top of page

Nova ferramenta digital coloca o Carbono em foco na escala urbana


Urban Decarb

Enquanto a quantificação da pegada de carbono de edifícios tem, sem dúvida, recebido maior atenção nos últimos anos, é hora de reconhecer que os edifícios não podem ser examinados isoladamente. Até o momento, o impacto imenso do carbono incorporado em uma escala urbana - ou seja, as emissões associadas ao ciclo de vida completo dos componentes materiais em nossas cidades - é frequentemente negligenciado.


Para enfrentar esse desafio, a equipe de arquitetos, urbanistas e designers computacionais da empresa Henning Larsen desenvolveu a Urban Decarb - uma ferramenta para integrar conhecimentos isolados sobre carbono de componentes urbanos nas fases iniciais do desenvolvimento.


A Urban Decarb representa um passo significativo no uso do carbono incorporado e operacional como parâmetros de design no planejamento urbano, examinando a cidade como um todo - desde edifícios até estradas, estacionamentos, paisagismo e sistemas urbanos infraestruturais. Ao fazer isso, a ferramenta atende à crescente demanda por esforços ambiciosos de descarbonização provenientes de proprietários de terras e imóveis visionários.


A Diretora Global de Design Urbano, da Henning Larsen, Signe Kongebro, explica:


"À medida que nossas cidades e populações crescem em conjunto com as mudanças climáticas, projetar para uma vida saudável e resistência em uma escala urbana é mais crucial do que nunca. Queremos ajudar nossos clientes globalmente a avaliar a pegada de carbono das áreas urbanas existentes antes de sua requalificação e transformação. O objetivo é garantir que todas as partes interessadas - desde proprietários de imóveis e municípios até designers, engenheiros e até mesmo membros da comunidade - estejam tomando decisões informadas sobre o impacto ambiental do projeto."

Com base em conjuntos de dados sincronizados associados ao contexto geográfico do projeto, o Urban Decarb apresenta ao designer aproximações que possibilitam avaliar o impacto de suas decisões de design desde o início, comparando o custo de carbono dos cenários enquanto são modelados em tempo real.


 Urban Decarb

Central para informar o impacto e as economias de carbono relacionados a várias escolhas de design, o Urban Decarb é um protótipo para a proposta da Henning Larsen na competição para a transformação de 102 acres do Inner Harbor, antes industrial, de Odense.


A ferramenta introduz conhecimentos novos e únicos ao processo de design, garantindo que os projetos permaneçam alinhados tanto com as estratégias quanto com as legislações climáticas globais e locais. Também é uma forma de aprofundar a compreensão contextual para incluir um foco no carbono e, o mais importante, criar um impacto ambiental imenso quando dimensionado.


"Embora o Urban Decarb seja desenvolvido como uma ferramenta de design, ele também possui um valor estratégico significativo para proprietários de terras, autoridades e desenvolvedores que desejam se envolver em uma conversa sobre como podem otimizar e fortalecer o perfil de sustentabilidade de seu projeto", diz Gustav Brade, Diretor de Desenvolvimento Urbano Estratégico, que continua: "Ao fornecer uma visão clara e uma base sólida para qualquer projeto, ele age como um primeiro passo em direção a um plano de desenvolvimento urbano mais verde e sustentável."

Jason B. Miller, Chefe de Inovação do Grupo, fala sobre o projeto:

"Nossa nova estratégia estabelece que, em 2025, a Ramboll deseja ser a Parceira para Mudança Sustentável. Para nos capacitar a enfrentar e resolver alguns dos maiores desafios da sociedade, precisamos aproveitar o poder da tecnologia digital e da inovação junto com nossa expertise de domínio. O Urban Decarb é um exemplo perfeito disso",




bottom of page