top of page

Reconhecimento duplo para projetos em Singapura e Austrália no World Architecture Festival Awards 2023


Rifle Range Nature Park

Durante o World Architecture Festival (WAF) de 2023, o Rifle Range Nature Park e o Lighthouse at Darling Park foram altamente elogiados nas categorias Landscape of the Year e Future Projects: Commercial mixed-use. Os dois projetos da Henning Larsen são celebrados por suas abordagens inovadoras que contribuem para as comunidades locais.


Rifle Range Nature Park

Anteriormente era apenas um local de pedreira abandonado, após a transformação se tornou o Rifle Range Nature Park, um parque de 67 hectares e um destino muito apreciado. Restaurando habitats naturais de floresta e áreas úmidas e, ao mesmo tempo, fornecendo espaços recreativos para a comunidade de Singapura, o parque se tornou um santuário bastante elogiado.


Parque Natural Rifle Range

Localizado perto da Reserva Natural de Bukit Timah, uma das últimas florestas primárias em Singapura, o parque tem como objetivo preservar os ecossistemas de floresta tropical da ilha que estão ameaçados pelo desenvolvimento e atividade humana. O design incorpora criação de habitats, design urbano sensível à água, proteção da fauna e conservação do patrimônio para garantir a sustentabilidade de longo prazo e o florescimento do parque.


Estratégias elaboradas de plantio foram implementadas para melhorar a qualidade do solo, atrair fauna e facilitar a transição para uma floresta primária. O gerenciamento da água desempenhou um papel crucial na revitalização do local e na melhoria da biodiversidade. Riachos foram cuidadosamente restaurados para evitar a erosão e criar um ambiente favorável para a vida aquática.


Elementos de design urbano sensíveis à água, como valetas e jardins de chuva, foram empregados para limpar e utilizar a água da chuva para irrigação natural.

No coração do parque, há uma área úmida de água doce criada a partir da pedreira aterrada, oferecendo condições ideais para o estabelecimento e regeneração de insetos alados ameaçados e aves como o Dwarf Wisp (Fio-d'água Anão) e o Straw-Headed Bulbul (Bulbul-de-cabeça-palha).


Ao incorporar painéis solares para colher energia, o Rifle Range Nature Park alcançou um marco inovador como o primeiro parque natural de energia líquida positiva em Singapura, superando os requisitos anuais projetados de energia operacional do local.


Lighthouse at Darling Park

Um gesto confiante, claro e poético para as pessoas no coração do centro de Sydney, o projeto Lighthouse at Darling Park foi desenvolvido para ser tanto um destino em escala humana quanto um verdadeiro ícone urbano na linha do horizonte - um farol para o porto das pessoas.


Lighthouse at Darling Park

O Lighthouse será um destino moldador da cidade, uma parte integral do tecido urbano, mesclando natureza, recreação, cultura e comércio para criar espaços cativantes que retribuem à cidade e às suas pessoas.


O design combina duas escalas: a escala da cidade, onde a torre se junta ao horizonte, e a escala da vila no solo, onde as pessoas se movem entre o centro financeiro e a beira-mar. A silhueta ininterrupta e iridescente do Lighthouse se destaca entre as torres do CBD de Sydney, decompondo-se em peças em escala mais humana ao atingir o nível do solo, alinhado com restaurantes, cafés e lojas, proporcionando uma atmosfera animada e convidativa para passeios tranquilos e encontros sociais. Essa interação de escalas respeita tanto o tecido urbano histórico de Sydney quanto a comunidade diversificada de pessoas para as quais foi projetado.


Lighthouse at Darling Park

O nível do solo deste desenvolvimento comercial de uso misto, com aproximadamente 89.000 m², compreende cerca de 10.000 m² de espaço verde, a adição mais expansiva de espaço público que o centro de Sydney viu em um século. Pequenos parques pontuam as zonas públicas do pódio, cada um ricamente plantado em referência à paisagem nativa de Nova Gales do Sul.


O Lighthouse at Darling Park é um microcosmo de Sydney em si, concebido para entrelaçar uma atmosfera amigável e local, tornando-se um ponto de encontro para os residentes, um destino para os turistas e um catalisador para a evolução da cidade.




bottom of page