Sala de descompressão: como aliviar o estresse e aumentar a produtividade dos colaboradores

Atualizado: Fev 8

Empresas dos mais variados segmentos estão valorizando ambientes internos descontraídos e relaxantes para melhorar a vida dos colaboradores e, ao mesmo tempo, elevar o índice de produtividade; contato com a natureza é um dos recursos utilizados


Foi-se o tempo em que as dependências das empresas remetiam a espaços monocromáticos, cansativos e sem vida. Desde que as companhias de ramo de tecnologia, lá nos anos 1990, criaram as chamadas salas de descompressão, pelo menos parte da estrutura física das empresas está mais atraente - quando não boa parte delas.


A cultura de valorizar os funcionários, ou seja, dar a eles melhores condições de trabalho, momentos de prazer e relaxamento em meio ao expediente e permitir uma conexão maior entre as pessoas está em alta no Brasil. Afinal de contas, estamos seguindo as melhores práticas internacionais de cuidado integral dentro do universo corporativo.



Esse é o motivo pelo qual as atraentes salas de descompressão tornaram-se uma realidade por aqui. Se você ainda não está familiarizado com o termo, vamos ao início. A sala de descompressão é um ambiente cuidadosamente preparado para receber os funcionários para uma pequena pausa. A ideia é que os trabalhadores quebrem a rotina, mesmo que por alguns minutos, e voltem às atividades cotidianas mais relaxados e dispostos depois.


Características de uma sala de descompressão


Montar um ambiente adequado para lazer, entretenimento e descanso dos funcionários exige alguns cuidados básicos. O primeiro ponto fundamental é trabalhar na difusão dessa cultura que, para os mais antigos, ainda pode causar espanto.


Não muito tempo atrás, era muito comum separar com certo rigor trabalho e lazer. Mas, nem sempre é assim. Como bem afirma o intelectual italiano Domenico de Masi, na obra O Ócio Criativo (Sextante), é possível unir essas duas práticas sem ferir os interesses de qualquer um dos lados envolvidos. Hoje em dia, mais do que cumprir horas à risca, as mais modernas empresas estão preocupadas com o resultado, isto é, com a entrega final.


Além disso, é importante destacar também que para uma sala de descompressão funcionar de forma adequada, é preciso entender as características do grupo de pessoas que forma a companhia. A intenção aqui é entender os desejos e as necessidades das pessoas para oferecer as melhores respostas e um alto engajamento. Porque não adianta haver um espaço desse tipo inabitado, ou que seja útil de forma momentânea, e não no longo prazo.


Em linhas gerais, esses espaços contam com atividades diferenciadas. Pode ser jogos individuais e coletivos, como videogames, mesa de sinuca, pebolim, ping-pong, dardos, piscina de bolinhas, jogos de tabuleiros, entre outros. Geralmente, também podem ser oferecidos de forma gratuita serviços como massagem rápida (quick massage) e manicure.


Os benefícios das salas de descompressão nas empresas


Os benefícios que uma sala de descompressão pode oferecer dentro de um ambiente corporativos são muitos (e significativos). Vamos conhecer alguns em detalhes?



Estímulo aos funcionários


Quem não fica mais à vontade ao se sentir realmente valorizado? Os profissionais que têm à disposição um ambiente adequado para lazer e descanso se sentem muito melhor, mais acolhidos e valorizados pela empresa.


Elevação da produtividade


Pessoas mais descansadas e, por consequência, menos estressadas, podem render muito mais em suas atividades corriqueiras. Na prática, isso quer dizer que profissionais que estão em contato com ambientes harmônicos e relaxantes aumentam consideravelmente seus índices de produtividade.


Maior interatividade


As salas de descompressão também podem ser um elo importante na conexão entre as pessoas da mesma empresa. Passar mais tempo juntos fazendo outras atividades fortalece os vínculos, e pode ser um caminho para minimizar conflitos e garantir um time mais unido e coeso do ponto de vista profissional.



Prevenção de afastamentos


Aliviar a pressão e o estresse do dia a dia aparecem como boas iniciativas para promover a saúde e prevenir doenças, tais como dores recorrentes, ansiedade, depressão, entre outras doenças de cunho físico ou emocional. Nunca é demais lembrar: prevenir é o melhor caminho.


O verde como aliado desses ambientes


Vale lembrar que os projetos de arquitetura e decoração desses ambientes, na prática, são exclusivos, e diferem de todos os outros espaços da empresa. Podem ser repletos de almofadas e pufes para que as pessoas fiquem bem tranquilas e confortáveis, paredes com cores diferentes e vibrantes, sempre aliadas ao verde da natureza.


Implantação da Vertical Garden para sala despojada

Até porque, é sabido que a natureza tem uma capacidade enorme de oferecer paz, tranquilidade e uma sensação quase indescritível de bem-estar. É por essas razões que as salas de descompressão, comumente, contam com elementos da natureza em sua composição.


Nesse contexto, um dos artifícios mais usuais são os jardins verticais, popularmente conhecidos como parede verde. No caso de ambientes fechados, os elaborados com plantas preservadas ou permanentes. Em locais de boa incidência de luz natural ou mais abertas, outra opção para as salas de compressão é o jardim vertical com plantas naturais.

Além disso, vasos com plantas menores e diversos tipos de flores sempre bem espalhadas também são boas opções para tornar esses espaços mais bonitos e, claro, saudáveis.

Quando se fala em qualidade de vida, redução de estresse e aumento da produtividade, todos os recursos disponíveis são muito bem-vindos.


Salas de descompressão com verde tornam o ambiente mais agradável e relaxante de acordo com estudos da Neuroarquitetura

Gostou, fale com nossos especialistas e veja como a Vertical Garden pode transformar o ambiente comercial.

Confira outros artigos que você vai gostar:


Case andar da biofilia: It's Informov aposta no conforto e bem-estar gerado pelo paisagismo corporativo da Vertical Garden

Entenda o sistema de Jardim Vertical Natural que os Arquitetos amam!

Vertical Garden: paisagismo que contribui com a sustentabilidade (Artigo GBC)

Arquitetura Biofílica: Entenda os conceitos aplicados nas cidades, residências e corporações

Paisagismo de Alta Performance: entenda o que é e por que você precisa em sua obra!


#saladedescompressao #bemestar #biofilia #ambientecorporativo

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden. CNPJ: 15.494.532/0001-08
Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon