicial por lidar com menos pessoas. Dito isso, vamos às dicas:
Separe o lixo orgânico dos materiais recicláveis.
Limpe, seque e compacte os itens recicláveis.
Descarte plásticos descartáveis, como copos, talheres e canudos.
Prefira materiais biodegradáveis.
Reveja o consumo de água e energia.
Incentive o reuso e o reaproveitamento de materiais.
São medidas simples, eficientes e que geram um impacto positivo na educação e cultura das pessoas, que chega, num segundo momento, na preservação do meio ambiente. Portanto, a hora de começar é agora. O amanhã é uma miragem.
Se você ainda não investe em marketing verde, é hora de começar.
G-brands e o marketing verde
Como a maior estrutura de paisagismo e sustentabilidade do Brasil, o Grupo VG tem ampla experiência no atendimento a empresas que querem ingressar nesse universo encantador do marketing verde. São mais de 10 anos projetando as melhores soluções e conectando empresas com o verde e todos os benefícios que a sustentabilidade oferece.
Um exemplo recente, que ilustra bem tudo isso, foi o projeto desenvolvido sob medida para o Grupo Madero. Inicialmente, a Vertical Garden foi acionada para cuidar do paisagismo do Ecoponto Madero, novo empreendimento da rede de restaurantes. Mas o Grupo Madero, já comprometido com as causas ambientais, gostou do amplo plano elaborado pela VG.
O projeto foi estruturado a partir de soluções baseadas na natureza, o qual leva em conta humanização de espaços, purificação do ar, contato das pessoas com o verde, estímulo à biodiversidade, uso de água da chuva e captação de energia limpa. Um projeto completo.
Confira outras matérias que você talvez goste:
→ Vertical Garden cria projeto exclusivo de paisagismo do Parada Madero
#grupovg #greenmarketing #ecoparadamadero #MadeByVG #gardentower #grupomadero #onenbs #nbs #naturebasedsolutions #NbS
Comments