Ciclo Circadiano e sua importância na Arquitetura do bem-estar

O corpo humano é uma máquina incrível que tem uma inteligência simplesmente impressionante. O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, é uma prova viva dessa inteligência. Em linhas gerais, o ciclo circadiano é uma espécie de relógio interno presente em todos nós que coordena os períodos de sono e vigília.

Das 24 horas do dia, geralmente um indivíduo passa cerca de 8 horas dormindo, e fica acordado em outras 16 horas. E, assim, o funcionamento do corpo muda conforme esses ciclos. Enquanto está acordado, ou seja, durante as horas de vigília, o corpo trabalha para manter as funções mentais e físicas mais ativas.




Já durante o sono, o corpo entra em outro estágio, bem diferente. As atividades musculares voluntárias praticamente desaparecem e há uma diminuição importante na taxa metabólica, pressão arterial, respiração e batimentos cardíacos. Afinal, é a hora de descanso.


Benefícios de manter o sono em dia


Embora haja uma diferença grande entre esses dois períodos, há uma ligação importante entre eles. Um ciclo afeta o outro, principalmente o noturno em relação ao diurno. Isso porque o sono define a nossa condição do dia. Com o descanso à noite garantido, o corpo reage muito bem durante o dia, tem muito mais disposição.


Além disso, um sono restaurador melhora a capacidade de aprendizado, habilidades, concentração, memória, resistência, enfim, garante muito mais saúde e plenitude ao corpo. Por outro lado, quando não é respeitado, pode trazer problemas diversos, como estresse, irritabilidade excessiva, baixa capacidade criativa e ansiedade elevada. Também pode causar distúrbios no próprio sono, trazendo tanto sonolência excessiva quanto insônia.


O sono ainda afeta nosso estado de espírito. Inclusive, a interrupção crônica do descanso tem se mostrado um gatilho relevante para a depressão, uma doença grave e que tem acometido milhares de pessoas ao redor do mundo.


Os ciclos circadianos e a arquitetura


Muita gente nem percebe o efeito desse desequilíbrio no bem-estar físico, emocional e mental. O site www.chronobiology.com, que trata sobre Cronobiologia, ciência que estuda o ciclo dia-noite que afeta o organismo humano quando a terra gira, relata um exemplo: uma iluminação bem projetada pode ajudar os funcionários de uma empresa a se sentirem mais despertos e alertas, enquanto a errada pode atrapalhar seu ritmo circadiano, perturbando-os. Traduzindo: existe forte ligação entre ter boa saúde e espaços em que as pessoas vivem parte dos seus dias.


Seja em uma construção ou reforma, os olhares de profissionais de arquitetura e decoração também estão voltados para edificações que colocam as pessoas no centro das atenções. E o cuidado para o bom funcionamento dos ciclos circadianos, sobretudo nos ambientes corporativos, é uma realidade, um caminho sem volta.

Uma das maneiras de prevenir distúrbios relacionados aos ciclos circadianos está na prevenção, e atenção a detalhes. Além de trabalhar pela conscientização de uma alimentação balanceada, sempre respeitando horários específicos para as refeições, um ponto essencial está na iluminação.


A iluminação e o ciclo circadiano


A influência da iluminação no chamado sistema circadiano humano (ritmos diários de 24h) e suas relações com os processos de saúde e doença têm sido um dos principais tópicos de discussão no contexto de pesquisa nacional e internacional. No caso dos seres humanos, esses processos são sustentados pelo citado sistema circadiano: o “relógio biológico” que direciona nosso organismo com base em fatores como variação da luz - o chamado ciclo claro e escuro. Ele regula o funcionamento do organismo e é responsável pela adaptação do ser humano aos estímulos do meio em que vive.


No artigo Iluminação para a saúde e o bem-estar: benefícios do ritmo circadiano, publicado no último 10 de abril, Adeleh Nejati, pesquisadora e planejadora de saúde do escritório HMC Arquithects, em San Jose, EUA, explica que os ritmos circadianos são controlados pelo núcleo supraquiasmático (NCS) – pequena região na frente do cérebro localizada logo acima dos nervos ópticos, que funciona como um despertador para o corpo – e pela glândula pineal. “Porém os fatores ambientais têm grande impacto sobre eles. Interrupções nos ritmos circadianos normais podem levar a sérios problemas, como distúrbios do sono, obesidade, diabetes, depressão, doenças cardiovasculares e câncer.”

Outro estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que, quando os colaboradores não tinham acesso à luz natural e, também, não conseguiam sequer olhar pela janela, o humor dessas pessoas eram afetados de forma negativa. O estudo revelou que para melhorar esse humor, bastava uma breve olhada para o lado de fora. Os trabalhadores também afirmaram que dormiam melhor à noite quando a área do escritório tinha iluminação indireta e com cores mais quentes.


Reprodução dos diferentes dos da iluminação durante o dia

Em escritórios e áreas que exigem atenção, como hospitais por exemplo, lâmpadas brancas são consideradas as ideais, uma vez que enviam um sinal de alerta para o corpo e de certa forma “imitam” a luz do Sol ao meio-dia, horário em o hormônio cortisol, que age para aumentar a vigília, está em seu ápice no nosso organismo.


Benefícios de manter o sono em dia


Embora haja uma diferença grande entre esses dois períodos, há uma ligação importante entre eles. Um ciclo afeta o outro, principalmente o noturno em relação ao diurno. Isso porque o sono define a nossa condição do dia. Com o descanso à noite garantido, o corpo reage muito bem durante o dia, tem muito mais disposição.


Tomar café à noite pode fazer um "reset" em nosso ritmo circadiano

Além disso, um sono restaurador melhora a capacidade de aprendizado, habilidades, concentração, memória, resistência, enfim, garante muito mais saúde e plenitude ao corpo. Por outro lado, quando não é respeitado, pode trazer problemas diversos, como estresse, irritabilidade excessiva, baixa capacidade criativa e ansiedade elevada. Também pode causar distúrbios no próprio sono, trazendo tanto sonolência excessiva quanto insônia.

O sono ainda afeta nosso estado de espírito. Inclusive, a interrupção crônica do descanso tem se mostrado um gatilho relevante para a depressão, uma doença grave e que tem acometido milhares de pessoas ao redor do mundo.



Compromisso com as pessoas e as certificações Well e Fitwell


Os temas bem-estar e qualidade de vida estão no topo de prioridade de empresas modernas e realmente conectadas com as pessoas. Hoje, é consenso que um ambiente saudável e bem cuidado gera grandes benefícios a pessoas e, também, a corporações.

Não é à toa que as empresas estão dedicando tempo e recursos para cuidar de seus profissionais. Por exemplo, tem sido comum ações de promoção de saúde, como massagens, práticas de yoga, meditação, pilates, entre outras atividades.



Pessoas como foco no projeto

Aqui, vale destacar também os esforços que as empresas têm demonstrado para propiciar um espaço de convivência harmonioso. A busca pelas certificações Well e Fitwell, que colocam as construções a serviço do bem-estar dos seres humano, tem sido crescente no meio corporativo. E um forte indicativo do compromisso real das empresas com as pessoas.

Até porque, como já foi comprovado, trabalhadores felizes e saudáveis apresentam índices de produtividade mais elevados. Ou seja, é bom para todo mundo.


Dicas para cuidar do seu ritmo circadiano


A primeira dica é criar uma rotina para o sono. Estabelecer um horário para dormir (no máximo 22h) e para acordar ajuda o organismo a entender o período de descanso. Atenção aos finais de semana, quando a tendência é ficar mais tempo na cama. Quebrar essa rotina pode atrapalhar o ciclo nos dias seguintes.

A segunda dica é fazer atividades físicas regularmente, de preferência no período da manhã. Uma caminhada matutina, sob a luz solar, pode ser uma excelente pedida. É uma maneira de colocar o corpo em ação e dizer ao cérebro que o dia está começando.


A terceira dica é limitar o uso de eletrônicos à noite. Isso porque luzes brilhantes horas antes de dormir tem a capacidade de prejudicar o relógio biológico. O cérebro pode ficar confuso, achando que ainda é dia. Assim, evite telefones, tablets ou notebooks pelo menos por duas horas antes de dormir. Aliás, para diminuir os estímulos que a iluminação pode causar no seu ciclo-circadiano, basta ativar o sistema de "Modo Noturno" do seu celular.


A quarta e última dica é manter uma alimentação saudável sem se esquecer dos exercícios. Sabe-se que incluir hábitos saudáveis pode mudar qualidade do seu sono. E para melhor. Além disso, uma dieta saudável e equilibrada ajuda na imunidade do corpo, e o exercício físico tem se mostrado um poderoso aliado no enfrentamento do estresse.


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