top of page

A resposta empresarial às mudanças climáticas: 6 maneiras de fazer a diferença juntos


Mudanças Climáticas

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, (IPCC) mostra que a situação de emergência climática é inegavelmente sombria. No entanto, ele também oferece muitos raios de esperança ao destacar que, embora os seres humanos tenham causado a crise, podemos fazer parte da solução.


Ao agir juntos e agora (considerando nossa responsabilidade junto à inovação e todo conhecimento disponível), como empresas, podemos usar nossa influência coletiva e recursos para transformar a sociedade, afim de evitar uma catástrofe climática.

A hora é agora para fazer, não apenas falar. Abaixo estão seis medidas concretas que podemos tomar para fazer a diferença quando mais precisamos: agora!

A forma como enfrentamos cada um desses "indicadores de operação sustentável" será fundamental para como seremos avaliados pelo mercado, pelos nossos clientes e pelos nossos colegas.

06 passos para uma colaboração climática significativa

#01: Esteja preparado para ser avaliado

Com a atenção mundial voltada para o último relatório do IPCC e a COP26 se aproximando rapidamente, cada empresa será questionada sobre o que está fazendo (e não apenas prometendo) para ajudar a combater as mudanças climáticas. Devemos esperar demandas crescentes para demonstrar que estamos planejando, projetando, construindo e prestando serviços de acordo com o Acordo de Paris, onde o Brasil é um dos signatários.

Também devemos esperar taxas de juros mais altas, recusa de empréstimos e menos (ou nenhum) investimento se não obtivermos uma pontuação alta nas ferramentas que avaliam o quanto nossa empresa está alinhada com as metas climáticas estabelecidas bem como outras orientações/legislações climáticas nacionais.

Além disso, espere que seus escritórios, frota de veículos da empresa, soluções de viagem e outros aspectos de operação façam parte de como você será avaliado e se será considerado um parceiro relevante para futuros trabalhos - tanto pelos clientes em potencial quanto pelos futuros colegas em potencial.

#02: Não pare nas obrigações formais


O relatório do IPCC inclui análises dos efeitos regionais das mudanças climáticas, o que nos ajuda a entender melhor o que deve ser feito (aqui e agora) para nos adaptarmos.

No passado, isso sempre foi uma responsabilidade principal das cidades e municípios, mas agora as empresas também devem refletir urgentemente sobre quão bem preparadas estão - elas e seus fornecedores - para lidar com inundações, ondas de calor, secas e outros efeitos das mudanças climáticas. Isso deve ser visto como um dever de cuidado com os funcionários e com o planeta, mesmo que não seja uma obrigação formal.


Como uma empresa de paisagismo, o que a Vertical Garden propõe para seus clientes ajuda a ter um impacto importante no clima. No entanto, mesmo com a metodologia completa de controle de emissão de Co2 o que é feito em projetos para clientes vai muito além de nossa responsabilidade formal.

A Vertical Garden possui uma equipe multidisciplinar para definir e calcular o impacto climático em projetos. Assim, muitas outras empresas podem achar útil apresentar melhor aos seus clientes o impacto de seu trabalho de paisagismo quando utilizado por eles - embora não seja formalmente responsabilidade delas, isso é algo que nós esperamos para ajudar a todos entender como enfrentar as mudanças climáticas.

#03: Faça mudanças sustentáveis com mais frequência


O relatório do IPCC mostra que tocar nosso "negócio como sempre fizemos" não é suficiente, precisamos ir além e buscar soluções melhores.


Para usar somente um breve exemplo, na Vertical Garden, passamos a utilizar hidrossemeadura em nossos projetos de paisagismo, acreditando que essa abordagem se alinha diretamente com nossos ideais. A hidrossemeadura tem uma aplicação mais rápida e prática em obras, o que elimina riscos de erosão e contribui para a redução das emissões de CO2 relacionadas a fretes, deslocamentos e concretagem de encostas, além de fazer uso de recursos locais.

Além disso, devemos estar dispostos a oferecer soluções alternativas de "economia circular", como a reforma ou renovação de edifícios existentes adequando-os para serem mais sustentáveis em vez de construir novas edificações, como fizemos com a estação Vila Olimpia da CPTM em São Paulo..

#04: Garantir benefícios de sustentabilidade


O relatório do IPCC destaca enfaticamente a urgência de resolver a crise climática. Muitas das soluções discutidas após o relatório ajudariam a reduzir o impacto climático, mas pouco fariam para aliviar outros objetivos de sustentabilidade que decidimos alcançar como sociedade. Poderiam até mesmo atrapalha-los. Mesmo dentro da meta climática, a adaptação muitas vezes é feita sob o comando da mitigação - quando nos preparamos para um clima em mudança, na verdade, pioramos as mudanças climáticas. A Vertical Garden desenvolve projetos sustentáveis para ajudar empresas a visualizar benefícios conjuntos e a importância de encontrar abordagens que não prejudiquem outros objetivos de sustentabilidade, todas as empresas são encorajadas a examinar o equilíbrio de custos de carbono.

#05: Leve adiante a conversa sobre o clima


Como empresas, estamos em uma posição privilegiada para obter e compartilhar dados essenciais sobre os desafios climáticos, bem como oportunidades para agir. Em cada oportunidade, devemos nos posicionar como modelos a seguir e apoiar os clientes direcionando seus pensamentos para tópicos que beneficiarão a missão de ação climática, mas também seus objetivos de negócios cotidianos.


#06 Sejamos todos responsáveis


A ação mais importante que podemos tomar como empresas é nos tornarmos responsáveis. A avaliação baseada em dados de nosso desempenho climático é fundamental para identificar áreas de melhoria em nossas próprias operações e nos projetos que supervisionamos.

Na Vertical Garden, buscamos ser um modelo de sustentabilidade, assumindo a responsabilidade e fazendo parte da solução para os desafios de sustentabilidade e redução de carbono da sociedade.

Nosso compromisso é fazer mais para apoiar e desafiar nossos clientes na entrega de soluções inovadoras por meio de consultoria especializada e design de alta qualidade.





Comentários


bottom of page