top of page

VG e UGREEN Anunciam Fusão Estratégica para Consolidar o Mercado de Sustentabilidade e Paisagismo na Construção Civil


Sustentabilidade na construção civil e paisagismo

Unidos pela Sustentabilidade: Os fundadores da VG e UGREEN se reúnem, marcando o início de uma nova era de inovação e compromisso ambiental no setor da construção civil.


Em um movimento estratégico significativo, a VG, líder de soluções em paisagismo de performance B2B, e a UGREEN, pioneira em consultoria e educação para sustentabilidade na construção civil, têm o prazer de anunciar sua fusão. Esta união promete catalisar o mercado de construção civil e materiais sustentáveis, impulsionando estratégias de sustentabilidade para incorporadoras, construtoras, escritórios de arquitetura, paisagismo e indústria, criando uma plataforma integrada de comunidade e serviços verdes sem precedentes.


À medida que o setor da construção civil continua a evoluir, a demanda por soluções sustentáveis que conectem pessoas, natureza e negócios nunca foi tão crítica no setor.


Hoje o Brasil ocupa o quinto lugar entre os países com mais obras sustentáveis, de acordo com estudo realizado pela United States Green Building Council, em 2020.

Em 2023 houve um crescimento de 40% em construções verdes residenciais, de acordo com o mesmo órgão.


O mercado brasileiro de construção civil deve movimentar R$ 2,7 trilhões até 2030, segundo a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Este crescimento é impulsionado por uma crescente conscientização ambiental, regulamentações governamentais mais rigorosas e um aumento significativo na demanda por edificações verdes.


Dentro deste contexto, a fusão entre VG e UGREEN se posiciona estrategicamente para atender a essa demanda crescente, combinando expertise em design biofílico com práticas de sustentabilidade na construção civil líderes de mercado, destacando a importância das certificações LEED, EDGE, WELL e Fitwel e ciclo de vida de materiais.


Essas certificações são reconhecidas globalmente por definirem padrões de excelência em eficiência energética, saúde e bem-estar em ambientes construídos. Integrando esses critérios rigorosos em seus projetos e consultorias, a fusão busca não apenas elevar a qualidade e o desempenho ambiental das edificações, mas também promover espaços que melhoram significativamente a qualidade de vida dos seus ocupantes.


A fusão entre VG e UGREEN não apenas avança na aplicação de soluções baseadas na natureza, mas também estabelece um marco na otimização de projetos paisagísticos urbanos, alinhando-se com os mais rigorosos padrões de sustentabilidade e contribuindo significativamente para a certificação ambiental de projetos. Este enfoque permite uma abordagem holística LIM® 8D, que inova na maneira de projetar espaços, medindo o impacto dos projetos de paisagismo sobre parâmetros ambientais e aproveitando esses desempenhos para fornecer dados necessários para sistemas de classificação dentro de certificações e avaliações de sustentabilidade em diferentes níveis de design (LEED, WELL, BREEAM, SITES, Natural Capital Accounting, Green Infrastructure Evaluation ).


“Juntos, estamos prontos para liderar a vanguarda da inovação verde, oferecendo soluções que não apenas atendem às necessidades atuais do mercado, mas também definem o padrão para o futuro da construção sustentável.” diz Bruno Watanabe, founder da VG.

A fusão cria uma entidade robusta, combinando expertise em projetos complexos em paisagismo com profundo conhecimento em sustentabilidade. O objetivo é oferecer uma gama completa de soluções sustentáveis e baseadas na natureza que promovem um impacto ambiental positivo em escala.

Sami Meira, uma das fundadoras da UGREEN, compartilha a visão de um futuro mais verde e sustentável.


"Esta fusão é um marco em nossa jornada para acelerar a transição do mundo para a sustentabilidade. Juntos, ampliaremos nosso impacto, combinando nossa paixão e inovação para transformar espaços e mentalidades", afirma Sami.

Em um mundo cada vez mais voltado para práticas sustentáveis, a união entre VG e UGREEN surge como um farol de inovação e responsabilidade ambiental.


"Esta fusão representa um marco não apenas para a VG e a UGREEN, mas para todo o setor da construção civil. Ao unirmos forças, estamos estabelecendo um novo padrão de inovação, incorporando muita tecnologia, dados e padrões de performance sustentáveis em nossos projetos de paisagismo em BIM. Geramos maior valor ao mercado, entregando maior qualidade aos nossos clientes o meio ambiente, redefinindo o que significa ser um líder no setor, não apenas atendendo às necessidades atuais, mas antecipando as demandas futuras de um mercado em rápida evolução." - Danilo Vilela, CEO da VG

Ampliação de Serviços:

A fusão permite a oferta de um portfólio expandido de serviços, incluindo projetos e implementação de paisagismo, consultoria em sustentabilidade na construção civil e programas educacionais intensivos para arquitetos, engenheiros e designers.


Com recursos combinados a fusão fortalece a presença internacional das empresas, permitindo uma atuação em novos mercados e a capacidade de atender a uma base de clientes mais ampla.


Nos próximos meses, as equipes da VG e UGREEN trabalharão juntas para integrar suas operações, culturas e estratégias.


"Na UGREEN, sempre acreditamos que a educação, acesso a informação e a certificação de profissionais da construção civil são fundamentais para promover uma mudança significativa em direção a práticas mais sustentáveis. Com a fusão com a VG, essa crença se fortalece ainda mais. A construção de edificações sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade urgente. Ao promover uma comunidade de profissionais em sustentabilidade, estamos capacitando-os a projetar e construir com uma consciência ambiental que vai além do convencional. Isso não apenas eleva o padrão de todo o setor, mas também garante que as futuras gerações herdem um mundo mais verde e habitável. " - Filipe Boni, Co-fundador da UGREEN

Sobre VG:

A VG é reconhecida por sua excelência em soluções de alta performance para projetos de paisagismo e jardins verticais, atendendo incorporadoras, construtoras e escritórios de arquitetura com projetos que conectam pessoas, natureza e marcas.



Sobre UGREEN:

A UGREEN é uma força líder em educação para sustentabilidade, criando a maior comunidade de profissionais do setor dedicada a acelerar a transição do mundo


para práticas mais sustentáveis, impactando positivamente empresas e comunidades globais.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page