O mundo mudou nos últimos anos. E de forma bem rápida. A era da informação, fortalecida pelo impacto cada vez maior do mundo digital, conectou pessoas e abriu novos caminhos, até pouco tempo impensáveis. A informação concentrada pulverizou-se, e isso acelerou processos, além de provocar mudanças importantes no relacionamento entre os consumidores e as marcas.
O marketing offline, em que as pessoas recebiam passivamente impactos, sem ativação, ainda tem sua importância, mas perdeu força. A tônica mudou, até porque agora as pessoas não são meros consumidores, mas também, ativistas sociais e ambientais. Estão ligadas e atentas a tudo. E é exatamente aqui que entra o marketing verde e sustentável.
Até porque responsabilidade social e ambiental são valores perenes e não simples modismos. Ou seja, vieram para ficar, trazer consciência e, claro, transformar a realidade. E, sem dúvida alguma, as marcas hoje em dia são vistas como parte importante na criação e/ou manutenção de um mundo melhor e mais justo. Isso não é competência exclusiva do poder público. Daí, mais uma vez, a relevância do marketing sustentável.
Os consumidores conscientes querem saber o que a marca pensa, como se posiciona e suas atitudes na sociedade. Se respeita as pessoas, os animais e a natureza. De um lado, quando entendem que as práticas corporativas são sustentáveis e condizentes com a realidade, elas naturalmente se aproximam, consomem e interagem. Por outro lado, quando não sentem esse alinhamento, elas se desconectam. Simples assim.
Dessa maneira, as marcas precisam estruturar valores e atitudes sustentáveis que estejam de acordo com as melhores práticas do mercado na atualidade. E boas referências para isso não faltam. Além de incorporar os princípios essenciais do verde, é fundamental criar estratégias eficientes de comunicação do marketing verde. Porque o consumidor final precisa saber de tudo isso. Não basta fazer. Tem de comunicar.
Com essa conexão de empresas e consumidores baseada no marketing sustentável, é possível gerar uma infinidade de benefícios, seja para o planeta, para as pessoas e, é evidente, para a sociedade. Por quê? Em síntese, o marketing verde, a curto prazo, eleva a simpatia do público com a marca. E, pensando a médio e longo prazo, trata-se de um investimento que gera economia ao negócio.
Os benefícios do marketing verde para uma empresa
Motivos não faltam para uma marca investir no marketing sustentável. Pesquisas de mercado deixam isso muito claro. Por exemplo, você sabia que 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade? Mais: 87% dos consumidores, no momento da compra, dão preferência a empresas com viés sustentável? Isso faz toda a diferença.
Logo, o marketing verde, quando bem executado e comunicado, é uma estratégia fantástica para divulgar ao mercado, considerando aqui os clientes, que a marca está totalmente comprometida com o planeta, com as pessoas e com a preservação do meio ambiente. E também que não se trata apenas de consumir pelo consumir. Há um propósito. Esse valor é forte e impactante por si só.
Confiram mais benefícios ao trazer o marketing verde e sustentável para o negócio:
Diferencial competitivo e destaque frente aos concorrentes
Atração de novos consumidores
Maior lealdade dos atuais consumidores
Agrega valor e credibilidade à marca
Maior respeito no mercado
Aumento das vendas e dos lucros
E a boa notícia é que o marketing verde não é segregador. Ou seja, é para todos, não importa o tamanho da empresa. Desde empresas pequenas e familiares até grandes corporações podem se conectar com ele.
Importante: caminhar nessa direção não é nenhum bicho de sete cabeças. Incorporar o marketing verde nada mais é do que valorizar no dia a dia o tradicional conceito dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A consequência é ser ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo e culturalmente aceito. Interessante, não?
Um segundo passo é contratar especialistas no assunto, que podem dar orientação e trazer novas soluções sustentáveis. E o terceiro passo é comunicar esse novo posicionamento, da maneira certa, com estratégia e inteligência de mercado.
Por fim, uma dica: se a sua empresa ainda não investe em marketing verde, está mais do que na hora de começar. Se precisar de ajuda, pode nos chamar. O Grupo VG tem soluções completas e sustentáveis para todo tipo de negócio.
Conheça abaixo os diferentes tipos de vegetações e a melhor solução em paisagismo biofílico para cada espaço do varejo
Plantas Naturais – Aqui o destaque é o Jardim Vertical Natural. Esta solução é composta por plantas 100% naturais, ideal para espaços com incidência de luz natural e para negócios que conseguem prever custos com manutenção (sobretudo poda e trocas de mudas), como shoppings centers e fachadas de empreendimentos. A melhor tecnologia para esta modalidade é a Hidropônica, que usa um sistema de mantas no lugar da terra e conta com a rega automatizada.
“Este tipo de jardim ajuda na eficiência térmica da loja, ao regular naturalmente a temperatura ambiente, contribuindo até mesmo para reduzir a conta de luz com ar condicionado”, conta Bruno Watanabe, diretor executivo da Vertical Garden.
Vegetações Preservadas ou Permanentes – elas são ótimas para qualquer espaço interno, e podem ser feitas de materiais nobres, como a seda e o silicone, ou mesmo de plantas naturais, tratadas em um processo de preservação. “Não requerem manutenção ou a incidência de luz natural, e são perfeitas para áreas resfriadas ou que necessitem de um conforto visual e acústico maior, como áreas com pé-direito alto ou grande fluxo de consumidores. Também costumamos utilizar essas vegetações para compor árvores, arranjos e floreiras em grandes redes de varejo, que precisam manter a uniformidade da marca em instalações de alta velocidade e com limpeza fácil”.
Jardim Vertical de Musgo Moss - feito com o musgo escandinavo, uma espécie que nasce em florestas nórdicas, colhida à mão e submetida a um tratamento de conservação bastante específico, este painel é muito interessante para áreas internas que mereçam destaque nos estabelecimentos. Ele pode ser formatado em diversas cores diferentes. “O material é super flexível e maleável e, portanto, pode assumir diferentes formatos, em um painel da recepção do salão de beleza ou da loja, por exemplo, associando a sustentabilidade com logomarca do negócio; ou em peças decorativas emolduradas”, diz Bruno. O Musgo Moss também é eficaz no isolamento acústico e dispensa qualquer tipo de manutenção.
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