Descubra como a Vertical Garden transformou o hall de entrada do prédio do Santander em São Paulo em um espaço acolhedor com paisagismo inovador.
O Banco Santander tem se destacado na adoção de iniciativas inovadoras que melhoram a experiência de clientes e colaboradores. Um dos projetos mais recentes foi a incorporação do conceito de biofilia no hall de entrada da sede da empresa em São Paulo, visando trazer a natureza para o ambiente corporativo.
Neste post vamos explorar esse case de sucesso que foi realizado por meio do escritório de arquitetura e construção AKMX, empresa parceira responsável pelo desenho arquitetônico e que contratou a Vertical Garden para executar e levar mais verde ao projeto.
Design biomimético como elementos do projeto.
Entendendo as Necessidades do Cliente: Neuroarquitetura e Design Biofílico
No início dos estudos, a equipe da AKMX trouxe o conceito de neuro-arquitetura para o projeto. Conceito em alta que busca entender como os elementos arquitetônicos influenciam no intangível do comportamento humano, e consequentemente, nas decisões que tomamos, aliando também o conceito de design biofílico, que toma como referência os elementos naturais, outra prática muito presente nos projetos da Vertical Garden. E o conceito de design biomimético, também usado em um grande case: a Ecoparada Madero.
O objetivo era entender como todos esses conceitos poderiam impactar positivamente a experiência das pessoas, que às vezes era só um local de passagem, por conta do piso escuro, a estrutura metálica e pé direito imponente de quase 10 metros de altura e que agora se transformou em um local convidativo para uma pausa, um momento de contemplação, calma e até curiosidade, dentro de uma rotina corrida de quem passa por ali.
Biofilia no Hall de entrada do prédio.
Painel com Musgo Moss
Benefícios da Natureza no Ambiente Corporativo
Estudos mostram que a exposição à natureza pode reduzir o estresse, melhorar a concentração e aumentar a produtividade, tornando a experiência mais agradável para os clientes e funcionários. Além de tornar o ambiente esteticamente atraente, a presença de elementos naturais, como plantas e áreas verdes, promove uma sensação de relaxamento e bem-estar.
Biofilia no hall de entrada do prédio
Especificações técnicas:
O projeto contemplava tanto plantas preservadas e artificiais como naturais, que devido às especificações de instalações de lugares diversos, seria necessário essa variedade de produtos. Com isso, se abriu a oportunidade de novas tipologias de espécies serem inseridas no projeto, como: Ficus Lyrata, Costela de Adão, Philodendron Undulatum, trazendo uma proposta tropical ao local.
O projeto da Vertical Garden no hall de entrada do Santander é um exemplo de como a incorporação do conceito de biofilia pode transformar um ambiente corporativo em um espaço acolhedor, inspirador e sustentável. Traga a natureza para o dia a dia dos seus clientes e funcionários, melhorando sua experiência e promovendo bem-estar.
Quer saber mais sobre projetos de paisagismo corporativo? Clique aqui e descubra como podemos ajudar a transformar seu espaço.
Projeto/Design: AKMX
Fotos: AKMX
Paisagismo: Vertical Garden
Olá, adorei essa matéria, muito bem explicado e diferente de tudo que já vi, realmente agrega muito conhecimento pra quem lê, se puder visitar minha página, acho que vai encontrar um post para agregar ainda mais valor para você! www.takecaregarden.com