Arquitetura Corporativa: Projeto do novo escritório da Decolar.com traduz tendência do setor

Atualizado: Abr 23

Projeto jovem, descolado e colorido de 3.500m². Curvas nortearam todo o projeto da nova sede da Decolar.com em Alphaville, permitindo conexões fluidas e em sintonia com a agilidade que a empresa trabalha. Muita brasilidade, paisagismo de performance e cores vibrantes fizeram parte do conceito deste projeto.

A arquitetura corporativa trata de projetar áreas de trabalho eficientes e confortáveis com plantas modernas que facilitam a rotina das empresas. Esse tipo de projeto, em geral, traz como premissa o uso de alta tecnologia, preocupação com a manutenção, custos envolvidos em obra e arquitetura biofílica.

Assim, por meio da arquitetura corporativa, é possível transformar qualquer espaço em um ambiente de trabalho agradável atendendo a demanda de cada time da empresa, independentemente do porte do negócio.


Porém em uma arquitetura corporativa eficiente, algumas questões são importantes além da estética, como a ergonomia, a integração entre setores e a geração do "ambiente" corporativo baseado na mensagem e no posicionamento da marca.

Veja as fotos do Projeto da sede da Decolar.com em São Paulo


Projeto: Pitá Arquitetura Construção: Lock Engenharia Paisagismo: Vertical Garden


Arquitetura Corporativa e o Paisagismo Corporativo andam juntos

Projetos como o da nova sede da empresa Decolar. apresentam essa evolução dos espaços na arquitetura corporativa. Foi-se o tempo em que os colaboradores das empresas trabalhavam somente com lugar marcado em mesas, cadeiras, computadores e telefones fixos. A qualidade de vida, a sustentabilidade e a acensão do "home office" trouxeram mudanças significativas no mercado e ambiente de trabalho.

Neste projeto, a Arquitetura Colaborativa traz um ambiente com estilo, leveza, identidade da marca e execução impecável, como são características dos Arquitetos autores do projeto. Os profissionais com certificação LEED, elaboraram os espaços abertos e modulares, iluminados por luz natural, com mobiliário inteligente e sustentável, e eficiência no uso de recursos como água e energia são foram regras.


Implantado pela Vertical Garden os Sky planters trazem a vegetação natural Preservada. Assim, preocupações com regas, gotejamento dos vasos, custos de manutenção do paisagismo e em especial, a mortalidade da vegetação natural, que sofrem em ambientes com muito uso do ar-condicionado, são zero. As plantas preservadas são ótima solução para ambientes corporativos. Veja aqui o maior painel de plantas preservadas do Brasil utilizado na Arquitetura Corporativa da Sede da Nokia em São Paulo.

Em locais apropriados como a floreira abaixo, com boa incidência de iluminação natural e temperaturas adequadas, a vegetação natural é opção certa para um bom projeto de Paisagismo Corporativo.

Em corredores e ambientes de passagem, painéis verdes, de plantas naturais, preservadas ou musgo moss, são soluções criativas e práticas de levar o verde para a Arquitetura Corporativa e valorizar um ambiente de passagem.

Floreiras delimitam espaços, abafam o som, contribuem para saúde das pessoas, reduzem o stress, e quando naturais: contribuem na limpeza do ar.

No projeto o verde recebe uma visão estratégica com diversos tipos de vegetação, desde naturais até plantas de tecido e preservadas que não necessitam de infra estrutura de hidráulica e dreno. Assim, flexibilizando opções de layout.

Arquitetura Corporativa: Do projeto à implantação do Paisagismo

Como mencionamos, na Arquitetura Corporativa o paisagismo deve ser pensado e cuidadosamente planejado na fase de concepção do projeto para estar em sinergia com todas as necessidades da empresa, objetivo do espaço e partido do projeto.


Porém dada a complexidade das demais disciplinas como sistemas construtivos, instalações prediais, telefonia, automação, cabeamento, segurança, etc. junto com o baixo risco e baixo custo que o paisagismo representa em um projeto de arquitetura corporativa, essa disciplina acaba ficando como uma prancha complementar, muitas vezes como um item de composição da ambientação.


Por exemplo, a Vertical Garden tem um departamento especializado que atua somente com o paisagismo corporativo, atendendo os principais escritórios de Engenharia e Arquitetura Corporativa do país em um modelo de parceria desde a concepção do projeto, especificação de especies, fornecimento de matéria prima, implantação até a manutenção (se necessário).


Conta com gerentes de contas específicos para cada cliente e equipe multidisciplinar própria de especialistas: Arquitetos, Designers, Engenheiros Agrônomos, Light Designers, Eletricistas, Paisagistas, Botânicos, Floristas, Químicos, entre outros. Essa sólida estrutura possibilita a absorção de todas os itens de paisagismo corporativo, seja um arranjo de flores até a implantação de jardins verticais em diversos sistemas, telhados verdes, lagos artificiais etc.


Sabemos que dentro da Arquitetura corporativa uma forte politica de Compliance é essencial e levamos isso muito a sério em toda nossa cadeia, por isso não terceirizamos nenhuma parte dos nossos processos, seja na criação ou execução da implantação paisagística em pequeno ou grande porte. Desse modo, asseguramos total controle de qualidade, prazos e custos do projeto de paisagismo corporativo.

Outras Matérias que você vai gostar:

Informov Engenharia + Arquitetura aposta na criatividade e bem estar do Paisagismo Corporativo da Vertical Garden

Sede da Nokia tem maior Painel de Jardim Vertical do Brasil!

Paisagismo de Shopping Center: 5 dicas para não errar na escolha das plantas

Norma de Desempenho 15575: o que é e como afeta os arquitetosPaisagismo Corporativo deixa espaços mais saudáveis e produtivos


#arquiteturacorporativa #paisagismocorporativo #paisagismoparaempresas #paisagismoemescritorios

BRA: +55 (11) 4873 2188

USA: +1 (786) 991-2661  

 BRA: Rua Colégio Pio XII, 10    – Morumbi – CEP 05657-140 

USA: 323 Sunny Isles BLVD, #708 Sunny Isles Beach, FL- 33160

Vertical Garden. CNPJ: 15.494.532/0001-08
Politicas da loja

  • Google ícone social Places
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Google+ ícone social
  • Facebook Social Icon